|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 7:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira, que tal apimentarmos um pouco mais essa antiga discussão, e acrescentar outra variante? Em Mauí, uma variedade filipina, temos a Carmona retusa:
http://www.hear.org/starr/plants/images/species/?q=carmona+retusa
Onde informam que essa variedade é nativa, conforme se pode constatar pelo site acima e pela foto abaixo:
detalhe da folha, fruto e flor, sendo que esta última é quem caracteriza e nomeia a familia a que pertence, Boragináceas:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 10:47 pm Assunto: Carmonas |
|
|
Nicky
Tens toda a razão, estamos ainda distantes de conhecer todas as "Carmonas": algum tempo depois de minha mensagem anterior, encontrei um site de botânica (não lembro o endereço) que cita várias outras espécies do mesmo gênero Ehretia da família Boraginaceae. Nem sempre as folhas são parecidas, mas as flores sim, comprovando o parentesco.
O que sei por certo é que tenho 3 tipos diferentes de Carmona, quer sejam variedades ou espécies!
Tenho uma curiosidade: procurei na Net informções sobre o "Fukien Tea", mas nada encontrei sobre o uso de Carmonas para fazer Chá. Alguém tem conhecimento deste uso? _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 11:18 pm Assunto: |
|
|
Que show de fotos eihn???
Abraços, Andrei Brum. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 8:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira, acredito que a denominação Tea, apesar de em ingles significar chá, não quer dizer necessariamente que se trata de uma planta que seja usada para fazer a infusão e ser ingerida, mas apenas uma espécie que guarda certa similaridade com outra, usada mais especificamente com essa finalidade.
O nome FUKIEN faz referencia a uma província, existente no extremo sul/sudeste chines, onde foi descoberto um templo famoso: o templo shao lin de Fukien. Essa região é tambem famosa por sua variedade gastronomica:
"A China é um grande país e é, portanto, nenhuma surpresa que há muitas variações regionais na cozinha chinesa. Cozinha chinesa são geralmente repartidos em cinco estilos de cozinhas regionais: Pequim e do norte, o rio Yangtze e ao leste, no oeste Szechuan, Fukien e do litoral sul, e de Cantão e do sul."
Naquela região, tambem nominada Fujian, há uma variedade de chá branco, considerada tesouro nacional. Raro, caro e disponível apenas em pequenas quantidades, estes foram chás imperiais tesouros da dinastia Song, através do Grande Imperador Qing (1644-1912 dC), e, por vezes, era referido como o Imperador do Chá.
Muito delicado, com crescimento precoce de brotos e folhas, os chás brancos são da mais alta qualidade proporcionando um sabor muito aromático, chás brancos são os menos processados:
http://www.holymtn.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=65_68_111&products_id=386&zenid=aakflokpv4j6nl2ac26jsne932
Acredito que a nossa tão conhecida carmona tenha recebido este nome, Fukien Tea, por sua semelhança com a planta que produz esse excepcional chá, naquela região chinesa. Alguem tem uma opinião melhor?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 12:46 pm Assunto: |
|
|
Estava afastado e só vi esta discussão agora...
Pelo que parece no caso da Carmona microfila acho que existem duas ou mais variedades no Brasil.
Eu tenho algumas carmonas na coleção e umas frutificam outras nem florescem e tenho uma variedade com a flor arroxeada.
Muitas vezes isso tudo é adaptação de variedades derivadas de mutação por plantio de semente.... a famosa seleção de massa.
A Regina Suzuki tem uma variedade que ela comercializa que frutifica o ano inteiro... tenho uma a 3 anos e é fruto a rodo... pena que é um mame.
Niky,
Não sabia que era nativa do Hawaii....
Tenho contatos lá podemos tentar receber umas sementes... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 28, 2009 7:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, apesar de ter escrito isso, por ter lido no site, acredito que essa planta não seja nativa do Havai. Creio que deva ter sido levada para lá, em tempos passados e crescido no meio da vegetação nativa, como ocorreu aqui no Brasil, com a aceroleira, por exemplo.
A aceroleira não é nativa do Brasil, como muitos, erroneamente, acreditam. No Japão, por exemplo, há muito que ela vem sendo cultivada e formada como bonsai, bem antes de sequer pensarmos em fazer o mesmo por aqui.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|