FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aroeira
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2009 3:08 pm    Assunto: Aroeira Responder com citação

Outra muda que ganhei numa reserva ambiental.

É uma aroeira. Não se se farei um bonsai dela, mas se fosse fazer, o que deveriua fazer? Qual seria o próximo passo, aproveitando que é uma planta bem nova?

Detalhe:

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 8:22 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia amigo,
bem se vc passar ela no estado que se encontra para um escorredor ela ira engrossar o tronco. Ai assim, eu cortaria acima do segundo broto. Desta forma, esperaria novas brotações p. formar a copa.

Obs: passando p. escorredor... comece a dar atenção p. nebari.

São minhas considerações.

Abraço

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Realmente colega, deixe ela desenvolver como bad_clusters falou para daqui uns tempinhos poder visualizar o melhor caminho para ela.
Aguarde uns 45 dias após o transplante e comece a adubá-la. Não deixe faltar adubo, mas também não exagere.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

ola, se essa planta fosse minha eu faria a aramação o quanto antes possivel educando ela para um literati cortando fora aquels 2 galhos que surgem na base e um dos dois galhos da parte mais alta da planta, aproveite o tronco fino e só depois da aramação coloque éla no escorredor.

o que acha???
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

bad_clusters escreveu:
Bom dia amigo,
bem se vc passar ela no estado que se encontra para um escorredor ela ira engrossar o tronco. Ai assim, eu cortaria acima do segundo broto. Desta forma, esperaria novas brotações p. formar a copa.

São minhas considerações.

Abraço

Obrigado pela dica! Só uma pergunta: passo-a para o escorredor agora e faço a poda na primavera?

Abração, e obrigado pela ajuda!

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Sandi escreveu:
ola, se essa planta fosse minha eu faria a aramação o quanto antes possivel educando ela para um literati cortando fora aquels 2 galhos que surgem na base e um dos dois galhos da parte mais alta da planta, aproveite o tronco fino e só depois da aramação coloque éla no escorredor.

o que acha???

A princípio não simpatizei muito com o estilo literati, mas não conheço nada de bonsai ainda! Estou buscando. Fiz apenas uma pesquisa no próprio fórum e vi fotos. No que consiste o estilo? É o tronco retorcido com "curvas bem acentuadas? Conhece algum lugar onde eu possa conhecer mais do estilo?

Caso opote por seguir sua dica, deveria fazer a eliminação dos galhos neste momentyo, ou aguardar a primavera?

Forte abraço, e obrigado!

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

bad_clusters escreveu:

O que deveria fazer? Como trabalhar nebari?

Ainda não vi como estão as raízes. Ganhei a muda em um saquinho e plantei com todo o torrão que veio para pensar o que fazer no futuro.

Forte abraço a todos.

Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Ola JC . O escorredor ajuda no desenvolvimento da planta como um todo , pq melhora a "respiração" das raizes e junto a adubação acelera o crescimento .. Se o inverno for rigoroso poraí , não faça nada agora , espere esquentar...enquanto espera consulte os topicos para colher melhores informações .
Realmente o estilo literati é meio estranho no inicio do aprendizado , alguns amam outros odeiam , e é tb o estilo mais dificil de se dominar e aprender, porque ao contrario do que parece exige muita tecnica e conhecimento .
O nebari é parte importante do bonsai , consiste no posicionamento correto das raizes , isso conseguimos quando transplantamos de um recipiente para outro, desembaraçando as raizes e escolhendo as ideais para que tomem as direções certas . Olhando-se de cima um bom nebari deve se parecer com uma roda de carroça ,com as raizes se afastando do tronco em todas as direções , entendeu ??
Alguns estilos exigem nebaris mais fortes , outros não ... o literati por exemplo não deve ter um nebari muito visivel , para não desviar o olhar dos movimentos do tronco e da copa .

Espero ter ajudado , no mais , estude , pesquese e pratique muito ... boa sorte ...
1-
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

SERGIO BONSAI escreveu:
Ola JC . O escorredor ajuda no desenvolvimento da planta como um todo , pq melhora a "respiração" das raizes e junto a adubação acelera o crescimento .. Se o inverno for rigoroso poraí , não faça nada agora , espere esquentar...enquanto espera consulte os topicos para colher melhores informações.

Eu já dei uma boa lida nos tópicos, mas você já me adiantou uma dúvida: fazer ou não agora. Aqui não é rigoroso o inverno. Estamos mais perto do equador do que o RJ (logo acima). Aliás, está bem quente nos últimos dias. Acho que neste final de semana devo passa-la para um escorredor.

SERGIO BONSAI escreveu:
Realmente o estilo literati é meio estranho no inicio do aprendizado , alguns amam outros odeiam , e é tb o estilo mais dificil de se dominar e aprender, porque ao contrario do que parece exige muita tecnica e conhecimento .

Talvez eu tenha que me acostumar ainda. Mas a princípio, mesmo admirando a dificuldade técnica de faze-lo (indiscutível), não me agrada o resultado final. Me parece um pouco exótico. Além disso está muito longe dos meus conhecimentos. Talvez eu não tenha aprendido a aprecia-lo, mas vamos dar um passo de cada vez. Andei pensando no estilo vassoura. Li em algum lugar (neste site) que este estilo cai bem na aroeira. Acho que ainda tenho tempo para pensar. Vamos ver.

SERGIO BONSAI escreveu:
O nebari é parte importante do bonsai , consiste no posicionamento correto das raizes , isso conseguimos quando transplantamos de um recipiente para outro, desembaraçando as raizes e escolhendo as ideais para que tomem as direções certas . Olhando-se de cima um bom nebari deve se parecer com uma roda de carroça ,com as raizes se afastando do tronco em todas as direções , entendeu ??
Alguns estilos exigem nebaris mais fortes , outros não ... o literati por exemplo não deve ter um nebari muito visivel , para não desviar o olhar dos movimentos do tronco e da copa .

Espero ter ajudado , no mais , estude , pesquese e pratique muito ... boa sorte ...
1-

Sim ficou claro! Aliás foi a explicação mais didática que li até agora! Ao menos para nós, leigos. Agradeço muito a ajuda! Forte abraço.

Forte abraço a todos.

Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Lembre-se que o inverno começou ontem ,mas se não resistir a tentação de por a mão na massa , tente mexer o minimo possivel no torrão original , apenas coloque o torrão no escorredor de macarrão e preencha os espaços com areia grossa de construção [areia lavada de rio } e aguarde até setembro para começar a adubação ... boa sorte.
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que vou deixar para mexer mais para frente... não quero "correr risco" desnecessário. Eu a plantei em um vaso bem maior do que o saquinho que estava, sem mexer em nada. O torrão do jeito que chegou foi para o vaso com mais terra. Só que eu deveria ter colocado areia. Mas vamos devagar.

Abraço.

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz uma aramação para tentar aprender. Depois posto fotos para recolher sugestões e críticas.

Abração a todos.

Forte abraço a todos.

Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ola JC. Outra dica que eu poderia te dar , se me permite , é sobre a quantidade de mudas e pré-bonsai e plantas em geral . Uma vez li que o ideal é ter no minimo 365 plantas , uma para cada dia do ano, eheheh Laughing , assim a que vc trabalhou hoje só será trabalhada novamente em um ano { tempo minimo para elas } . De resto é seguir as 5 lições basicas dos mestres na arte do bonsai :
1- paciencia..
2- paciencia e observação ...
3-paciencia, observação e tentativas...
4-paciencia, observação, tentativas e por ultimo ...
5 - MUITA PACIENCIA ... Very Happy Very Happy Very Happy
boa sorte, amigo .
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

SERGIO BONSAI escreveu:
Ola JC. Outra dica que eu poderia te dar , se me permite , é sobre a quantidade de mudas e pré-bonsai e plantas em geral . Uma vez li que o ideal é ter no minimo 365 plantas , uma para cada dia do ano, eheheh Laughing , assim a que vc trabalhou hoje só será trabalhada novamente em um ano { tempo minimo para elas } . De resto é seguir as 5 lições basicas dos mestres na arte do bonsai :
1- paciencia..
2- paciencia e observação ...
3-paciencia, observação e tentativas...
4-paciencia, observação, tentativas e por ultimo ...
5 - MUITA PACIENCIA ... Very Happy Very Happy Very Happy
boa sorte, amigo .

Hehehe.. me assustei! Eu não teria como colocar 20 bonsais em meu aptº! hahaha.

Sempre tive muita paciência.. mas como me sugeriram de fazer uma aramação, achei que não faria mal algum começar a praticar. Só depois fui ler que uma planta transplantada pode murchar com a aramação. Se tivesse lido isso antes, eu não teria feito. Mas ela está bem. Depois que fiz a aramação, já surgiram novos brotos.

Minha idéia é transplanta-la para o escorredor no final de setembro e só depois de outro bom tempo pensar em alguma poda. Não tenho pressa mesmo!

Mas agradeço sempre a atenção! É sempre de grande valia para mim!

Forte abraço.

Forte abraço a todos.

bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

desculpa amigo demorar a responder é que houve um problema de saude na familia..

mas vc tem alguma duvida? acho que os amigos já responderam!!1

Abraço

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: