|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucio Nunes Valente
|
Enviada: Sex Ago 05, 2005 4:22 pm Assunto: Cuidados com a Piracantha |
|
|
No dia 17/04/2005, comprei uma muda de Piracantha (40 cm de altura) e plantei num vaso de barro, fiz uma leve poda na raiz para que ela se acomodasse melhor no vaso e nenhuma poda na parte aérea. Como o clima daqui é muito seco, utilizei partes iguais de pó-de-xaxim, humus e pedrisco médio. Durante uns dois meses, ela ficou na sombra, quase todas as folhas secaram e caíram, só reguei quando a superfície do solo estava seca. Há um mês, ela começou a emitir brotos em todos os galhos de forma intensa, coloquei o vaso num local que ela pudesse tomar sol e, como ela secava mais, aumentei as regas. De uns dias pra cá, as folhas novas começaram a murchar, reparei que o tom de verde é muito claro, as folhas muito finas e alguns galhos estão secando, tenho impressão que ela está morrendo de baixo para cima. O que fiz de errado? Posso fazer alguma coisa para tentar salvá-la? |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Ago 05, 2005 8:45 pm Assunto: |
|
|
Lucio, A única coisa que eu acho que vc fez de errado foi podar as raízes e não podar a copa tb, mas se ele chegou a brotar, não deve ter afetado muito.
Verifique se seu substrato está com uma boa drenagem, o Humus é danado pra entupir o dreno por ser muito fino, o que causaria o apodrecimento das raízes, que parece ser o seu caso..
Eu te aconselharia a desfolhar sua planta retirar as raízes que possam estar podres e transplantá-la para um escorredor só com areia (deixando-a fora do sol direto), nos 5 primeiros dias use um hormônio enraizante, eu gosto do Biofert, depois coloque só uma vez por semana até que ela possa ser adubada.
Se isso não resolver... Só Deus... (risos)
Um abração. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 6:26 am Assunto: |
|
|
lúcio,
algo semelhante aconteceu com uma pitanga recém trasplantada do chão.
ao examinar as raízes, notei pequenos pontos esbranquiçados grudados nas raízes, (fungos), O que fiz?
retirei a planta do substrato que era "substrato para floreiras" e pedrisco, lavei todas a s raízes, apliquei uma solução fungicida (calda bordalesa) nas raízes e folhas e replantei em novo substrato, (areia grossa, pedrisco e carvão vegetal), agora vou fazera a desfolha para estimular nova brotação.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Lucio Nunes Valente
|
Enviada: Seg Ago 08, 2005 8:51 am Assunto: Cuidados com a Piracantha |
|
|
Mas como devo proceder? Lavo as raízes livrando a planta do substrato antigo e planto apenas na areia? Essa areia deverá ser fina ou um pedrisco? Nunca fiz esse plantio no escorredor de macarrão, por isso as dúvidas.
Obrigado pelas respostas anteriores.
Abraços a todos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|