FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini-Romã
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 4:42 pm    Assunto: Mini-Romã Responder com citação

Minha romãzinha que comprei já como pré bonsai em uma exposição aqui na minha cidade!

As fotos não são das melhores e já faem uns 2 meses que tirei, depois atualizo com fotos decentes!

Qualquer sugestão é bem vinda!

Vamos às fotos:

Ela já deu 3 frutos (minha gata arrancou os 3)!

Alguma sugestão sobre estilo, poda, reenvasar, ou qualquer outra coisa?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mortykus
Belas flores!
A planta possui um movimento bem interessante. Eu colocaria em um escorredor/mamadeira, trocaria o substrato e deixaria desenvolver um pouco mais.
Já pensaste em algum estilo? Se gostar siga algum que deixe a copa sempre cheia, evidenciando suas flores na época.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, eu sei, o movimento do tronco dela é simplismente maravilhoso!

Não sei que estilo seguirei com ela, não sei a idade dela, mas acho que vai ter que ser um "hokidachi inclinado" ou Moyogui.

Pensei em colocá-la encima de uma pedra, preciso analizar tudo isso!

por isso todas as opiniões são bem-vindas!
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2009 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo

Bonita planta!

Lembro que não é muito recomendado deixar mais de um fruto por galho, podendo este(galho) secar consequentemente...
Concordo com um estilo entre o vassoura e o inclinado Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Grande Alexandre S. Coelho,

comigo sempre acontece de secarem os galhos, por isso corto as flores quando começam a secar.... é muito doloroso ver um galho que vc demorou formar secar.

Só citei esta palavras para melhor ilustração.

=p

mortykus,

Faz o seguinte, passa ela p. um escorredor e forma um substrato arenoso (em minhas plantas tem demonstrado muito efeito).

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Lembro que não é muito recomendado deixar mais de um fruto por galho, podendo este(galho) secar consequentemente... [2]

nas minhas plantas eu procuro tiras flores e frutos quando quero um resultado mais rapido e satisfatorio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 11:31 am    Assunto: Responder com citação

É muito lindo de ver romãnzinha com muitos frutos mas.......já passei por isso também!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
roney

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 1:46 pm    Assunto: Roney Responder com citação

Boa Tarde Mortykus
Linda romanzeira vc tem ai, eu já tive uma bem grande mas na terra nunca me dispus a fazer um bonsai dessa planta, mas conheço bastantes amigos que o fizeram e elas se davam bem,no entanto tal como os colegas falam cuidado com o exagero de frutos nos ramos, pode sofrer um desgosto, boa sorte.
Abraço
Roney
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Quanto aos frutos tudo bem,

AS três frutas que apareceram foram em galhos separados, e uma de cada vez!
roney

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 3:04 pm    Assunto: Roney Responder com citação

Mortykus assim não terá problemas não, desejo-lhe boa sorte com a sua linda romanzeira, eu gosto dessa planta e do fruto tambem gosto tá.
Abraço
Roney
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

SOCORRO!

Minha mini-Romã (essa mesma do post) está secando!!!!!!

Percebi umas folhas amareladas, como não sabia a quanto tempo ela estava naquele substrato, eu transplantei.

Usei 50% de areia grossa e 50% material orgânico (Humus e turfa).

Ela continua secando, agora parece que todas as folhas estão secando de uma vez.

Será que matei minha planta?

Ajuda aí gente!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Mortykus. Calma . Não sei a quanto tempo vc "descobriu" essa arte , mas com certeza vc ainda vai perder muitas plantas , algumas com anos ao seu lado , mas só assim evoluimos , com erros e acertos . Seu bonsai de romã é uma tipica planta de estufa , cultivada aos milhares em grandes estufas com clima, agua, nutrientes, tudo controlado rigorosamente para que emita flores e frutos e fique bem viçosa quando chegar ao shopping center ou feiras e floriculturas . Assim como os lindos lirios e orquideas e rosas que compramos pensando em cultivar em casa e nunca mais conseguimos uma florada ou sequer manter a planta viva , aconteçe tb com esses bonsai. Veja se o subtrato esta bem drenante, para que as raizes não fiquem enxarcadas , proteja do vento e sol , aguarde com calma e sem muita agua . Acredito que ela vai rebrotar e sobreviver. A culpa não é sua , amigo . Quando for a procura de novas plantas de preferencia as já adaptadas e cultivadas a céu aberto ... quanto mais rusticas , mais resistentes . Boa sorte.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 8:55 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Além da excelente explicação dada pelo Sergio, ouso acrescentar que essa variedade de romanzeira, com frutos pequenos, não é a mais apreciada pela maioria dos bonsaistas, para ser cultivada como bonsai. Sad Sad

A mais visada é uma variedade conhecida por NEJIKAN. Ela possui uma caracteristica especial que a difere de todas: a medida em que cresce, seu tronco vai retorcendo-se sobre si mesmo, como um parafuso. Isso e mais os frutos de tamanho médio é um atrativo extra quando se trata de fazer bonsai de romanzeira. Very Happy

Fique de olho nas romanzeiras dentro de quintais ou areas abertas em sua cidade. Escolha uma robusta e que esteja produzindo há bastante tempo. Com a anuência do proprietário, faça um alporque num dos galhos, de preferencia um galho com movimento ou mesmo num dos troncos, caso a planta em questão tenha multiplos troncos. O galho pode ter a grossura do seu braço para mais, fica a seu critério. O alporque renderá melhor se for feito na primavera (a partir do meio do mes de setembro). Very Happy

Agora, o ideal mesmo é tentar obter uma planta dessas completa. Peça, implore, compre por um preço barato. Aguarde até a primavera. Quando estiver terminando o mes de agosto, vá até a planta e corte todos os galhos, escolhendo o que tiver o melhor movimento para formar seu bonsai com ele. Se tiver multiplos troncos próximo da base, corte todos deixando algo como um palmo em cada um, exceto o principal, que deverá ser um pouco maior. Retire a casca de todos os outros, para fazer madeira morta com eles. Very Happy

Agora, quanto a essa plantinha, o melhor que voce pode fazer com ela é plantar em um vaso grande, de ceramica fria, e presentear sua mãe, sua vó, sua tia. Elas irão adorar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky!

Vc tem certeza de que o Romã pega bem de alporquia? Tenho um grande no jardim mas nunca me atrevi a fazer alporquia. Por ser de casca fina, como as myrtáceas, sempre achei que alporque não fosse uma boa opção.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 8:54 am    Assunto: OI Responder com citação

O RODRIGO DIAS DEU UM IMPORTANTE CONSELHO LOGO MAIS ACIMA,,,OS FRUTOS E FLORES,PRINCIPALMENTE DAS ROMÂZEIRAS,,EXIGEM MUITO DA PLANTA.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: