Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andrebervig
Registrado: 05/05/09 Idade: 44 Mensagens: 34 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Maio 05, 2009 2:19 am Assunto: Ajuda transplante |
|
|
Bom está é minha primeira mensagem na comunidade, mas tomei gosto por bonsai a pouco tempo então podemos falar que não entendo nada! Apenas o pouco que ja li na net, mas minha duvida é:
Minha sogra mora em uma casa onde tem um pé de pitanga de uns 6 anos +- (acho eu) e uns 60 cm de altura e quase um metro de largura. mas minha sogra vendeu a casa e vai para um apartamento então gostaria de saber quais são os procedimentos para retirar este pé do chão e colocar este num vaso?
Pelo o que eu li está não é a época certa, já que moro em florianópolis, mas se não for agora vai ficar dificil depois ja que devem construir um prédio no lugar. Então só posso retirar o pé agora.
1° coisa a fazer é desfolhar toda planta;
2° é podar alguns galhos;
3° a retirada do pé
4° poda das raizes
5° preparar o substrato ( Qual a melhor configuração?, eu li 20% de Argila, 40 % areia e 40% de terra adubada, está está boa?)
6° colocar em um vaso (Que tamanho seria um bom vaso?)
7° deixar a planta 1 mes na sombra pegando apenas o sol mais fraco
8° regar e aplicar hormônio enraizador ( este hormônio é necessario?)
Peço os conselhos de voces se estiver faltando algo ou alguma etapa.
Grato |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 3:29 pm Assunto: |
|
|
bom eu já fiz o transplante mas tenho uma duvida quanto a utilização do hormonio enraizador. Quantas regas devo fazer utilizando o hormonio?
Grato
André |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Andre,
acho que regando uma vez por semana com hormônio enraizante na proporção indicada pelo fabricante é o suficiente. Acredito também que com esses procedimentos adotados na coleta vão proporcionar sucesso no transplante.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 7:28 pm Assunto: |
|
|
André, aí em Floripa tem grandes bonsaístas e até um clube. Poste uma mensagem Privada para o FELIPE (participa deste fórum) e quem sabe vc irá visitá-lo e trocar idéias com ele. Estará bem assessorado.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Seg Jun 01, 2009 10:01 am Assunto: |
|
|
Já tem quase um mês que fiz o yamadori da pitangueira ela da sinai de boa recuperação com varias brotações mas algumas folhas então vindo muito grandes com quase 8 cm de comprimento. Alguem sabe qual é o problema e sua correção?
O substrato utilizado foi
30% areia
30% cacos de tijolo
40% terra adubada
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 9:40 pm Assunto: |
|
|
ola,
andrebervig, o problema da sua pitanga se a causa foi o substrato é o exesso de terra adubada mais exitem varios fatores para as folhas virem grands como exesso de água, muito adubo com exesso de nitrogeneo, pouco sol etc... comece resolver o problema da sua planta quando chegar a proxima primavera por inquanto deicha como ta mais ñ se esuesa do que eu falei e nem de que no inverno as plantas por extarem em periodo de dormencia bebem monas água. Existem varios tipos de pitangueira umas com as folhas menores e oltras com as folhas menores mais nem uma com 7cm. Por inquanto não troque o substrato e comece a adubar quando a planta tiver 100% pega. O uso de hormoneos é ecencial para a recuperação do nebari enclusive vc pode trocar por tiamina (vitamina B1) que vc acha em farmacias custa cerca de 20 reais mais o resultado na minha opinião é melhor.
boa sorte espero ter te ajudado. |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 12:42 pm Assunto: |
|
|
Realmente pelo motivo do yamadori ela estava na sombra abrigada do vento e do sol forte e teve também o exesso de agua.
Obrigado
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 3:43 pm Assunto: |
|
|
ola, então esta ai o problema, agora que ela ja tem folhas formadas pode ir no sol sem problemas quando chegar a primavera evite o uso de adubos com exesso de nitrogenio.
boa sorte... |
|
|
 |
ariadne c maciel
Registrado: 05/06/09 Idade: 43 Mensagens: 1 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 06, 2009 11:38 pm Assunto: |
|
|
eu usei pra replantar o meu bonsai qd ele chegou aqui em casa um substrato para aquarios plantados e ele ficou super lindo. |
|
|
 |
|