FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira em vaso fundo e com tronco duplo..
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Douglas Sartore

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 5:12 pm    Assunto: Jabuticabeira em vaso fundo e com tronco duplo.. Responder com citação

Olá a todos!
Bom, eu ganhei um bonsai (malsai?) de jabuticabeira, porém, ele veio num vaso redondo, e ao meu ver, muito fundo. Além do mais, ele veio com tronco duplo e entrelaçado.. as folhas estão verdinhas e bonitas, ao meu ver estão ok.
Mas acontece que eu não aprecio muito o tronco dessa forma. Então eu gostaria de saber se existe a possibilidade de cortar um dos troncos fora, já que um está mais fino do que o outro, ou ainda, retirar um tronco inteiro que provavelmente me renderia outra muda.
Gostaria de saber também se é necessário trocar o vaso em que ele se encontra, ou se eu preciso tomar qualquer outra precaução.
Aqui vão fotos dele para vcs analisarem:

http://img6.imageshack.us/img6/3601/hpim1522c.jpg

http://img17.imageshack.us/img17/7376/hpim1524o.jpg

Grato desde já,
Dpu~
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2009 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

ola
Se pretende fazer outra muda faça no final do inverno quando a planta emitir brotações apenas a desenrrole deste tronco e as puxe o vaso fundo não é preucupação pois assim a planta tem desenvolvimento maior nem passe para o escorredor somente quando as separalas assim fica mais facil.
Douglas Sartore

MensagemEnviada: Dom Maio 17, 2009 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, obrigado pela resposta.
Como você me aconselha tirar o outro tronco? Melhor tirar o torrão inteiro do vaso e soltar as raízes? Ou o que?

Aguardo resposta,

Dpu~
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 19, 2009 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas,
quando for fazer a separação das 2 mudas no início da primavera, deixe o vaso mergulhado em água por meia hora. Assim será mais fácil desembaraçar as raízes e separar este torrão mais compacto...
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Douglas Sartore

MensagemEnviada: Ter Maio 19, 2009 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta..

Hoje eu tirei o torrão inteiro do vaso e me parece que as raízes já tomaram conta de todo o substrato, é preocupante?
E também tinha um tipo de pó branco embaixo de toda a terra, pode ser alguma coisa nociva? Mais tarde eu posto fotos se necessário..

Aguardo resposta,

Dpu~
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 23, 2009 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

ola, não é preocupante as raizes terem ocupado todo vaso isso significa que a sua planta esta tendo um bom dezenvolvimento é importante vc a colocar num escorredor+mamadeira e se não culber espere a primavera e pode a raiz para caber.

não mecha na planta até resolvermos o problema do pó branco que provavelmentre é fungos a causa deles ( se for fungo) é rega exagerada muito acumulo de água por isso que se recomenda deichar o substrato secar entre as regas poste fotos do tal pó branco para podermos avaliar melhor tome mais cuidado com as regas e não se esqueça da adubação.

boa sorte.
Douglas Sartore

MensagemEnviada: Seg Maio 25, 2009 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado novamente pela resposta..
Obs: Ainda não a estou adubando pois esperava chegar a primavera, é melhor começar agora? Vi num site que é melhor esperar passar o mês de agosto para adubar ..

Bom tirei umas fotos da planta e vou postá-las aqui, uma das raízes e outra do "pó branco", aqui vão:

Aguardo resposta,
Dpu~
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 26, 2009 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Esses fungos podem ser os fungos benéficos para as raízes, são chamados micorrízicos.

No momento em que você trocar de substrato sempre misture um pouco do substrato antigo (cerca de 10%) com o susbtrato novo, justamente para adaptar mais rapidamente a flora em que a planta estava acostumada.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Douglas Sartore

MensagemEnviada: Qua Maio 27, 2009 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta..
então não devo tomar nenhuma atitude por agora? Há um jeito de saber se esses fungos são benéficos ou não?
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 28, 2009 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas,

Eu não sei quase nada sobre esses fungos. Tudo que sei li aqui ou procurando na internet. Ele formam uma associação com a planta. Podem formar cogumelos na superfície do substrato. São considerados biofertilizantes. Tem até para vender.

Texto retirado da internet:
"Associações mutualistas com as plantas: potencializam a absorção de minerais. Ocorrem na maioria das plantas vasculares. Os fungos proporcionam um incremento na absorção de água e elementos essenciais, especialmente fósforo e também protegem as raízes contra o ataque de outros fungos patogênicos ou de nematóides. Em troca, recebem carboidratos e vitaminas.

Acredita-se que as micorrizas muito colaboraram para o desenvolvimento das plantas vasculares, ao longo da evolução, especialmente para a conquista do ambiente terrestre, devido à existência de solos ainda muito pobres em épocas remotas. Tal inferência é possível, quando observamos plantas atuais, que vivem sobre solos pobres, como áreas de mineração: as plantas com micorrizas possuem maiores chances de sobrevivência. Atualmente acredita-se que os primeiros a conquistarem o ambiente terrestre devem ter sido, na verdade, uma associação, como algo comparado aos líquens.

Há dois tipos básicos: as endomicorrizas, que penetram nas células da raiz e as ectomicorrizas, que as circundam.

Endomicorrizas: representam o maior número (ca. 80%). Os fungos participantes da simbiose são zigomicetos (ca. De 200 espécies da ordem Glomales).

Ectomicorrizas: em certos grupos de arbustos e árvores de zonas temperadas, como os carvalhos, os salgueiros e os pinheiros. Os fungos participantes desse tipo de micorriza são basidiomicetos e alguns ascomicetos."

Na sua foto não dá para ver direito, mas parece sim que são os fungos micorrízicos, benéficos a planta. Aí vai umas fotos da net:

abraço e espero te ajudado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2009 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

ola, em toda duvida é bom retiralo pois esta em pequena quantidade retireo com um jato forte de água de preferencia sem sair a terra da planta. Fasa sim uma só adubação agora para preparar a planta para o inverno e depois só na primavera. tenha cuidado na separação deiche um pouco de terra em cada planta e preferenci ni comeso dela nas raizes principais não troque tudo de uma vez só hehehe. Por inquanto é bastante sol pois a jabuticabera gosta muito de sol e esperar o inicio da primavera sem duvidas sua planta vais perder algumas folhas como todas isso é normal não se preocupe a não ser que caia em longa escala.

boa sorte...
Douglas Sartore

MensagemEnviada: Sex Jun 05, 2009 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas respostas..
Quanto aos fungos, não sei se são benéficos ou maléficos, pois parece que não estão proliferando de modo algum.. e nem afetando a planta. Então acho que vou retirá-los, por via das dúvidas.
E gostaria de saber também qual o tipo de adubo que eu posso usar para "preparar a planta para o inverno", quais as proporções?

Grato desde já,

Dpu~
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2009 9:36 am    Assunto: Responder com citação

ola amigo se vc achar adubos com micronutrtientes é melhor mais se não achar compre um adubo rico em fosforo para almentar a frutificação (isso se ela ja produs frutos) na proporção de N.P.K 4-14-4 ou algo parecido.

boa sorte...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2009 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Douglas!

Alguns comentários:

1. Pela foto dá pra ver que as raízes não preencheram todo o vaso.
2. Assim, não faça nenhum transplante agora. Transplantar Jabu nessa época é suicídio.
3. Jabu gosta de muita água. Muita mesmo.
4. Não adube agora. Ela está saudável.
5. Com certeza não está produzindo, pela tamanho que ela tem
6. Em vaso de bonsai ela tem um crescimento muito lento
7. Produção, não antes de uns 5 anos.
8. Quando fizer, não faça transplante, poda de raiz e poda aérea ao mesmo tempo. Ela não aguenta.

acho que isso, pelo que me lembro.

um abraço e boa sorte.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: