| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
ricardoangelo 1.o PASSO

Registrado: 15/05/09 Idade: 43 Mensagens: 109 Localização: Sao Jose do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 3:55 pm Assunto: PRIMEIRO PENJIG |
|
|
ESTOU MONTANDO MEU PRIMEIRO PENJIG E QUERIA SABER COMO FAÇO PARA CRIAR O MUSGO (O GRAMADINHO) PARA COBRIR O SOLO!!!
ALGUEM PODE ME AJUDAR QUANTO A ISSO ?!
 |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 4:16 pm Assunto: |
|
|
1. Recolha um punhado de musgo (você pode encontrar em muros e pedras que ficam húmidos por certo tempo) e retire a maior parte de terra possível.
2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas.
3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas.
4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar.
5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde.
6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida.
7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota.
8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s).
9- Fertilize com frequência.
Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá.
Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-9 da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai.
Receita pega no site do Atelier do Bonsai: http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html
Foto de um vasinho com musgo que fiz para minha esposa:
 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Mar 25, 2010 4:43 pm Assunto: |
|
|
Se eu apenas fizer uma pequena menção de utilizar o liquidificador da mulher... é guerra na certa!!!
Não existe outro meio onde a violência, discórdia e desentendimento, não impere em nossos lares?
Hehehe!!! Brincadeiras a parte, existem outros maneiras que vocês possam nos indicar?
Abraços e obrigado. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 51 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Mar 25, 2010 6:03 pm Assunto: |
|
|
eu simplesmente coleto o musgo e coloco sobre o tijolo, sem bater no liquidificador, senao quem bate é minha esposa.
deixo num local bem sombreado e úmido.... todo dia eu rego ele.
qdo minha mulher leu eu fiquei surdo!
Caramba acho q foi mais de 90 decibéis.....
brincadeira... minha esposa me ajuda no cultivo da arte! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|