Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 25, 2009 12:52 am Assunto: Piteco |
|
|
Esse piteco eu comprei na exposição no jardim botânico de SP. As folhas estão "dormindo" porque tirei as fotos a noite. Também estão amarelas e caindo porque o tempo está esfriando aqui em SP (acho que isso deve ser normal para a espécie, espero!). Obs. é a planta com o crescimento mais rápido que eu já tive, é ótima como pré-bonsai, mas depois exige uma certa atenção para se manter na forma!
Ai vai, frente e verso:
 |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Seg Maio 25, 2009 1:05 pm Assunto: |
|
|
A estrutura me parece muito interessante, mas eu voto de colocá-la num escorredor e posteriormente mamadeira.
A planta cresce rápido demaaaaais
Logo logo teria um tronquinho mais grosso e uma estrutura bastante adiantada para trabalhar.
Quanto ao amarelamento das folhas eu não tenho certeza se relaciona-se ao clima. Pelas bandas de cá as plantas dificilmente passam por este processo devido ao calor excessivo e à umidade do ar.
Vamos aguardar os mais experientes para termos certeza.
Ah! Seria interessante também dar uma desenterrada no nebari para melhor selecionar a frente da planta e direcionar os trabalhos futuros.
Sucesso!!!  _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 25, 2009 6:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco!
Tenho Pitecos a uns 3 anos e nessa época eles começam a amarelar e as folhas caem parcialmente, ou seja, aqui ela é semi-caduca. Não sei em regiões mais quentes.
Quanto a manter a forma depois de estilizada é um trabalho incessante. Mais até do que as calliandras.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Ter Maio 26, 2009 10:04 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 25, 2009 9:32 pm Assunto: |
|
|
É verdade Newbe essa planta em pouco tempo iria ficar enorme, cresce tanto que parece que quer fugir do vazo. O nebari acho que não está muito bom, tem um corte na base que indica que foi alporquia ou estaca recente vou ter que trabalhar para forma-lo.
Elio ainda bem que é normal cairem as folhas, eu cheguei a ficar preocupado, mas começou a esfriar aqui em SP já há algumas semanas. O trabalho para manter ela na forma é realmente incessante, de novembro para cá eu já podei umas 4 vezes e se eu não tivesse podado esses galhos que não param de crescer eles estariam com mais de 1 metro agora e olha que a planta não tem mais que 30cm e está em um "vazinho sem vergonha". O piteco é um milagre com pre-bonsai e uma certa dor de cabeça depois de pronto.
Abraço! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 25, 2009 11:02 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!!
Marco, eis uma espécie que amo de paixão.
Aki as folhas não amarelam nesta época do ano.
Opino que você deve retirar deste vaso, colocar a planta num escorredor e aguardar a época propícia para envasar, enquanto isso, defina o estilo, faça ancoragem ou arame e sucesso......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Angela! Também gostei muito dela mesmo ela tentando "fugir" do vazo o tempo todo , ela simplesmente não para de crescer!!!  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 8:27 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Marco, tire deste vaso, fotografe na outra "casa" da planta e poste...
Se as folhas continuarem caindo, retire todas e espere a rebrotação.
Não se esqueça de adubar na época adequada. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 27, 2009 9:04 pm Assunto: |
|
|
Ok Angela, vou colocá-la para engordar e depois posto nova fotos.
As folhas, por incrível que pareça, começaram a rebrotar... |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 11:10 am Assunto: |
|
|
ola, tens um belo material garanto que vai ficar lindo se valorizar bastante este movimento do tronco.
parabéns... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 01, 2009 9:41 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Rodrigo. Foi por causa desse movimento que eu comprei essa planta, não pensei duas vezes! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 10:07 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!
Matco, esta planta rebrota com muita intensidade se a tratarmos convenientemente.
Temos por aki cada uma mais bela do que a outra.
Sucesso.......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 06, 2009 11:57 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Angela!!! |