Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 11:37 am Assunto: CAMBUÍ - HOKIDACHI - SUGESTÕES? |
|
|
Este cambuí eu adquiri da turma do Romangnole no evento BONSAI 2007 do dom Mário.
A copa era um tanto "topiada", mas o tronco bonito e a grande possibilidade de encaminhamento a um hokidachi me chamaram a atenção na planta .
Em junho de 2007, depois de uma reduzida considerável no tamanho da copa em forma de bolinha a planta respondeu, quase que imediatamente, com vigorosa brotação, ficando assim:
[img]http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=3E305DE206EF4BE2ACD96B81CFB21219&alid=201041&pid=4981875&size=3[/img]
Ontem, durante reunião co Brasília Bonsai Clube ouvi com atenção as dicas e opiniões dos companheiros e dei andamento aos trabalhos buscando o estilo em questão.
Eis o resultado:
A dúvida agora é quanto à escolha do vaso. O amigo nickyfury sugeriu um vaso redondo, de altura mediana e cor de terra.
Alguém concorda? Discorda? Tem idéias?
E quanto à planta? Críticas? Sugestões?
abraços _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 12:08 pm Assunto: |
|
|
Cara,
tem que ficar com esse grande sorriso mesmo... essa árvore é só felicidade
Pra mim seria um vaso ovalado, na cor sugerida. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 1:19 pm Assunto: |
|
|
Mais ou menos assim?
Pergunto: cambuí aceitaria um vaso baixinho assim, ou exige um mais profundo? Alguém tem informação?
abraços _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 4:58 pm Assunto: |
|
|
Newbe,
um vaso assim, porém um pouco menor... da mesma altura da planta
Não tenho a espécie, mas já trabalhei. Pode plantar num vaso raso sim... é nativa!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 12:50 am Assunto: Atualizando ... |
|
|
Senhores,
Tendo em vista os links das fotos estarem "quebrados", bem como a realização de intervenções na planta, estou atualizando o tópico.
A planta na chegada, em junho de 2007.
Intervenções com apoio dos amigos do BBC, em 09/02/2008.
Simulação feita seguindo as dicas dos amigos.
Ocorre que infelizmente não achei o vaso como desejado DE MANEIRA ALGUMA. Pense numa dificuldade!
Por fim, adquiri esse belo IZUMI com o amigo Paulo Ventura e coloquei a mão na massa. Hora dessas consigo um vaso mais adequado e faço a troca.
Em 03/01/2009, pronta pro replantio. Note no tamanho do torrão x tamanho do vaso.
Em 29/03/2009, recuperada. Caixinha de fósforos ao lado para dar noção do tamanho
Críticas e sugestões, como sempre, são muito bem vindas.
Abraços! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 11:12 am Assunto: |
|
|
Beleza, Newbe!
Tem todas as cacterísticas de um belo Hokidachi.
Também ganhei uma do meu amigo Marcos (dono da loja O Bonsai), cerca de 2 anos atrás. Ainda está no vaso de treinamento. Tem esse porte. Na primavera acho que já poderei postar aqui no fórum.
Visto a beleza da tua, não posso passar vergonha..............rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 11:45 am Assunto: |
|
|
Eu, particularmente, e repito, particularmente, acho a copa muito densa, se fosse minha escolheria alguns galhos no interior para cortar e fazer o ralheio. Não gosto muito de vasos com desenhos, eles distraem a visão do que deveria ser o foco (a árvore), pense na possibilidade de plantar em um vaso liso, como o da projeção. |
|
|
 |
rogeriosaba
Registrado: 03/04/09 Idade: 43 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 1:09 pm Assunto: |
|
|
Muito Boa sua planta .... e esse vaso do Izumi ficou muito bom ... quanto a raliar a copa vai do gosto de cada um ... eu deixaria um pouco menos densa ... ou tentaria dividir esse hokidachi em platos.
