|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dudutsrj

|
Enviada: Seg Jun 01, 2009 10:43 pm Assunto: pinheiro negro primeiro trabalho de inverno. |
|
|
finalizei meu primeiro trabalho com meu pinheiro negro.
Depois dele sofrer um acidente já comentado aki no forum, comecei a estilização do mesmo.
Juro que se ele sair dessa só mexo nele daqui a 1 ano ...
 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
Dudutsrj
Voce pinçou de forma errada, deveria ter cortado os brotos das pontas (velas) e pinçado as agulhas, justamente o contrário do que fez. Ou seja voce fez uma limpeza da parte de tras do galho. O que vai ocorrer agora é que voce não terá brotação para traz, com isso os galhos ficam muito longos, impossibilitando a compactação da planta.
O pinheiro negro é uma planta muito difícil pra quem esta começando. Precisa estudar e observar, caso contrário não se consegue mais um bom trabalho. Mas não desanime, no site do Tomio www.niponbonsai.com.br, tem uma matéria muito boa sobre a poda do PN, de uma olhada, observe o que vai acontecer com sua planta e tenho certeza que da próxima vez voce estara mais seguro para podar. O PN é assim mesmo, agente só aprende fazendo.
Editado pela última vez por Wilson Fracassi em Ter Jun 02, 2009 11:10 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
Dudutsrj
Voce pinçou de forma errada, deveria ter cortado os brotos das pontas (velas) e pinçado as agulhas, justamente o contrário do que vez. Ou seja voce fez uma limpeza da parte de tras do galho. O que vai ocorrer agora é que voce não terá brotação para traz, com isso os galhos ficam muito longos, impossibilitando a compactação da planta.
O pinheiro negro é uma planta muito difícil pra quem esta começando. Precisa estudar e observar, caso contrário não se consegue mais um bom trabalho. Mas não desanime, no site do Tomio www.niponbonsai.com.br, tem uma matéria muito boa sobre a poda do PN, de uma olhada, observe o que vai acontecer com sua planta e tenho certeza que da próxima vez voce estara mais seguro para podar. O PN é assim mesmo, agente só aprende fazendo. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 2:08 pm Assunto: |
|
|
O wilson tem razão .. E esses pinheiros não soltam brotações com facilidade... O correto seria vc ter encurtado os galhos , compactado pinçando as agulhas ... e não ter alongado ... mas nesta arte o feito não tem volta ... Agora espere , observe e veja as opiniões dos mais experientes , talvez mudando o estilo ... de qualquer modo, boa sorte e saiba que todos nós erramos sempre ...  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 7:10 pm Assunto: |
|
|
Caro Dudu!
Como já disseram: O mal está feito! agora é fazer , do limão; a limonada!
Para salvar, só o estilo literati.
................e não desanime. Errando é que se aprende! Bola pra frente!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 10:37 am Assunto: |
|
|
Dudu, como disse o Elio, siga com um literati. Também irá ficar interessante. Já vi fotos de um PN literati muito parecido com o seu. Pesquise e aproveite o material que tens em mãos.
Boa sorte. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
dudutsrj

|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 12:49 pm Assunto: |
|
|
Caros,
Agradeço muito a opinião de todos, eu sabia que estava fazendo algo errado, mas continuei assim mesmo, coisa de principiante. Esse foi meu primeiro pinheiro e com certeza não será o último.
Como disse o amigo acima do limão terei que fazer uma limonada...
Mas amigos, tenho outro problema... As agulhas da parte de cima estão secando !!!!
Engraçado é que as da parte de baixo estão verdinhas. Acho que o Literati não vai ser possível.
Se as agulhas não se recuperarem terei que inventar algo com as agulhas que me restam.
É amigos o mal e mau, está feito...
Agradeço mais uma vez pela ajuda de todos e postarei os resultados. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 2:49 pm Assunto: |
|
|
Agulhas secando é mau sinal!
Prenúncio de PN morrendo é agulhas secando de cima para baixo e de fora para dentro.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|