Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dudutsrj

|
Enviada: Dom Maio 17, 2009 8:26 pm Assunto: Meu pinheiro negro duvidas e sugestões. |
|
|
Amigos,
já postei este meu pinheiro antes aqui e me aconselharam a deixar pra mexer nele somente no inverno. Estava aguardando o inverno de verdade chegar aqui no RJ, mas percebi ontem a noite que estava saindo umas formiguinhas debaixo do vaso (um desses vasos plásticos grossos pretos), hoje pela manhã fui ver direito, quando puxei o um pouco da parte rasgada do vaso fiquei doido, não eram formigas e sim cupim !
Resultado quase a metade das raízes ficaram comprometidas, não por terem sido comidas, mas por estarem infestadas de ovos e cupins.
A solução que fiz de imediato foi tirar os cupins e transplantar para um escorredor, coisa que eu só faria no inverno.
Minha duvida é a seguinte, fiz certo em trocar o vaso plástico pelo escorredor?
e quanto ao corte das raízes, foram retiradas mas do que a metade, isso pode comprometer a arvore?
Eu o plantei num substrato que eu tinha aki de 50% terra preta e 50% areia.
E se ele sair dessa alguém teria alguma sugestão para estilizar ele?
Desculpe as "trocentas fotos" mas gostaria muito da opinião de vocês.
[/img] |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Dom Maio 17, 2009 10:32 pm Assunto: |
|
|
fala dudu,
nao sou tao conhecedor como a maioria dos caras do forum mas vou dar um piteco ai nessa sua planta.
eu percebi que sua planta tem um volume da metade da árvore pra cima que está destoando dos galhos baixos.. se fosse minha, eu controlaria isso de modo que a planta fique no formato triangular...
abraço _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 8:30 am Assunto: |
|
|
Triangular ?
você quer dizer podando os primeiros galhos de baixo e acertando os de cima.
mas você não acha que ficaria muita parte sem galhos.
Eu inicialmente pensei em cortar toda a parte acima dos primeiros galhos, ficaria com 4 galhos pequenos e finos. Mas aí não sei como continuar para dar um estilo definido nestes 4 galhinhos. |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 11:46 am Assunto: |
|
|
gostei legal!
fiz estas projeções .
[URL=http://img34.imageshack.us/my.php?image=pinheironegro8projeto.jpg [/URL]
 |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Sex Maio 22, 2009 7:04 am Assunto: |
|
|
Aloprei geral!!!!!!
numa noite de nada pra fazer na net vi umas fotos de PN e me empolguei.
resolvi fazer uma loucura, espero que de certo.
essas curvas não são definitivas, na verdade fiz uma torção de tronco na parte superior e tracionei, para quando tirar essa tração, aproveitar o retorno natural do tronco ao apice para continuar o trabalho.
espero no final conseguir algo proximo disso, claro com muito tempo de trabalho.
 |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Maio 25, 2009 11:20 pm Assunto: |
|
|
Tem um probleminha!
Te um paralelismo dos galhos inferiores que me incomoda um pouco!
Aqueles 3 galhos saindo de alturas semelhantes!
Pq vc não dobra o tronco desde baixo? Use aqueles primeiros galhos, assim como vc fez não ficou natural, um tronco bem reto que depois se deita.
Vc tem um galho crescendo reto pra baixo, pouco natural tambem.
Eu ja vi alguns trabalhos em pinheiros negros em umas revistas, dá pra dobrar bastante o tronco, usando rafia ou uma camare de pneu de bike pra proteger o tronco!
O pessoal mais experiente vai te dar dicas melhores, mas eu ia mudar a planta!! |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 2:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus,
Esse foi o inicio de uma viagem da minha cabeça, eu ainda não iniciei a parte de poda desses e de outros galhos porque estou esperando um sinal de recuperação da torção que eu fiz. Na verdade daqui a um tempo eu vou desfazer essa tração e voltar um pouco a parte torcida para a vertical, com isso o galho não
torcido que esta virado para baixo vai ficar vertical de novo.
Com isso eu terei um Y sendo que um lado dele será todo torcido e o outro inteiro.
Q VIAGEM !!!!!
Eu vou postando aki os resultados, se não der certo eu corto logo após a primeira parte de galhos e deixo ele bem compacto. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 11:18 pm Assunto: |
|
|
Bacana. Eu tenho 2 mudas de PN e não sei trabalhar direito com elas. Estou postando elas aqui tambem!
Vou aprender com seus acertos (ou erros) uhuihui!
abraço e boa sorte! |
|
|
 |
|