|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Dom Jun 07, 2009 9:34 pm Assunto: Alguém poderia identificar esta espécie? |
|
|
Olá
Depois de 5 anos afastado deste hobby, voltei, não como antes, mas apenas com 1 exemplar. Não quero mergulhar em vários bonsai como fiz da outra vez rss, pelo menos não agora.
Este fds estive presente no Jd Botanico, onde estava tendo exposição de alguns bonsai. Acabei me interessando por este pré-bonsai, pois nunca tinha visto esta espécie. O vendedor a chamou de "Tenumê", não sei se entendi errado. Procurei na internet e não achei nada a respeito deste termo. Portanto creio eu que entendi errado o nome.
A planta não apresenta nenhum tipo de trabalho ou aramação, ainda irei optar por algum estilo, sugestões são extremamente bem vindas já que nem lembro do nome dos estilos mais:
Gostei muito do tronco, a foto infelizmente não ficou boa mas ele é bem fissurado, com uma casca grossa e de aspecto envelhecido, e as folhas bem pequeninas. A madeira é extremamente dura, os galhos são dificeis de aplicar força para torção, precisarei de arames fortes para molda-los.
Alguém sabe me dizer que espécie é esta?
Abraços |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Dom Jun 07, 2009 11:08 pm Assunto: |
|
|
Complementando: disse-me também que é uma espécie proveniente do japão (o que era de se esperar pelo nome que ele me disse rss) |
|
|
 |
Claudio Richter Filho
Registrado: 14/12/08 Idade: 28 Mensagens: 45 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Dom Jun 07, 2009 11:13 pm Assunto: |
|
|
parece uma acerola |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 08, 2009 6:35 pm Assunto: |
|
|
Olha Dinho. Obrigado pela resposta. No entanto acerola não é. Achei a especie fuçando por aí.
Lonicera nitida, conhecida por aqui como Madressilva de jardim.
Veja que folhas pequenas. Achei sensacional para bonsai, nao sei como nao conheci esta espécie antes. Essa foto é da minha:
E olha que maravilha que dá de bonsai (fotos achadas na net):
E ainda dá frutos
 |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Ter Jun 09, 2009 12:32 am Assunto: |
|
|
LG,
Voce comprou esta planta de mim no JB é uma especie de ilex japones... não sei o nome cientifico mas posso pesquisar para voce... o nome japones é mesmo "tenume"... mas outras espécies de ilex são chamadas de tenume também. Madressilva acho dificil de ser pois não é da mesma espécie.
É uma planta que não gosta muito de arame... eu tenho uma mais antiga e ela teima em secar o galho que é aramado pois é muito frágil... mesmo não lenhosos.
Por isso seria legal colocar em uma bacia para crescer bem a ponto de fazer um moyogi.
Ela já soutou flores e frutos na ano passado, mas como replantei no final do ano este ano ela não soutou frutos....
Obrigado e boa sorte com sua nova aquisição. |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 09, 2009 2:03 pm Assunto: |
|
|
Ola Ricardo!
Ainda bem que voce viu esse topico rss esse nome tenume procurei e não achei nada a respeito. Então é uma espécie de Ilex?
Se souber me dizer a especie ao certo eu ficarei grato. Eu encontrei diversas fotos de Madressilva na internet e pareciam identicas (as folhas principalmente).
Abraços e obrigado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 09, 2009 7:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Interessante essa planta. Gostei tanto da parte aerea quanto da qualidade do tronco. Lembra bastante o resedá. Se for Lonicera, há diversas variedades, sendo uma delas a L. caprifolium:
Em relação ao nome citado, tenume, acredito ser uma grafia incorreta. Seria então uma variante do Umê, um tipo de ameixeira japonesa. Mas nesse caso, o tronco e as folhas são bastante diferentes das plantas Umê que conhecemos ou temos visto nos sites de bonsai.
Deixemos essa discussão em aberto, a partir daqui, para que outros colegas possam dirimir essa dúvida e esclarecer, com certeza, de que espécie é esta planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|