Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Jun 01, 2009 9:08 pm Assunto: Ficus Boni |
|
|
Este ficus eu comecei a treina-lo faz uns 2 anos , tem aproximadamente uns 45cm de altura , e ja apresenta as cores deste inverno que se inicia.
É um dos meus favoritos.
PS: O vaso e de gesso/cimento fabricado por mim
abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 01, 2009 9:44 pm Assunto: |
|
|
Um belo movimento e um belo nebari, parabéns! |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 56 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 12:11 am Assunto: |
|
|
Parabéns, está bem harmônico, tenha cuidado para não crescer demais (altura) tenho esse problema com os meus, vira mexe eles passam da altura.
Abração! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 3:29 pm Assunto: |
|
|
ola, bela planta e belo vaso achei muito interessante deve ser gratificante tanto a planta quanto o vaso feito pelas mesmas mãos. Parabéns... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 02, 2009 7:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel!
Bela planta! Como o Rafael diz: Não deixe crescer demais. Diminua um pouco o tamanho e conduza os galhos para a triangulação. Primeiros galhos sempre devem ser os mais longos e mais grossos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 1:56 pm Assunto: |
|
|
Olá
Parabens pelo conjunto ta muito bonito mesmo, um abraço e té mais... _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 4:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel, faz temo que não o vejo aqui no forum.
essa é mais uma bela planta, além de estar ficando fera nos vasos, hehehe.
Quanto a triangulação da copa, acho que nos ficus, que em geral são platas topicais, não deixe a triangulação muito assentuada, e sim mais arredondada ( como uma parábula), para ficar mais natural, como na natureza...mas acho que fá está show de bola!
Um garnde abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 5:16 pm Assunto: |
|
|
Concordo com você, Paulo. Em plantas tropicais a triangulação não é tão acentuada, porém necessária pela própria ação da natureza: Galhos velhos=Longos e grossos. Galhos novos= curtos e finos.
A planta do Joel ainda está com a característica de arbusto=triangulação invertida.
Porém, bem lembrado a questão de não se fazer "pinheirinho de natal" em plantas tropicais.
Valeu!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 6:39 pm Assunto: |
|
|
Planta maravilhosa, muito interessante o movimento do tronco e o seu vaso ficou ótimo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 7:02 pm Assunto: |
|
|
Joel sempre nos apresentando "coisinhas interessantes"
Gostei muito do movimento do tronco, da conicidade e da planta no vaso.
Acho que só precisaria baixar os galhos e desmanchar uma certa "confusão" que existe ali (galhos paralelos, partindo de pontos semelhantes, partindo de alturas iguais em posições diferentes, etc.).
Sabemos que é um bom desafio, levando-se em consideração a facilidade com que os galhos se quebram, nesta espécie
Grande abraço e boa sorte!
Nos mantenha atualizados com fotos!!!  _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 9:26 pm Assunto: |
|
|
Amigos obrigado pelos comentarios e elogios , sao palavras como essas que fazem da arte bonsai esta coisa fascinante.
marco_avelar
Valeu amigão
Rafael Spinola
Realmente seu crescimento vertical as vezes tira a harmonia da planta
Valeu
Rodrigo Sândi
Com certeza não tem nada mais legal do que você ver a planta e saber que tudo foi feito por você ( ate o vaso) e ‘e bem fácil de faze-los
Elio
Valeu a dica , mas você deve saber como e dificel aramar um boni , ele e muito quebradiço
Luigi
Valeu o elogio
Ateliê Bonsai Giaconi
Brigad~ao
Paulo Henrique de S. Garc
Tava meio sumido mesmo , mas nunca fiquei um dia sem acessar o fórum.
Abracao
Marcos Castilho , daí amigão , tu também ta sempre mostrando belas plantas , o vaso eu aprendi a fazer aqui mesmo no fórum . Este fórum não ‘e o BRADESCO mas ‘e COMPLETO rsrsrsrsrsrs.
Abracao
_newbe
Eu tenho tanta planta , que uma ou outra acabam ficando bonitinhas , mas são poucas . Por isso fico mais observando doque postando.
Valeu amigao _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 20, 2009 7:06 pm Assunto: |
|
|
Ouvindo a opiniao dos amigos resolvi dar uma radicalizada , desfolhei todo o ficus e aramei ele com a intençao de baixar um pouco sua copa,vejam como ficou:
 _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 20, 2009 7:56 pm Assunto: |
|
|
puxa que beleza de ficus , e depois de aramado parece que vai ficar melhor ainda um abraço e boa sorte _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Jun 20, 2009 8:16 pm Assunto: |
|
|
Puxa, este trabalho aplicado agora ficou muito bom.
Serve de excelente exemplo para mostrar como mudanças sutis melhoram muito um bonsai.
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|