FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvidas Eugenia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 11:07 am    Assunto: Duvidas Eugenia Responder com citação

Alguém teria informações sobre a Eugenia ?? comprei uma e estou um pouco perdido........qqer coisa já ajudaria bastante....grato..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Nuvem_Branca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

nome comum: pitangueira /
nome científico: eugenia uniflora /
família: myrtaceae /

características:
árvore perenefoliada com intensa renovação foliar na primavera, sendo as folhas novas lindamente variegadas e variáveis quanto à cor, de acordo com o estágio de desenvolvimento das mesmas. as flores, pequeninas, são brancas e bem vistosas, que juntamente com as folhas novas, emprestam à pitangueira um aspecto muito atraente. sua época de floração é no inicio da primavera. o fruto, também pequeno, é uma bonita baga pendente, colorido de acordo com o estágio de amadurecimento: primeiro verde, depois verde-claro, em seguida alaranjado e finalmente, quando completamente maduro, vermelho e logo roxo-escuro.

Podes colocar foto para conhecermos o teu bonsai?!? Very Happy

http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 2:36 pm    Assunto: Re: Duvidas Eugenia Responder com citação

Oi Newton... oi Nuvem...

Quando nos referimos a Eugenia, como nome popular, normalmento nos referimos a uma planta que não é nem a pitangueira (eugenia iniflora) nem a jaboticabeira (eugenia cauliflora).
A popular eugenia é um arbusto de folhas muito pequenas e estreitas, bastante usada em paisagismo de jardins ou mesmo em vasos decorativos. Não é uma frutífera, como a pitangueira e jaboticabeira.
Tem em comum o tronco liso e claro, e a casca que se solta em escamas ao longo do crescimento da planta.

É desta eugenia que voce fala Newton?
http://www.qualiflora.com.br/produtos_eugenia.htm

Se for esta, ela gosta de pleno sol, aceita bem podas drásticas, inclusive elimando toda a massa verde, os galhos são bem flexíveis e aceitam bem a aramação.

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nuvem_Branca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

A foto não dá para perceber bem a folha... Mas cá em portugal temos uma especie de arbusto parecido com a foto... parece quase um pinheiro em miniatura... será isso?

http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Sim Nuvem... as folhas dessa eugenia se parecem com uma agulha de pinheiro, apenas mais finas e macias.
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

sim...to falando da eugenia mesmo....naum da pitangueira,..,..........é eugenia popular !!!
alguma informação?? [/img]
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Newton !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Mais uma vez o amigo Charles vem nos dar uma aula !!!!!!! Obrigada amigo !!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Já tive várias Eugênias e perdi algumas, hoje tenho uma apenas de 30 cm´s, hokidachi. Não tenho pudor em dizer que já matei várias plantas. EU AS MATEI, NÃO VOLUNTARIAMENTE, MAS POR NÃO SABER CUIDAR !!!!! Digo isso com muita tranqulidade, tranquilidade que poucos têm.

Acho que é uma planta difícil, às vezes começa a perder suas folhas de dentro para fora, as folhas começam a ter coloração marrom.

Por quê será Mestre Charles ????

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Qui Ago 04, 2005 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

pois é..minha eugenia é uma muda...com a poda que fiz já ficou com cara de bonsai....mas ainda naum tirei do vaso grande que veio do viveiro...me apeguei mto a ela e não queria perde-la ao podar as raizes !!percebi que o solo que ela se encontra é bem argiloso, parece ter pouca drenagem !! estou na duvida do substrato !! e até qto posso podar as raizes 1!!! ou se deixo ela em vaso grande mesmo, sem "abonsaiar " ela visto que é muito linda !! ah sei lá !!
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 12:20 am    Assunto: Responder com citação

foto....vou tentar colocar a foto dela !!
sujeito a criticas !! acho que o melhor estilo seria a vassoura...mas gostei dela assim !! deixe algunsa galhos para futuras podas !! estou sem arames para aramar o resto !!! creio que vá ficar boa daki uns 2 anos !!

Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Oi Angela... tudo bem?

Olha mocinha Evil or Very Mad ... sobre o "mestre", não te respondo nem o famoso "quem me dera!"..... Simplemente não sou, não tenho a pretensão de ser... e nem preciso pensar prá dizer que tá ótimo assim... sabendo do pouco que sei... e feliz por saber mais um pouquinho a cada dia!!! (uau!... essa ficou boa!!! Laughing Laughing )

E te garanto que também já despachei um bocado de bonsai pro Paraíso, mas sempre aprendendo a lição que me deixaram! Rolling Eyes

Sobre as folhas da eugenia começarem a ficar marrons e morrerem de dentro prá fora, de fato notei que isso ocorre e tenho quase a certeza do seguinte:
- A eugenia forma uma massa verde compacta, bem fechada, praticamente impedindo do sol atingir as folhas internas (ocorre o mesmo com algumas coníferas). Assim, as folhas internas definham e morrem.

Para evitar que isso aconteça, estou testando 2 opções que têm se mostrado boas:
1a) se for estilo hokidashi, podar e reduzir todo o volume externo da copa, estimulando novas brotações, e deixar voltar ao tamanho original. Neste caso, acho melhor manter a copa com volume pequeno, permitindo que o sol ainda penetre um pouco, reduzindo o risco de formar um grande buraco vazio dentro.

2a). aramar os galhos, definindo patamares com volumes menores de verde, próximo ao que o Newton fez. Tenho preferido esta alternativa. Na minha opinião o estilo fica menos "monótono", além de permitir que praticamente todo o verde da eugenia receba sol.

Newton,
Quanto ao estilo, voce já optou pelos patamares e acho um bom caminho.
Legal sentir sua "paixão" por ela, por isso, acho bom ir com calma no replantio.
Eu acho que seria legal fazer 2 coisas:
1- retirar um pouco da terra da superficie, descobrindo como está o nebari da planta. Seria legal mostrar um pouco as raizes bem na base do tronco e, além disso, já reduz um pouco o volume de terra.
2- entre agosto e setembro acho que voce pode simplesmente "cortar ao meio" o torrão, eliminando a metade inferior. Depois, retire com cuidado um pouco da terra externa do torrão, mostrando um pouco das raízes.
3- replante este torrão num vaso menor, completando a parte externa do torrão com substrato que permita boa drenagem. Este procedimento de redução do torrão pode ser repetido a cada ano, permitindo que voce coloque sua eugenia num vaso de bonsai com pouco risco.

Apenas como curiosidade, eu já fiz o primeiro replantio de eugenias eliminando absolutamente toda a terra original, podando bastante as raízes, que ainda foram lavadas para eliminar totalmente a terra. Em seguida replantei em subsatrto de bonsai.... e rezei bastante!!!
Resultado: de 4 plantas, 1 morreu, e 3 estão ótimas!... mas não recomendo! Wink

Abraço,
Charles
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pow...valeu ai Charles....
agora estou com mais coragem de replantar ela !!
vou fazer o que disse, tirar metade do torrao...agora no fds...vou comprar um vaso normal, só que mais baixo ......pensei em deixar as raizes um pouco para fora, mas no inicio do tronco, onde se encontra com a terra, parece que descasca...tipo tem uma aparencia de podre, velho sei lá........sobre os substrato, percebi que a terra que ela se encontra, é meio argilosa, mantenho esse tipo de substrato ou posso usar terra preta + areia + pedrisco ?
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Newton...

Para completar o substrato melhor usar uma mistura que permita boa drenagem e não essa terra argilosa.
Não sei como é a "terra preta" que voce tem. Humus de minhoca ou terra muito fina é ruim prá drenagem.
Se conseguir "terra vegetal", que é basicamente matéria organica decomposta, seria melhor.
De qualquer forma, use algo como 70% de pedrisco de 30% da terra que voce conseguir.
Sobre a parte do troco junto das raizes que parece velho e apodrecido, melhor voce tirar um pouco da terra da superficie para poder ver direito. O melhor seria retirar e limpar o local da parte apodrecida.
Também seria bom, como falei no post anterior, tirar um pouco da terra de cima para ver se as raizes estão bonitas e podem ser um pouco mais expostas.

Boa sorte,
Charles
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: