|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 51 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 8:56 am Assunto: IMPORTANTE TBM |
|
|
IMPORTANTE TBM,,NÃO ADUBE ELA AGORA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 11:56 am Assunto: bonsai |
|
|
Isso de que flores e frutos exigem muito das plantas é conversa para bol dormir.
Se for assim, todas as plantas se estressam tão logo produzem flores e frutos, o que sabemos muito bem não ser verdade. Por que seria diferente com a romanzeira?
O que temos que fazer é adubar, com regularidade, para que a planta não sinta falta de nutrientes e continue a produzir bem e muito. Essa planta pede um solo bem ácido, com muita matéria organica e bem solto, com uma boa drenagem, para evitar encharcamento nas raízes.
Elio, a principio toda e qualquer planta podemos obter mudas a partir de alporque. O que ocorre é que em algumas o alporque pode ter um resultado rápido (caliandra, ficus, cítricos) e em outras o resultado é mais demorado (aceroleira, pitangueira, jabuticabeira, buxus). Algumas, como a romanzeira, respondem dentro de um meio termo. Se for feito na primavera, as chances de um bom resultado serão otimizadas, claro.
Quanto a casca ser fina, isso não é empecilho, pois o que interessa é fazer o anelamento corretamente. Tão logo voce observe as primeiras raízes, retire o plastico e coloque um vaso plastico cortado no fundo, para caber no galho, contendo um substrato bem drenante e rico em material organico. Lembre de regar com regularidade, sem encharcamento, para favorecer um enraizamento mais rapido. Esse procedimento resulta sempre bem em jaboticabeira, pitangueira, aceroleira e romanzeira. Pode ser igualmente utilizado em outros tipos de plantas, sem nenhum problema.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 2:56 pm Assunto: |
|
|
Valeu a informação!
Obrigado, Nicky!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 51 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 3:51 pm Assunto: BOM |
|
|
BOM,MEU RELATO É DE VER TRABALHOS E OUVIR BONSAÍSTAS EXPERIENTES,E REALMENTE,,,TODA AS VZS QUE UMA PLANTA SE ESTRESSA,,PRODUZ FLOR...DIGO QUASE TODAS ELAS,,POIS CADA PLANTA É DE UM JEITO,,,EU SOU UM BOI COM SONO ENTÃO.
RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 40 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 2:30 pm Assunto: |
|
|
SHE IS ALIVE!!!!
hehehehe
Minha pequena romãzinha brotou, e brotou com gosto!
Está cheia de brotos novos!
Que bom!
Depois posto fotos! |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 40 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 4:07 pm Assunto: |
|
|
Como ela sobreviveu e está com uma bela brotação, acho que agora eu já posso adubá-la né?
Alguém pode me informar qual é o melhor abubo pra ela? |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 45 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 10:44 pm Assunto: |
|
|
As vezes, em vez de passar para ume escorredor, quando a planta está nesses vasos de plástico, eu tiro ela do vaso e pego a furadeira e faço milhoes de furinhos e boto ela devolta no mesmo vaso, daí ela ja fica no mesmo vaso só que com possibilidade de as raizes sairem pelos furinhos!
Obviamente boto o vasinho numa bacia, ou simplesmente largo ele no chão mesmo! |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 40 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 9:07 am Assunto: |
|
|
Então faça como o nickyfury disse:
"Substrato bem drenado e ácido"
Então troca este substrato logo, estes vasinhos de plastico acumulam muita água nos pé (do vaso), pois ali não tem orificio.
O que tinha acontecido com sua planta é que ela tem folhas caducas e elas sempre caem no outono/inverno. _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|