|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jun 28, 2009 3:12 am Assunto: Evolução Pitangueira |
|
|
Amigos esta pitangueira apresentava um movimento interessante e meu trabalho foi de apenas cultiva-la e efetuar podas de manutenção. Yamadori rural.
Em agosto de 2007:
[url]
Já compactando a copa – outubro de 2008:
[/url]
Junho 2009 -o 1º galho foi desfolhado no final de março para estimular seu crescimento, que já melhorou bastante.
[url]
Dicas e sugestões são muito bem vindas.
[/url] _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Dom Jun 28, 2009 8:09 am Assunto: |
|
|
Olá.
Da primeira à última foto se passou um bom tempo, queria saber se essa pitangueira emitiu alguma raiz pra fora do escorredor ao longo desses anos. Pergunto isso pq a minha nunca emitiu nada. Estava esperando aparecer algumas pontinhas das raízes pra fora pra poder colocar na mamadeira mas começo a achar que se eu não colocar o escorredor em cima da mamadeira ela nunca emitirá raízes. Deve ser alguma coisa relacionada com fototropismo da raiz. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jun 28, 2009 7:59 pm Assunto: Raízes |
|
|
Ricardo, parabéns pela bela planta!! Gostei da estrutura simples e bonita!! Junto com a Jabuticabeira esta é uma das espécies que mais gosto!! Agora só está faltando colocá-la numa mamadeira...
Bruno, o problema deve ser falta de nutrientes por isso as raízes não se desenvolvem. Tenho uma pitangueira nas mesmas condições dessa sua e as raízes aparecem no fundo do escorredor.
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:04 am Assunto: |
|
|
iaew Ricardo,
estava procurando um post sobre uma tecnica que vc utilisou e achei essa plantinha interessante?
a quantas anda o processo de formação?!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 9:42 am Assunto: |
|
|
Já que o Filipe ressucitou este tópico, aproveito para tirar uma dúvida desta sua planta. Ricardo, na primeira mensagem falou que desfolhou para engrossar mais o primeiro galho. Como funciona?
Tinha em mente exatamente o contrário: desfolhar todos os outros galhos e deixar com folhas somente o que quer engrossar. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 10:16 am Assunto: |
|
|
Pois é Filipe, mas eu entendi o que o Nikkei perguntou.
Também sabia que se desfolhavam todos os galhos e deixava apenas aquele onde eu necessito, ou desejo, maior evolução.
Mas pelo que o Ricardo citou, ele desfolhou apenas aquele que desejava o maior crescimento.
Embaralhou tudo agora... hehehe!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 1:21 pm Assunto: |
|
|
Alo galera, peço desculpas a todos. Quando fiz o procedimento tinha o entendimento que se desfolhasse apenas um galho, a força da planta iria para ele. Mas como todos bem destacaram aqui, eu estava errado. O galho não desfolhado cresce mais que os demais pois estes estão centrados em repor as folhas e o não desfolhado está centrado em crescer.
O CORRETO - não desfolhar o galho que se deseja que engrosse!
Filipe- ela ficou meio abandonada e ainda sofreu um acidente: recebeu uma sapecada do sol no verão de 2010 e quase morreu. Chegou a perder ramos secundários. Vou fotografar pra atualizar. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 1:24 pm Assunto: |
|
|
Beleza Ricardo! Valeu pela dica!
Abração e quando nos veremos?
Quero ver se esse ano compareço a mais reuniões em POA.
Estou muito distante do grupo e isso não é bom!
Até. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Editado pela última vez por Renato Rodrigues Roehrs em Ter Jan 11, 2011 1:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ricardo. Uma pena, achei que tinha uma outra técnica inserida aí. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
Ai galera, depois de ter esquecido de trabalha a planta e dela sofrer um “torrão” e ficar super desidratada, perdendo todas as folhas e alguns ramos, dei mais atenção a ela.
Vejam foto dela, agora (janeiro de 2011):
Tem muita coisa que corrigir:
- o galho de baixo ainda precisa encorpar muito e ramificar
- os 2º e 3º galhos precisam ser encurtados
- e o nebari ... fraquinho
Sugestões, dicas, idéias ... toda e qualquer sugestão será muito bem vinda. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 8:58 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, minha sugestão é no sentido de iniciar a ramificação lateral dos galhos. Para isso, o ideal é estar reduzindo o comprimento de todos, procedendo, inicialmente, a uma desfolha completa, para melhor analisar a estrutura aerea e verficiar a condução mais adequada a cada galho primário.
Como a jabuticabeira e a aceroleira, a pitangueira requer uma atenção constante nesse quesito, pois ao não atentarmos para isso, podemor perder o trabalho executado durante todo um ano. Reduzindo o comprimento dos galhos, cuidamos então de favorecer as brotações laterais em cada galho, visando primeiro o desenvolvimento dos galhinhos secundários e sobre estes, a ramificação terciária e a ramificação fina.
Eu considero a grossura atual do tronco como ótima. Por isso, sugiro o replantio em um vaso de treinamento, com altura entre média a baixa, visando a acomodação das raízes corretamente. Claro que esse reenvase será melhor realizado na primavera. Até lá, pode ir acertando a estrutura aerea, sem nenhum problema.
O nebari, uma grande preocupação, será então formatado e exposto após o reenvase. Nessa fase de cultivo, o nebari passa a ser mais interessante que o atual, ocorrendo paulatinamente seu desenvolvimento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 6:11 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, muitas vezes é melhor recomeçar a formatação de uma planta do que insistir em tentar corrigir algo que, normalmente, nunca conseguiremos um resultado satisfatório.
Vou fazer a redução dos galhos, mantendo apenas o 1º que precisa encorpar.
Depois que ela rebrotar, o que você acha de eu fazer um falso transplante? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 6:50 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva,
não entendo oq é falso transplante, da um help ai..
rs
aqui em vitoria - ES não tenho problemas em transplantar fora de epoca, alias, normamente faço os transplantes em dezembro e janeiro, que é quando tenho menos trabalho, vitoria é quente o ano inteiro e as plantas nunca reclamaram, alias as recomendações de um bonsaista que li em uma revista de circulaçlão nacional que saiu de linha seria de replantar as jabuticabeiras no meio do verão, pois dessa forma ele havia conseguido resultados mais satisfatorios.
se não me engano o nome dele é Marcelo, mas me falha o sobrenome, nickyfury conhece, já vi ele citar esse bonsaista em post aqui.
quanto a planta, se ela esta com problemas no nebary e ainda precisa encorpar o 1º galho, não seria mais eficiente apoiar esse escorredor em uma bacia repleta de nutrientes para ela se desenvolver?
eu deixaria esse 1º galho subir a vontade, vc engrossaria elee de tabela almentaria a conicidade e teria tempo de ir melhorando o nebary, talvez um transplante para corrigir o nebary e voltar com ela pro escorredor apesar do vaso de treinamento facilitar os outros procedimentos que o nickyfury sugerio, eu acho q atraza um pouquinho pra engrossar o galho mas da pra fazer tb.
obrigado por atualizar o topico Ricardo, eu gostei da estrutura dela, espero ve-la em um vaso de bonsai logo!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 7:46 pm Assunto: |
|
|
Pois é Filipe, durante 13 anos de cultivo eu nunca me liguei em épocas para intervir em plantas, e nunca tive problemas... o clima aqui no ES é sempre o mesmo, eu só me preocupo em manter a planta na sombra por uns dias e constantemente ir borrifando as folhas delas com água.E quando algum colega de outro estado me pergunta sobre a melhor época para algum procedimento...se eu souber é só teoria mesmo.
A pitanga tem um movimento muito elegante, falta só uma espessura maior do tronco. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|