Abraço. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Obrigado pelas congratulações. Fiquei curioso pra conhecer esse seu presentinho rsrsrs
Fiquei pensando se essa história de passar vergonha não é modéstia de sua parte! kkkkkk
Vou aguardar!
Abraço!
Arzivenko,
Muito interessante essa sua opinião sobre a densidade da copa. Vou refletir a respeito.
O procedimento talvez não seja de todo simples visto que a retirada de um galhinho interno fez um "buraco" (do lado de trás, não sai na foto) na estrutura que estou demorando a contornar.
Quanto aos vasos com desenhos, é mesmo uma questão de opinião. Não gosto deles com plantas floríferas ou frutíferas. Acho que tanto detalhe a observar causa uma "confusão visual" na planta.
Como disse, tive muitas dificuldades em conseguir um vaso como o da projeção que fiz. Ainda assim, não descarto a possibilidade de colocar a planta em um deles logo que conseguir. Agora tenho o facilitador de já ter passado pela fase de diminuição tão drástica da quantidade de raízes.
Obrigado por suas palavras!
Rogerio,
Dividir a copa?
Daí não deixaria de ser um hokidachi?
Não sei se entendi bem.
Abraços! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
rogeriosaba
Registrado: 03/04/09 Idade: 43 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 3:32 pm Assunto: |
|
|
Sou muito ruim em mexer com fotos ... mas só para expor a idéia. Esqueça essa simetria do meu desenho... só fiz ele para expor o que eu queria dizer com platos
Vi um Cambui assim em uma exposição que ganhou como planta eleita pelos bonsaistas.
Quanto ao vaso que voce procura:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11332
Estão com uma otima queima.
E pessoalmente são bem mais bonitos.
Abraço. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Maio 16, 2009 10:20 am Assunto: HUM |
|
|
AS VZS A COPA MUITO DENSA ASSIM IMPEDE A ENTRADA DE SOL NA PARTE CENTRAL DA PLANTA AMARELANDO ALGUMAS FOLHAS.PODERIA TIRAR ALGUNS GALHOS SEM MECHER MUITO,,APENAS PRA DAR UMA PASSAGEM DE LUZ SOLAR,,ASSIM ELA VAI RALEAR A COPA SEM PERDER O ESTILO OU QUALIDADE,,,EM RELAÇÃO AO VASO,,,ACHEI MUITO LINDO,E UMA PLANTA COMO A SUA JAMAIS VAI PERDER ATENÇÃO PRA UM VASO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 16, 2009 6:45 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Quanto tempo hein Newbe!!!!!!!!!!
Saudades de você.
Gosto muito de cambui, possuo 2 exemplares, um é no estilo hokidachi e o outro estou preparando patamares.
O seu eu amei !!!!!!
Quanto ao vaso....a planta ficou bem mais bonita no vaso do Izumi.
Não gosto muito de vasos desenhados mas...........do Mestre Izumi....vale a pena.
Parabéns e que nos encontremos aki de quando em vez. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 11:11 pm Assunto: |
|
|
Rogerio,
Agora compreendi bem o que quis dizer.
A sugestão está anotada. Agradeço suas palavras!
Excelente dica, essa dos vasos. Muito bom!
Rogério dias,
A ausência da luz solar comentada por você faria amarelar as folhas internas, as quais não existem no estilo implantado.
Ainda assim, vale muito a sua observação, pois além do exposto, a exposição solar de áreas até então "não penetradas" favorece em muito o surgimento de novas brotações em nossas plantas.
Obrigado pelos elogios!
Concorrer em destaque e beleza para um vaso izumi não é fácil não rsrsrs.
Ângela!!
Muito tempo mesmo ... Tentando reaparecer devagarzinho.
Obrigado pelos elogios à minha planta.
Lembro que vocês aí do papagoiaba tinham um em estilo moyogi bem interessante!
Estou tentando retomar as atividades aqui no fórum. Creio que nos esbarraremos amis vezes
Grande abraço! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
|