FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PLANTAS QUE SENTEM O FRIO..........
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 8:04 pm    Assunto: PLANTAS QUE SENTEM O FRIO.......... Responder com citação

Olá pessoal!

Semana passada tivemos 2 dias muito frios em Curitiba, inclusive com geada.

Como eu não havia protegido minhas plantas, pude ver quais as que sentem o frio; não suportam geadas.
Não morreu nenhuma mas fez um estrago na folhagem:

Lantana
Pingo de Ouro
Bougainvíllea
Crássula
Ficus Boni
Ficus Nerifolia
Ochna
Goiabeira
Schefflera

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Elio, aqui em Maringá também fez frio, teve dia que chegou a 3º C, minha única planta que sofreu algum dano foi uma jabuticabeira que queimou algumas folhinhas novas, minha duranta e a goiabeira não sofreram nada.
Dizem que o frio ainda não chegou com toda a foça em nosso estado, deve ser porque ainda nem entramos no inverno. Pelo visto teremos que proteger nossas plantas daqui um tempo.

Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Salo!

É esse realmente o objetivo. No caso, aqui em Curitiba, houve geada por isso o estrago.
Para quem mora em regiões suscetíveis à geada e tiver espécies que eu citei, se a previsão anunciar geada: Proteja!!

abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 5:34 pm    Assunto: Como??? Responder com citação

Caros amigos, no meu caso não tenho este problema com o frio, moro em Ribeirão Preto, mas a título de curiosidade (quem sabe um dia irei precisar) como é feita a proteção das plantas contra o frio intenso e as geadas?

Abraço fraterno
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos:

oportuno o assunto levantado pelo amigo Elio.Tenho o mesmo problema durante o inverno que tem se apresentado muito rigoroso nos últimos anos.No ano de 2008 chegamos ao absurdo de se registrar -5, sendo que a menor temperatura foi constatada em General Carneiro com - 6,5.

Falo seguidamente com o amigo Junior/Pr, e constatamos que as temperaturas de nossas cidades estão muito semelhantes.

Constatei que as mudinhas de Pistache já avermelharam estão caindo muito rápido e as de Ácer são mais resistentes, mesmo assim já estão caindo também.

Cada um possui seu sistema de proteção, no meu caso como as plantas se encontram em prateleiras encostadas em muros ou paredes vejo a altura necessária para cada local corto ripas com folga suficiente uso esses conjuntos de preguinhos com plástico para eletrecidade.Ficam práticas para serem enroladas e guardadas ocupando pouco espaço, não tenho como colocar num só lugar foi assim que procedi efetuando a colocação ao cair da tarde e as retirando ao receberem o sol da manhã seguinte.Como se registra muita quéda de granizo essa cobertura é colocada nos dias que se anunciam temporáis com previsão de precipitação de granizo.Estudo as medidas de altura e dai parto para a compra do plástico observando a largura do rolo, economizando muito com tal procedimento.Como me referi as coberturas são retiradas ao receberem a luz solar.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Os meus Resedás já estão todos vermelhos.... As Jabuticabeira e Pitangueiras estão sofrendo tb.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal

Como os amigos colocaram é preciso ficar atento, aqui também apareceu geada em 2 dias.

A respeito outro dia alguns colegas questionavam a resistência dos piteco ao frio, aqui o dulce queimou todas as folhas, mas acho que deve brotar já que são plantas que estão no chão para desenvolvimento, e o tortun também queimou, vamos aguardar para ver se volta a brotar.

Portanto quem tinha dúvida, os pitecos são muito resistentes, mas para o clima onde eles são naturais, aqui no sul precisam de proteção para não congelar.

Um abraço

Gerson Araldi
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado, a pouco se tem notícias da cultura do piteco aki no Sul.
O Junior/Pr, adquiriu recentemente duas plantas da Nipon que já vende a espécie, devem ter efetuado testes para sua introdução por aki.

Recebi duas pequenas mudinhas de piteco (estaquinhas) enviadas por um colega, brotaram bem e estão completamente normais, mas como falou o amigo Araldi protegidas nada sofreram por enquanto.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!
Elio, quanto sofrimento as plantas passam aí no Sul !!!
Aki elas sofrem na época do calor insuportável !!!
Amigo Ivanil, quanto trabalho, mas a recompensa é ver e saber que as plantas estão bem.
Querido Araldi, que eu saiba, pitecos são plantas que se reproduzem em terrenos arenosos, perto principalmente de praias e adoram calor, muito calor. Creio que no Sul, alguns cuidados devem ser tomados com relação a esta planta.
Angela Fernandes
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

É assim mesmo amiga Angela,o inverno ainda está em viagem e nossas plantas ja precisam de atenção especial.Acabei de colocar a proteção plástica por ter previsão de pequena geada, mas que venha, assim justifica o meu trabalho.

Abraços
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Com meus pithecos eu não tive problemas porque os coloquei debaixo de uma marquise.
Edmilson, o problema do frio é a geada, cujo gelo "queima" as folhas.
Para contornar eu só jogo alguns lençóis por cima, no final da tarde e retiro logo pela manhã. Ah, juntei as plantas mais sensíveis num lugar só, aí um lençol só é o suficiente.
Felipe, meu resedá, Pistache, Kaede, estão vermelhinhos.
Araldi, Junior, Ivanil, se preparem pq deve vir mais geadas pela frente..........brrrrrr!!!
Ângela, nós sofremos mais do que elas.............rsrsrsrs!

abraços

Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2009 1:21 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, por aqui não chega nem perto dos -6,5º citados pelo Ivanil, mas tem feito bastante frio, abaixo dos 10º.
Meus bonsai ficam sob sombrite e não tem sido afetados pelo frio. Jás meus pré, coloquei as mais sensíveis sob a proteção de árvores.
Tenho 2 pitecos: um está sob árvores e perdeu quase todas as folhas. Já o outro, uma estaca que cresce meio abafado por uma duranta, está belo. Realmente esta espécie não gosta de frio severo e necessita proteção.
Era isso.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2009 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!!!
Viro picolé só de ler o que os amigos escrevem sobre o frio que estão passando..............
BRRRRRRRRRRRRR !!!!!!!!
Querido Ricardo, tenho lhe procurado no msn e não lhe encontro....estou com saudades...........
Angela Fernandes
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2009 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Querida Angela, estou off por excesso de trabalho.
Mas amanhã pela manhã, até às 11h, estarei online com certeza.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 11:02 am    Assunto: Responder com citação

É madrinha, a gente pratica o frio todos os anos e o ruim de tudo isso é que não nos acostumamos...falam que é muito bom para a natureza, mas para nossas plantinhas... Sad
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: