FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

azaleia fotos atualizadas
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 10:37 pm    Assunto: azaleia fotos atualizadas Responder com citação

ola a todos gostaria de uma opniao sobre meu trabalho comprei uma azaleia muito velha fiz algumas podas trabalhei a madeira morta com jim acho q fico bom
aceito criticas pois sao com elas q aprendemos.
obrigado
-------------------------------------------------
"O que eu gosto do Bonsai é que tem um principio e não tem fim, um botão hoje é um galho amanha, é como procurar o fim do arco Iris, quanto mais persegue mais longe ta de conseguir chegar. "

Mestre Hidaka Bonsai

desfolha

Editado pela última vez por carlos claro em Seg Jul 20, 2009 1:41 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 12, 2009 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Carlos!

Vendo a 3ª foto, me atrevo a te dizer o seguinte:
1. Vc tem uma belíssima planta que, a curto prazo, pode se tornar um bom bonsai;
2. Veja, Azaleia é uma arbusto. Tem que tirar essa visão "óbvia " de arbusto. Usar um tronco só.
3. Mas, como tua planta tem um bom tachiagari (1º terço do tronco), fica bom o estilo multitroncos.
4. Eu tiraria aquele Jin à esquerda. Está meio anti-natural. Muito reto e comprido.
5. Reduziria drásticamente a altura. Quando cessar a floração, pode tudo bem baixo. A azaléia rebrota bem embaixo.

Ficará uma planta robusta, baixa e bem adensada.

Bom, eu faria isso!

Um abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2009 12:16 am    Assunto: Responder com citação

ola Elio fico muito grato pela sua orientaçao pois assim q aprendemos irei seguir os passos e postarei novas fotos. quando posso desfolhar ela e qual a tecnica de desfollhar a azaleia uso tesoura
obrigado.

O verdadeiro mestre e aquele q tem a sensibilidade e a paciencia de ensinar pois sabe q nunca sera superado.
----------------------------------------------------------------------------
"O que eu gosto do Bonsai é que tem um principio e não tem fim, um botão hoje é um galho amanha, é como procurar o fim do arco Iris, quanto mais persegue mais longe ta de conseguir chegar. "

Mestre Hidaka Bonsai
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2009 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, pode desfolhar ela depois que não tiver mais flores nem botões a abrir. Deve ser com tesoura.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2009 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

A desfolha das Azaléias são feitas com tesousas , pq? Neste caso é para deixar aqueles " cabinhos" onde a planta reserva um pouco de água tb, é para retirar somente a folha em si ? Agora fiquei na duvida tb.....nunca desfolhei minhas Azaleias, sendo que a diminuição de folhas eu faço com outros procedimentos.
http://pedique.blogspot.com.br/
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 12:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá Felipe, tens uma excelente planta ai. A coloração das flores é linda!
As dicas do Elio estão perfeitas.
Quanto a desfolha com tesoura é assim que procedo também. As folhas devem ser cortadas para não danificar a gema que se encontra na base do pecíolo, na junção com o galho. Eu desfolho e faço podas mais severas após a floração.

Sua planta se parece um pouco com uma azaléia que tenho, só que a minha tem 3 troncos +/- numa mesma raiz. Ela tinha os galhos como a sua e fiz exatamente como o Elio sugeriu. Hoje elá está assim:

Se você quiser, tem todo o registro deste trabalho no meu blog.
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia_1/

Não esqueça de registrar com fotos e postar aqui pro pessoal acompanhar.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

felipe escreveu:
Elio,

A desfolha das Azaléias são feitas com tesousas , pq? Neste caso é para deixar aqueles " cabinhos" onde a planta reserva um pouco de água tb, é para retirar somente a folha em si ? Agora fiquei na duvida tb.....nunca desfolhei minhas Azaleias, sendo que a diminuição de folhas eu faço com outros procedimentos.

Olá Felipe!

