Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 8:35 pm Assunto: Ficus - finalmente achei do jeito que eu queria! |
|
|
Olá pessoal
De volta para a arte, agora com minha segunda planta.
Vou resumir um pouco da história de como iniciei na arte para que entendam o porquê da minha alegria rs
Sempre gostei de bonsai (desde que assisti o filme Karate Kid (há muuuuito tempo atrás). Acho que muitos aqui conheceram a arte nesse filme, ou estou errado?
Então finalmente em 1998 eu fui atrás, pois com a internet ficou bem mais fácil. Comecei me interessando pela espécie ficus pois achava que era a mais bela. Com o passar do tempo acabei tendo como primeiro bonsai um Ulmus parvifolia (o que é ótimo pois para iniciante é a planta certa, mas te dá confiança demais também, acaba sendo uma faca de dois gumes, voce acha que tudo é facil começando com um ulmus rss).
Durante os anos que eu estava no hobby me desinteressei pelo ficus, priorizando apenas especies caducas. O motivo foi que não achava nem um material legal para começar.
Então hoje, e somente hoje finalmente chegou um ficus do jeito que eu queria. Estava esperando sua chegada há 1 semana, não sei como resistiu dentro da caixa esse tempo todo nos correios (bom....ficus é imortal ne rss). Foram anos, mesmo quando longe do hobby, procurando a planta certa (questão de gosto). Aí está:
O que acham, tiro esses "musgos" ou deixo?
Bom, claramente a planta tem alguns defeitos graves (ainda bem, senão seria muito facil e sem graça ).
Na visão lateral fica evidente a falta de espessura no tronco, o que ja nao acontece nas visões frontais e traseiras.
Medidas
Agora preciso descobrir como incentivar o Ficus a lançar raízes aéreas e aumentar a espessura da base além de melhorar o nebari.
Em relação à parte aérea o trabalho é tanto que nem sei como começar......o apice esta dividido e não sei o que fazer por enquanto....
O vaso medonho é temporário. Minha intenção é sempre deixar a planta o menor possível. Essa grande raiz que sai do galho secundario e vai para o solo não decidi se vai ficar ou vou tirar. As duas raizes finas que saem do meio do tronco com certeza vou eliminar.....as dúvidas são imensas mas a alegria é muito maior!
Opinem e critiquem à vontade. Tudo será bem vindo.
Ahh....que espécie é essa? Não souberam me informar (quem vendeu). |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 9:12 pm Assunto: Re: Ficus - finalmente achei do jeito que eu queria! |
|
|
ola lg
muito bonito seu ficus!!!
olha ele me parece um FICUS RETUSA em!!!
postei esses dois pra ti ter uma inpiraçao!!
abraço parcero
 _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 9:18 pm Assunto: |
|
|
Ola Blackneedles
Obrigado! Será que é um retusa? Fiquei na dúvida qdo comprei, não faço ideia mesmo. Parece-me que o retusa tem a casca do tronco mais lisa e escura.
Vendo as fotos que postou vi que as raizes, mesmo finas, são deixadas.
Pessoal, acho que uns dos problemas nessa planta é esse apice, está mais grosso na parte mais alta:
 |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 9:29 pm Assunto: |
|
|
ola lg esse teu ficus pode ser da variaçao retusa microcarpa!!!
acho eu!!
abraço _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qua Jun 24, 2009 11:08 am Assunto: |
|
|
Ola LG
Muito bonito o seu ficus, tamanho reduzido e tronco grosso.
As raizes aéreas são muito bonitas, mas nos ficus elas no futuro vem a dar problemas com o crescimento invertido do tronco. Como dá pra perceber nitidamente nesta sua planta. O galho (o primeiro de baixo para cima) que esta sendo alimentado por aquela raiz aérea mais grossa está sugando toda energia que deveria ser distribuída uniformemente em toda a planta, esse galho esta desenvolvendo massa folhar e esta muito mais verde que os demais. Se fosse minha a planta eu a tiraria, bem como as as outras duas.
Quanto ao musgo também o tiraria, pois não se vê o nebari e consequentemente dificulta, se for preciso a correção do mesmo.
Um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Jun 24, 2009 11:19 am Assunto: |
|
|
Realmente Afonso, e aposto que você lembrou desse meu ficus...
aconteceu da mesma forma, a raíz aérea trouxe coinicidade invertida pra planta, e agora não sei o que fazer...
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jun 24, 2009 2:13 pm Assunto: |
|
|
Alem desse detalhe da conicidade , achei a raiz muito reta , artificial .. se minha fosse .. eliminaria a raiz e tentaria uma triangulação na copa... boa sorte e parabens pela aquisição ... PS: Tenho medo de comprar plantas pelo correio ... Como foi com vc ????? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 24, 2009 4:44 pm Assunto: |
|
|
Olá LG!
Complementando o que os colegas disseram:
-É um Ficus retusa.
-Raízes aéreas surgem mais rápido quando o vaso já está todo tomado por raízes.
-Se vc quer raízes aéreas, não tire as que estão atrás. É assim que elas surgem.
-Tire aquele ápice e eleja outro.
-Baixe um galho para fazer a parte da direita
-Tire o musgo do tronco. Tronco com musgo mantém a umidade e favorece presença de fungo. Aprendi que essa parte inicial do tronco é a parte mais sucetível da planta em adquirir doenças e pragas, quando úmidas, por isso não se deixa musgo nem se chega terra.
acho que é por aí!
De resto, vc realmente adquiriu uma bela planta com bom potencial.
parabéns! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 25, 2009 12:59 am Assunto: |
|
|
Afonso
Muito bem observado, vou retirar a raiz e poder esse galho grande, deixando-o mais curto. Ja farei uma muda com o galho rss
O apice também sera podado.
Obrigado pelo elogio e pelo conselho.
Sergio
Também estou achando artificial. Ja comprei diversas plantas (bonsai) por correios, nunca tive problemas. Exceto nesse ficus que o vendedor, por erro completo dele, mandou para ribeirao preto e não para são paulo. Entao foi pra ribeirao e de la veio pra ca. Até previ o erro mas mesmo assim ele mandou. Por isso ficou 1 semana em transito mas chegou otimo mesmo assim.
Elio
Obrigado pela identificação.
Optei por nao deixar raizes aereas por enquanto, retirei as mais finas.
Também segui seu conselho e retirei o musgo e de fato acredito haver fungos, veja:
Eu passo a unha nessas areas brancas e elas esfarelam.
Sera que se eu passar uma pomada antifungica resolve? (exemplo> miconazol, cetoconazol etc) Ou devo usar calda bordalesa mesmo?
Obrigado pelo elogio! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Jun 25, 2009 10:58 am Assunto: |
|
|
Menos pânico quanto aos fungos... menos de 5% deles atacam vegetais vivos, o resto só degrada o que já está morto... Mas se tiver medo, pode usar calda bordalesa sim... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 25, 2009 12:05 pm Assunto: |
|
|
Olá LG!
Quanto aos fungos o Arzivenko já disse tudo.
Quanto à fungicidas para seres humanos, os que vc citou, não creio serem bons para o reino vegetal.
O que vc acha, arzivenko?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 27, 2009 12:10 am Assunto: |
|
|
Arzivenko
Vou esperar então para ver se cura sozinho
Elio
Diversos fungos presentes no solo e vegetais podem infectar o homem e até matar, ou seja, somos susceptiveis a eles e os remedios feitos para humanos acredito ter ação sobre estes fungos. Mas não é certeza rsss
====
Vejam uma projeção de um membro de um forum internacional sobre essa minha planta. Disse que ficaria um bom shohin. Ficou otima ne?
 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Jun 27, 2009 2:09 am Assunto: |
|
|
BROTHER!
VALEU A PENA ESPERAR EIM!
gostei muito da sua planta...
e com certesa seguiria essa projeção, vai valorizar muito sua planta, e como paciencia é uma coisa q cultiivamos junto com o bonsai... vai ter ai um bom tempo pra vc e seu bonsai se conhecerem e se desenvolverem...
acredito q vai ser um bonsai de elite!
rsrs
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 27, 2009 9:19 am Assunto: |
|
|
OLA LG
ASSIM VAI FICAR SHOW EM!!!MAO NA MASSA AMIGO E BOA SORTE!!! _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
|
|
 |
LG 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 27, 2009 1:06 pm Assunto: |
|
|
Filipe obrigado! Já segui, realizei a poda radical ontem mesmo, agora é esperar pra ver
BLack obrigado amigo!
------
Fiz uma projeção do que eu espero ter de brotação:
 |
|
|
 |
|