|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jul 12, 2008 2:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Basicamente, o aproveitamento de matéria descartada quando do reenvase de qualquer planta irá implicar, necessariamente, em se o composto está ou não contaminado por microorganismos e bactérias nocivos às raízes das plantas.
Isto posto, eu tenho utilizado parte do material, em composição 50%, com material novo, no envase de mudas obtidas por estaquia e alporque, sem prejuízo nenhum.
Entretanto, se for um primeiro envase, ou sendo o reenvase de um bonsai, creio que o melhor e mais adequado é usar material novo, sem adição ou acrescimento de material anteriormente usado. Não só por que isso contribui para um melhor controle das raízes da planta, mas tambem por descartar agentes nocivos às raízes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Jul 12, 2008 3:47 pm Assunto: |
|
|
darkaso,
obrigado por avisar a respeito dautilização correta da dormolita, mas vc poderia falar quando se aplica esse controlede PH e como se faz?
e já acertei o nome do filosofo!!!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
sanchesjf

|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 9:47 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá!
Apenas bicando o assunto, eu costumo re-utilizar o substrato em árvores mais jovens, porém trocando de espécie e esterelizando acima de 200 graus primeiro. Além disso misturo no máximo 60% do re-utilizado à substrato novo com 5% do total de carvão ou Perlita expandida (pra quem tiver facilidade) na mesma granulometria com objetivos sanitários.
Abraços do San! _________________ www.bonsaisan.com.br |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 11:31 pm Assunto: |
|
|
Oi amigos,
Eu também reaproveito. Vou guardando em um canto, depois dou uma peneirada boa, pois aparecem pedaços de raiz. Passo ela por uma peneira fina e depois na de canjiquinha, separo o peneirado e o resto jogo fora.
Lúcio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|