São 3 assuntos diferentes:
1. O Carlos precisa reduzir a altura. Podar esses troncos. Tesoura/alicate neles.
2. Desfolha, como o Ricardo falou, usamos tesoura para não danificar as gemas. Pode cortar as folhas pela metade ou então cortar todas pelo pecíolo mas deixando as 2 últimas folhas do galho sem cortar e pinçar o brotinho da ponta.
3. Ramificação secundária, terciária e assim por diante: Faço da seguinte maneira: Quando brota um ramo, normalmente brotam 3, 4, 5 raminhos todos juntos, no mesmo ponto. Deixo só os 2 laterais. Os de baixo e os de cima tiro todos. É pra fazer o "espalmado"

Será que compliquei muito?

abraço
3.

Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Não complicou não.....minha duvida era somente como efetuar a desfolha, nunca fiz desfolha em Azaleias, mas em outras especies faço a desfolha bem desta forma.
Valeu companheiro....
http://pedique.blogspot.com.br/
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2009 10:09 pm    Assunto: Aproveitando, também quero dicas para minha planta... Responder com citação

Aproveitando as azaléias, ganhei uma esta semana. É uma planta de bastante idade e com tronco bem encorpado. O problema que vejo é que ela tem galhos bem grossos já e tem 50cm de altura.
Queria idéia dos amigos de como proceder com essa planta.

creio que bastante paciência trará um bom resultado...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

oi meu amigo Rogerio S. primeiro de tudo vc tem uma bela planta eu começaria com uma desfolha depois estudaria a estrutura a seguir.

+ fico na espera de novos comentarios dos amigos.
um abraço amigo.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rogério, planta velha assim é um tesouro.
Para tirar a cara de arbusto natural às azaléias, baseado n 1ª foto eu faria o seguinte:
1 - eliminava os troncos da esquerda e do meio, mantendo apenas o galho da direita que vai dar continuidade a linha do tronco. Neste que restou, ficava apenas com aquele 1º galho para melhorar a conicidade.
2 - inclinava a planta para a esquerda, criando assim um movimento na planta.
3 - ela vai brotar um absurdo em todas as alturas, proporcionando muitas opções de galhos.

Era isto.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

carlos claro escreveu:
oi meu amigo Rogerio S. primeiro de tudo vc tem uma bela planta eu começaria com uma desfolha depois estudaria a estrutura a seguir.

+ fico na espera de novos comentarios dos amigos.
um abraço amigo.

Obrigado Carlos, pensei mesmo em desfolha-la, só não o fiz ainda, pq ainda tenho algumas dúvidas do procedimento de desfolha das azaléias. A sua vc desfolhou toda, então se puder me dar uns toque de como proceder, eu vou fazer isso para que possamos ver os galhos e ramificações mais facilmente, para definir a poda correta.
Quem sabe a gente não se esbarra no sábado para conversar um pouco..
um abraço, fica com Deus...!
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
Para tirar a cara de arbusto natural às azaléias, baseado n 1ª foto eu faria o seguinte:
1 - eliminava os troncos da esquerda e do meio, mantendo apenas o galho da direita que vai dar continuidade a linha do tronco. Neste que restou, ficava apenas com aquele 1º galho para melhorar a conicidade.
3 - ela vai brotar um absurdo em todas as alturas, proporcionando muitas opções de galhos.

Era isto.

E ai Ricardo, qto tempo...td em ordem ai??
Primeiramente obrigado pelos toques...
Não entendi mto bem a poda que propôs, então eu vou ver se faço uma ilustração e posto para vc ver se é o que me falou ok...!

abraço
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 1:35 pm    Assunto: ilustração Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:

Era isto.

Ricardo, fiz uma ilustração apenas para que vc veja se é isso mesmo o que vc quiz me passar ok... qq coisa me fale.

abraço

segue também uma ilustração que eu havia feirto anteriormente.., mas desenhar é facil, tem que ver se conseguimos o mesmo objetivo com a planta...
Nesse caso eu faria uma poda drástica nos 3 ganhos, mas não os eliminaria..

aguardo opiniões.....
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério, é mais ou menos assim.
Vou fazer um esboço e posto depois.
Sua projeção está boa, mas a planta ficou um pouco alta.

Ricardo Paiva

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: