Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 12:25 am Assunto: Mais uma jabuticabeira... |
|
|
Amigos,
aí está mais uma das minhas jabuticabeiras... Eu fui fazer uma visita ao viveiro só pra dar uma sapeada e acabei me interessando por mais essa jabu. Aqueles dois troncos que sobem vão dar trabalho para modelar mas o que me chamou a atenção foi o nebari, formado por 4 raízes; além do fato de já estar frutificando... Seguem as fotos...
Foto01
Foto02
Foto03
Foto04
Sugestões e críticas, como sempre são muito bem-vindas...
Um abraço.
Edson _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 2:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
A variedade hibrida é sempre a melhor, vez que frutifica em tempo mais hábil que as outras variedades mais utilizadas em bonsai (paulista, sabará, olho de boi, etc), o que a torna muito atrativa a todos os que cultivam bonsai, iniciantes ou não.
No caso da sua planta, seria interessante vc cortar um pouco a borda do vaso, deixando-a no mesmo nível do solo, e fotografar a planta a partir daí, de outros angulos e posições, para que pudessemos apreciar melhor e poder indicar com maior acuidade a projeção ideal para a condução de sua planta.
Lembrando apenas que o melhor periodo para transplantar é durante a primavera, quando então poderia inclusive eliminar parte do torrão, descobrindo as raízes, de forma que, a partir delas, pudesse estabelecer inclusive qual a melhor frente.
Observando as fotos postadas, a de numero tres indica que o melhor tronco a ser trabalhado, considerando a conicidade, seria o da esquerda. Isto posto, o caule do lado direito seria sumariamente cortado rente, ou, quando muito, mantido um leve toquinho, a guisa de um jin.
Então, aguardemos novas fotos como eu sugeri, para podermos opinar mais acertadamente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 05, 2008 10:47 am Assunto: |
|
|
Beleza Nick,
vou providenciar outras fotos...
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 07, 2008 2:43 am Assunto: Correção do Nebari |
|
|
Amigos,
seria possível corrigir o nebari fazendo a mergulhia desta brotação? Os brotinhos emitiriam raízes no substrato?
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Isaias 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Sex Ago 08, 2008 10:11 am Assunto: |
|
|
edson ,que composição é essa do substrato que bela brotação ele proporcinou.
grato. _________________ aprendiz |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 08, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Isaías,
a composição que estou usando é mais ou menos a seguinte:
50% areia grossa (de construção)
30% cacos de tijolos triturados
20% matéria orgânica (esterco de cavalo)
Quando tirei da lata de 18 litros para passar para essa bacia, apenas diminuí a altura da raiz pivotante. Nessa primavera vou eliminar um pouco do torrão original (muito compacto)...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 8:52 am Assunto: |
|
|
Amigos,
depois de muito pensar resolvi podar os galhos mantendo um mais baixo. Esta é a situação atual; o que acharam?
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Daniel Camargos

Registrado: 22/01/09 Idade: 43 Mensagens: 36 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 9:34 am Assunto: |
|
|
Edson
Me desculpe o atrevimento, mas eu eliminaria um dos dois caules... mais precisamente o esquerdo...
Abraço
Daniel |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 11:14 am Assunto: |
|
|
Daniel,
não se preocupe, aqui todos podem opinar...
Essa opção de eliminar um dos galhos foi dada pelo Nickyfury, mas eu ainda reluto em cortá-lo porque uma vez cortado...
de qualquer modo, se for o caso, vou esperar mais um ano antes de eliminar.
Obrigado pela observação.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 11:36 am Assunto: |
|
|
Édson o estilo que você quer seguir é o Hokidashi???? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 3:22 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
esta é uma planta complicada. A minha intenção é algo parecido com essa projeção:
não necessariamente um HOKIDASHI por conta dos dois troncos que sobem...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 11:19 pm Assunto: |
|
|
Acho que ficaria interessante tentar algo parecido com estilo sokan! Quem sabe dÊ para rachar um pouco esse tronco na bifurcação aredondada
Desenho retirado do próprio site Atelier do Bonsai. _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 8:42 am Assunto: |
|
|
Bem amigos,
depois de muito analisar achei melhor podar logo aquele galho da esquerda. Aquela estrutura de forquilha muito arredondada é difícil de disfarçar e estava pesando negativamente na estética.
No futuro vou trabalhar melhor o local onde foi feita a poda. A minha dúvida é se continuo com o projeto de uma copa arredondada tipo HOKIDASHI (Vassoura), o que me parece mais fácil.
Uma outra saída seria tentar um MOYOGI (Ereto informal)...
O que os amigos acham?
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 2:07 pm Assunto: Mudança de planos |
|
|
Olá amigos,
resolvi mudar o estilo. Segue uma atualização:
ATUALIZAÇÂO 31 MAIO 2009
Depois de tirada a foto, resolvi mudar um pouco o ápice para ficar mais parecido com este projeto:
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 5:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pronto!!! Nada como voce mesmo ter descoberto o melhor caminho para estruturar sua planta. Certamente, a linha escolhida por voce, bem como os cortes efetuados, foi a melhor decisão tomada, esteja certo disso.
Agora, sugiro retirar esses arames, nutrir sua planta com adubação intensa, para favorecer, principalmente, o engrossamento desses galhos, que ao atingirem um volume maior, ficarão melhores para serem devidamente moldados via aramação.
Além disso, sua planta irá precisar de mais galhos, se quiser que a estrutura projetada no desenho tenha respaldo na planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|