| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 40 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 9:46 am Assunto: |
|
|
Olá Sérgio,
Esta ficando muito bonito seu bonsai....
a projeção do alexandre ficou muito boa.... _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 3:48 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, no caso da lage de pedra, vc. pode fixas a plnata sando arame, que vc. irá colar (com araldite ou dorepox) na laje. O substrato que uso para esse fim é uma mistura de caco de telha com plantimax (substrato usado apar germinação de hortaliças) e um pouco de esfágno picado.
Misturo duas partes de pantimax e uma parte de caco de telha com um pouco de esfágo (para dar liga) e vou colocando água aos poucos, até formar uma massa firme. Coloco uma fima camada dessa "pasta" no fundo da laje, posiciono a planta e cubro as raizes com a pasta. essa pasta fica firme e não escorre na rega, se for feita com um regador de bico fino, vc. pode também colocar musgo nas beiradas para mante-la mais firme e não deixe exposta à chuvas fortes. No caso desse simpaku não fiz a fixação da planta e nos dois ano que ficou na laje ela se manteve muito bem.
Espero ter ajdado um pouco.
Um garnde abraço e
Té mias... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 60 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 4:46 pm Assunto: |
|
|
| Valeu Paulo .. claro que ajudou , agora estou a procura da tal lage/pedra ideal ... valeu |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 28, 2009 8:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Embora uma laje de pedra ou um vaso organico possam ser indicados, o vaso oval tambem resulta num bom recipiente, ou mesmo um vaso retangular. Apenas que o vaso deverá ter a mesma extensão da copa varrida, harmonizando o conjunto.
Claro que nem sempre temos a mão o vaso que precisamos para fazer uma composição como essa. Então, a saída é proceder conforme foi feito, e usar o melhor vaso para, no minimo, ir treinando planta/artesão.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 5:34 pm Assunto: |
|
|
| Obrigado pelas dicas nicky.. Não é sempre que temos o que precisamos a mão .. E é justamente essa eterna busca que me fez um apaixonado pelo bonsai... |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 1:40 pm Assunto: |
|
|
Paulo Henrique e nickyfury, a lage ou lasca de pedra, assim como nos vasos convencionais, deve ter um furo no meio para drenagem? Ou a água escorre pelos pelos lados???
Abraços! |
|
|
 |
ricardoangelo 1.o PASSO

Registrado: 15/05/09 Idade: 44 Mensagens: 109 Localização: Sao Jose do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 2:02 pm Assunto: |
|
|
| SERGIO, NESSE GRAMADINHO Q ESPECIE VC USOU ??? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 8:26 pm Assunto: |
|
|
Olá Sérgio!
Primeiro, parabéns pela planta. Tá ficando show!
A madeira morta tá dando um toque todo especial.
Ratifico algumas informações do colegas:
O primeiro galho ficou muito inclinado para baixo. Pode aproximá-lo mais na horizontal.
O substrato foi bem definido pelo Paulo Henrique.
Não precisa furar a laje. A água escorre pelas laterais.
Sérgio, nas empresas que fazem calçamento de passeios, entradas de carros, eles têm várias espécies de pedra que servem perfeitamente como laje.
Mais um lembrete: o comprimento dos galhos deve obedecer o critério de que os primeiros devem ser maiores do que os segundos e assim por diante, fazendo a triangulação.
tenho um buxinho maios ou menos assim:
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Wayner 1.o PASSO

Registrado: 05/05/09 Idade: 46 Mensagens: 108 Localização: Rio das Ostras-RJ
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Edson,
Que espécie de planta é essa neste vaso orgânico?
Sérgio,
Segue os conselhos dos amigos que vai ficar show sua planta, parabéns pelas postagens, e interesse pela arte. _________________ Cordiais Saudações.
"OS PODEROSOS CORTARAM AS FLORES, MAS JAMAIS PUDERAM IMPEDIR A PRIMAVERA." |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 7:35 am Assunto: |
|
|
tbem acho que melhorou 1000%
deu uma nova estrutura com certeza. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 1:17 pm Assunto: |
|
|
| Obrigado a todos pelo incentivo e dicas , sem os quais não evoluiriamos na arte . Tenho uma triste noticia , os dois galhos mais altos secaram . Foi bobeira minha , ter feito podas nas raizes as vesperas do inverno , mas me empolguei com o forum e aconteceu . Vou postar fotos para pedir conselhos de vcs novamente ... Muito obrigado a todos . |
|
|
 |
ricardoangelo 1.o PASSO

Registrado: 15/05/09 Idade: 44 Mensagens: 109 Localização: Sao Jose do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 1:23 pm Assunto: |
|
|
| o que você fez com o tronco dele ?pois tenho um e a casca é escura!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 5:05 pm Assunto: |
|
|
| ricardoangelo escreveu: | | o que você fez com o tronco dele ?pois tenho um e a casca é escura!! |
É só escovar, Ricardo
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 5:43 pm Assunto: |
|
|
Bem, aí esta... Agora é começar do zero e tentar outro estilo... Preciso da ajuda dos mestres.... Se é que esta planta tem salvação...
 |
|
|
 |
Paraná 1
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 6:36 pm Assunto: |
|
|
| Faz um han-kengai ou kengai agora. |
|
|