FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera Ajuda Urgente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 4:30 pm    Assunto: Primavera Ajuda Urgente Responder com citação

Boa tarde amigos,

Estou precisando de uma grande ajuda mesmo, vou explicar.
Fui pra Minas e na casa de uma tia, tinha esta primavera que ela estava pensando em jogar fora, é uma arvore que foi plantada a muito tempo e esta em um vaso de mais ou menos uns 30cm de profundidade e uns 30 de diâmetro e ela estava junto com outra planta, ela ja estava com esta aparência, deve estar plantada neste vaso a pelo menos uns 10 anos e ela tem uns 40 a 50 cm de altura. isto faz 2 semanas, como ela ia jogar fora eu não tive tempo pra fazer nada rsss ainda mais por ser iniciante, pedi pra ela arrancar a Primavera, ela arrancou mas acabou cortando eu acho um pouco demais a raiz, ai eu molhei bem a raiz, amarrei um saco plástico e chegando em sampa plantei ela nesta vaso ai que vcs estnao vendo era o único que eu tinha em mãos, como Substrato eu usei o seguinte: Terra adubada mais ou menos uns 85% pedrisco no fundo e uns 15% de laterita fazendo camadas uma camada de terra a raiz em cima depois laterita mais terra mais laterita e mais terra, eu não tenho estufa e deixei ela pra fora de casa encima de uma mureta ela ta mais ou menos protegida do sol e da chuva mas acaba recebendo vento. Me parece olhando pra ela ontem que ela esta secando mesmo, os galhos parecem estar secos sabe, minha mulher ate me perguntou se ela esta morrendo.
Eu queria muito uma ajuda com Primavera.
Queria saber época para poda?
Época para desfolha?
Época para transplante?
Ponho ela na mamadeira ou mudo de vaso ou deixo ai mesmo?
Quanto e que tipo de adubo usar para ela?
Qual o melhor substrato para ela?
E tb algum Lay Out bacana?
O que eu poderia fazer com ela?
Acho que ela é bonita mas precisa ser definido o que fazer e cuidar dela para que tenha bastante folhas e flores.
Me ajudem por favor mesmo, eu não quero perder esta flor.
Muito obrigado
Ale

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

Fotos de detalhes.
Neste final de semana tirarei mais fotos:

Foto 1:

Foto 2:
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

Não pense em podas, estilos, desfolha, transplante... nada disso

A única coisa a fazer no momento é tentar manter a planta viva... Tente evitar que ela tome muito vento, o vento faz com que o subatrato resseque rápido, não deixe ela tomar sol diretamente, deixe ela assim por um mês...

O ideal, era vc ter plantado ela em um vaso mais profundo para que ela tenha espaço para se recuperar, mas acho que é melhor vc manter ela nesse vaso mesmo por enquanto, até ela se recuperar... mas isso não é regra, de repente alguém tem uma idéia diferente disso...

Não deixe faltar água e não pense em adubação, agora seria prejudicial a ela...

Vamos torcer para que ela sobreviva ao transplante...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Andrei
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre, Scando ao meu ver ela não esta, esta primeira foto da sequencia de duas mostra que esta ocorrendo nova brotação, a regra
gera é que quando se faz uma poda grande nas raizes, se faz uma poda proporcional na copa, isto para que a planta duminua as necessidades de
seiva e ela possa se recuperar bem.

A primavera é uma planta super resistente a podas de raizes e copa por isso creio que sua planta vai se recuperar bem, mas tome cuidado com o
excesso de agua.

Parabéns pelo "salvamento" e pelo material conseguido,

Abraço, Andrei Brum.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 16, 2009 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Ola Alexandre.. O Ezequiel e o Andrei tem razão .. Deixe ela quieta , protegida do vento , a meia sombra... Tb acho que vai se recuperar... e quando estiver bem vigorosa vc troca o vaso por uma bacia ... mais larga e funda para as raizes se desenvolverem .... e o substrato por outro mais drenoso .. com menos nutrientes, quem sabe um escorredor ... Normalmente no inicio do inverno as primaveras perdem folhas .. e produzem as influorecencias ... para depois rebrotarem com força ... fique tranquilo .. mesmo que perder alguns galhos .. outros virão ... e vc vai poder conduzi-los desde o nascimento ... dando assim o estilo que vc desejar ... Os 3 maiores segredos desta arte são : PACIENCIA .. PACIENCIA .. e por ultimo .. PACIENCIA . Enquanto aguarda o final do inverno vá estudando no forum .. visites o maximo de topicos que puder ... em cada um deles aprenderá alguma dica valiosa ... e verá muitas plantas iguais a sua .. Boa sorte ..e .. SEJA SEMPRE FELIZ.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Seg Maio 18, 2009 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos, mas gostaria de mais opniões rssss.
Abraço
Ale
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 18, 2009 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre, os colegas foram perfeitos em suas opiniões.
Daqui uns 4 meses, com ela bem recuperada, retire os galhos grossos. Dos galhos finos que ficarem, selecionar os que farão o estilo da planta, então aramando-os e moldando-os.
Fatalmente, na ocasião ela deverá ser replantada inclinada, para tirar essa retidão do tronco que só é possível nos estilos Hokidachi(vassoura) ou Chokkan (Ereto formal).
Pode-se pensar também num alporque, tirando fora esse tronco reto.
Mas, agora, deixe quieto.....rsrsrsrs!!!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: