|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 1:05 am Assunto: ||| LEUCENAS ||| |
|
|
iaew...
ai vão as fotos das minhas plantas dessa especie... plantei varias alguns ha anos
essa foi uma delas:
trabalhei ela hj... resolvi tentar fazer um literati, será q da certo?
ela esta com um prato parafusado na base pra melhorar o nebari, essa planta tem cerca de 5 ou 7 anos:
podei mas não ficou bom:
agora achei + legal:
NEXT
essa aqui é da mesma epoca da de cima, mas como ela possui um topico só dela... vo por aqui só hj:
NEXT
ESSA TB É DA MSM REMESSA DAS DUAS DE CIMa, TENHO um bom presentimento sobre o furo dessa planta
NEXT
ESSA RETIREI PERTO AQUI DE CASA..
tem um nebari bem interesante:
NEXT:
A 1ª PLANTA DESSAS Q TIVE, a segunda planta q trabalhei, deve ter cerca de 10 ou 12 anos, presente de uma amiga q a plantOU em uma vazilha de margarina onde permaneceu por dois anos.... essa foi a planta q recebeu a 1ª poda de raiz q realizei rsrs
e tá VIVA.
mas reflete bem toda minha inexperiencia com falta de movimento no tronco curvas muito angulosas nebari bem ruinzim.... por ai vai!
.
essas são minhas leocenas hj _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 11:02 am Assunto: MUITO BOAS |
|
|
SUA PLANTAS SÃO MUITO BONITAS,,,A PLANTA DA OITAVA FOTO,,,EU TIRARIA O PRIMEIRO GALHO ESTÁ MUITO BAIXO,E TRABALHARIA A COPA EM CIMA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 1:38 pm Assunto: |
|
|
vlw ROGÉRIO,
vc me atentou pra uma coisa q não havia notado, tá meio baixo msm...
mas acho q não vou corta-lo, pelomenos por hora, vou apenas arama-lo com o msm movimento do 2° galho.. indo 1° pra cima e depois pesando pra baixo.
alem disso ela está plantada um pouco abaixo do que prentendo pra melhorar o nebari.
de qq forma se não surtir o efeito ... eu passo a faca como sugeriu o amigo!
hehehehe
vlw pela dica.
abraços brother _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 2:29 pm Assunto: REALMENTE |
|
|
SE CONSEGUIRES ARAMÁ-LO E LEVANTAR O NEBARI,PODE FICAR BOM MESMO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 31, 2009 4:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Suas plantas estão ótimas e voce segue um caminho interessante ao inovar tentando desenvolver ótimos bonsai com essas nativas.
Vale lembrar que, por ser uma nativa, talvez ela não comporte um desenvolvimento interessante em determinados estilos, o que significa então que voce deve abandonar um estilo, digamos, fraco, e optar por outro, mais de acordo com a natureza da própria planta, se ela estivesse plantada no solo.
O estilo literati, por exemplo, que vc tenta construir na primeira planta, é contra a natureza dela, dada a pouca altura. Se fosse um tronco mais reto, com menos curvas tão acentuadas, e mais alto, ficaria mais facil trabalhar visando construir uma boa estruturação nesse estilo.
Porém, creio que sua planta responde bem a suas intervenções, emitindo brotação intensa, o que pode então favorecer a continuidade dentro do estilo inicial, mostrado antes dos cortes radicais, e que dará a essa planta um visual muito mais atrativo, belo e interessante que o literati, na minha opinião.
Buscar uma estilização mais de acordo com a natureza da planta nativa, é algo muito, mas muito mais dificil, que tentar moldá-la aos estilos japoneses de bonsai. Walter Pall, um grande bonsaista, segue ao pé da letra essas diretrizes, voltado justamente para a construção de bonsai no estilo arte natural. Em compensação, o retorno visual que voce poderá obter, daqui a alguns anos, com suas leucenas, compensará em muito seus atuais esforços em educá-las e lidar com seu complexo cultivo.
Dê uma conferida no site/blog dele, e observe o que eu escrevi acima. As vezes, abandonar um pouco a escola japonesa é interessante, pois podemos aprender, com outras escolas de bonsai, o que poderá ser melhor para as nossas plantas:
http://walter-pall-bonsai.blogspot.com/2007_05_01_archive.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 7:16 pm Assunto: |
|
|
Rogerio,
tentei puxar mas o galho não subiu legal... fds eu vo serrar a metade do galho e puxar pra cima de novo... posto fotos do procedimento q aprendi aqui se não me engano em um link postado pelo nickfury.
nickyfury,
vlw brother!!
é sempre muito bom ler oq vc escreve.. tanto quanto pelas colocações precisas quanto pela qualidade do texto e dos conselhoos!!
na medida do possivel estou me enquadradando nesse conceito do Walter Pall,
adequando o estilo japones as realidades observadas na naturesa em cada especie.... é um pouco complicado mas realmente recompensador.
Essas plantas, em particular, são do inicio da minha caminhada no bonsai!...
elas quardam erros de condutas, como aquela volta fechada em uma delas, e um pouco da historia q tive com o bonsai.. essas menos bonitas eu vou quardar junto com outras q acho mais bonitas, pra ter uma memoria do começo! Claro q sempre tentando fazer o melhor com o material q tenho em mãos. Algumas dessas eu penso em reestrurar tudo... cortar a 3 dedos do nebari e ver o resultado dak a alguns anos; e outras penso em quardar as imperfeições q posso notar hj.
varias outras q plantei depois tiveram resultados melhores em menos tempo, já q eu contava com ferramentas teoricas melhores pra trabalha-las.
infelizmente foram vendidas quando perdi o espaço q um amigo emprestava pra por minhas plantas e não foram fotografadas,... tem uma q o proprietario mora aqui perto da minha casa, vou tentar tirar fotos dela.
Eu não conhecia esse link( já esta add em meus favoritos) mas já li algumas coisas sobre o Walter Pall.
posto atualizações dos trabalhos, com certesa sobre essa influencia do Walter Pall, e espero a sua ajuda, sempre bem vinda!
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 8:29 pm Assunto: |
|
|
Oi Filipe
Vejo que tens material muito bom para cultivar!!!
Dentro do que foi relatado pelo amigo Nicky e da observação da espécie na natureza, penso que o amigo pode trabalhar estas plantas com copas largas, tipo PIERNEEF (Umbela) como guarda-chuvas abertos
Imaginando a 1ª planta:
Trabalhar uma planta "adulta" tentando seguir a risca detalhes pré-determinados, pode demorar muito para chegar numa aparência agradável... acredito que devemos observar primeiramente o que a planta oferece, e daí então adapta-la à arte  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 05, 2009 12:22 am Assunto: |
|
|
grande Alexandre!!!
mais uma planta nossa!
rsrsrs
qq dia mando uma ai pra sua casa.... pra retribuir!!!
brigadão ... essa ai vai pro orkut tb, na capa do album!
e é exatamente como imaginei ela!
porem o vaso q vc escolheu ficou melhor doque oq eu estava pensando em po-la!
vlw amigo
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 05, 2009 10:25 am Assunto: QUANDO |
|
|
QUNADO FALEI SOBRE O PRIMIERO GALHO ERA NISSO AÍ QUE ME REFERIA,,,ESSA PROJEÇÃO FICOU MUIOT BOA.EU TENHU UM TOCO DE LEUCENA COM BOA BROTAÇÕES,E UMA FININHA QUE TÁ EVOLUINDO,,,DEPOIS COLOCO FOTOS AQUI. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|