|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 46 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Sáb Jun 13, 2009 6:58 pm Assunto: |
|
|
Edson
Fantástico. Achou uma otima saida, planta em forquilha é complicadissimo e voce conseguiu a melhor solução (concordando com o nick)
Abraços! |
|
|
 |
rudi_paulo
Registrado: 09/03/09 Idade: 41 Mensagens: 32 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 16, 2009 11:53 am Assunto: |
|
|
Olá Edson!
Gostaria de tirar uma dúvida com vc, pois pelo o que vi aqui pelo fórum vc tem várias Jabuticabas, e por coincidência eu tenho uma Jabuticabeira igual a essa sua antes de vc fazer as podas e estou na mesma dúvida que vc estava antes de podar um dos galhos, porém a forquilha da minha não é tão arredondada como era a sua e eu também gostei muito da sugestão do amigo GustavoLP de tentar seguir o estilo sokan, será que seria fácil seguir este estilo com uma jabuticabeira?
Inclusive estive aí em Umuarama neste último final de semana, mais precisamente na Serra dos Dourados que fica a 19 km aí de Umuarama, e rapaz como tem Jabuticabas aí nessa região, fiquei impressionado, cada árvore bonita, vc deve fazer a festa com elas aí né ...
Um Abraço. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 60 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jun 16, 2009 4:10 pm Assunto: |
|
|
rudi,
esta minha Jabu não poderia ser modelada nesse estilo pois a forquilha (se houver) deve ser bem mais abaixo. Veja este texto no site do próprio Atelier e desenho do Marcelo Duprat:
| Citação: | No estilo Sokan as raízes (o nebari) são as mesmas para os dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, onde as raízes de cada árvore são independentes.
É um dos lindos estilos observados pela comparação que pode ser feita de dois parceiros trabalhando juntos. Um casal, a mãe e o filho. Dentro do estilo Sokan, as árvores poderão ter as características dos outros estilos como Moyogi, Shakan, etc. |
Se for possível, o ideal é você postar algumas fotos para os amigos opinarem.
Aqui temos de fato muitas jabuticabeiras, tanto nos quintais como no campo. Temos até um bairro chamado Parque das Jabuticabeiras...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|