|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 9:59 pm Assunto: Pithequinho (pithecolobium tortum) |
|
|
Oi pessoal...
Este é um trabalho que venho fazendo com um pithequinho há pouco tempo.. cerca de 2anos...
Quando a vi, me chamou a atenção a quantidade e movimentos de galhos...
Apesar de bem pequena, tinha um tronquinho cujo diâmetro na base me agradou, em relação ao pequeno porte da planta...
Antes de iniciar o trabalho....
Desfolhada... mostrando a estrutura a ser explorada....
Podas feitas, pasta selante passada.. aramações básicas (e grosseiras... )... Retirei um pouco do substrato para saber como era o nebari....
No novo vaso, enfolhada, "fazendo pose".... mas sabendo do longo caminho a ser ainda trilhado...
O bonsai tem hoje 13cm de altura, fora o vaso...
No Bonsai 2009 este pithequinho foi desfolhado e refeita a aramação, que espero retirar no final da primavera... e aí faço mais fotos...
Em resumo, este pithequinho tem uma estrutura primária definida, mas falta desenvolver quase que totalmente a estrutura secundária e terciária...
Pelo rápido desenvolvimento dos pithecos, acredito que em mais 2 anos a estrutura esteja bem melhor definida...
No próximo reenvase penso em abaixar mais um pouco o nível do substrato, procurando mostrar um pouco das raizes no nebari, esperando com isso, conferir um pouco mais de robustez no bonsai...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Ter Jun 30, 2009 10:18 pm Assunto: Re: Pithequinho (pithecolobium tortum) |
|
|
OLA CHARLES BELO TRABALHO EM
VALEW _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 8:09 am Assunto: |
|
|
interessante este trabalho .
vc tem uma visão pra estilizar fora de serie , parabens.
parace que tudo que vc toca vira ouro.
cuidado qdo for tocar em amigos . rsrsrsrs
abraço. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 9:11 am Assunto: |
|
|
Charles...show de pitequinho...
Parabéns. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 9:12 am Assunto: |
|
|
Que beleza Elio - compacta, com movimento.
Excelente visão. A inversão da frente ficou muito boa.
Apenas a plantaria mais para a esquerda, parece estar "sobrando" vaso. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 10:37 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Blackneedles, Rodrigo, Junior... seus comentários motivam a gente.. valeu mesmo!...
Flavio... confesso que "enxergar o cavalo dentro do bloco de mármore a ser esculpido" (isso é uma historinha longa... ) é um desafio que as vezes me faz ficar meses olhando uma planta bruta, antes de fazer trabalhos e podas radicais nela.... Mas acho importantísssimo fazer assim pois é a partir da base do trabalho que ocorrem o maiores erros ou acertos... E comigo ocorrem ambos....
Ricardo... pequena correção, sou Charles, não Elio (este sim.. um grande cara!!!!... )...
Voce fez 2 comentários que fazem muito sentido...
1) inversão da frente... também concordo ficou melhor assim do que nas primeiras fotos mas, depois da ultima fotoa já fiz uma nova escolha de frente, que seria uma rotação do vaso em cerda de 30 graus no sentido horário... pena não ter esta foto agora...
2) posicionamento no vaso: como este foi o primeiro envase da planta, tive que respeitar algumas raizes que não deveriam ser podadas neste momento, daí, "encaixei" a planta no vaso da forma como me foi possivel...
Como falei antes, no próximo reenvase pretendo elevar um pouco mais a planta e mostrar algumas raizes no nebari e... talvez, usar um vaso redondo...
Agradeços seus comentários e sugestoes...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 10:54 am Assunto: |
|
|
Pô Charles, mil desculpas.
Aguardarei a foto da nova frente.
Quanto as raízes, realmente isso acontece. Já por várias vezes também precisei posicionar "mal" a planta em função delas.
Mas isot é apenas um pequeno detalhe pois a planta é SHOW!!!!!!!!! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 01, 2009 8:11 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - mais uma planta para nossa coleção...
Já temos aquela calliandra, aliás, como está la ????
Não se esqueça que é NOSSA !!!!!!!
E agora você nos apresenta uma belezura de piteco.
Acho que realmente falta um trabalho mais refinado, como é do seu feitio.
Por quê vaso redondo ?????
Estou embevecida com esta nossa nova planta.
e............ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 9:56 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Ricardo... na primavera vou desfolhar e rever a aramação deste pithequinho e nesse momento fotografo a frente que estou visualizando....
Menina Ângela.... há quanto tempo!!!... pois é... nossa coleção não pára de crescer !!!...
Este pitheco tem mesmo um longo trabalho a ser feito e uma estrutura de galhos secundários mais elaborada é o próximo passo... No Bonsai 2009 eu fiz uma desfolha e aramação, bem como, comecei a definir melhor a futura a estrutura do ápice, tendo trocado algumas idéias com Hidaka san antes disso...
Assim que puder, mando fotos dela "nua"...
A nossa velha calliandrinha bateu na trave da porta do paraíso!!!! Numa viagem mais demorada que fiz, a pessoa que se encarregou da rega de meus bonsai cometeu um deslize e, como voce sabe bem, as calliandras são beberronas... No meu retorno encontrei 4 calliandras com aspecto de mortas e, infelizmente, a nossa calliandrinha era a em pior estado, pois era tmabém a de menor vaso!!!
Fiz um terapia intensiva nelas e consegui evitar que morressem, mas os danos que aquela callinadrinha sofre foram imensos... perdendo muitos galhos e deconfigurando sua estrutura...
Sua brotação retomou com vigor, mas ainda não é o momento de sequer tentar enxergar um novo visual para ela...
É muito chato... mas faz parte né Ângela???... salva ela já está... agora falta esboçar qual será a cirurgia plástica que ela sofrerá...
Não te mando fotos dela agora prá evitar um infarto em voce!!!!
Abraços,
Charles |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 6:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles
Tudo Tranquilo por la
Realmente esta planta, como as demais, são muito bem cuidadas, digamos assim minuciosamente trabalhadas. Pois eu vi este piteco no bonsai 2009, e realmente já esta bonita, mas com as mudanças propostas vai ficar melhor ainda.
Charles, mas não foi nenhuma daquelas caliandras que você levou para expor no bonsai 2009, que sofreram com a falta da rega?
Estou muito contente que você esta participando mais ativamente neste fórum.
Obs.: Só estou esperando chegar a primavera para tirar algumas caliandras vermelhas que me pediu, me manda o endereço por mensagem privada.
Um abraço
Afonso. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 6:52 pm Assunto: |
|
|
Grande Afonso.... tudo bem cara?...
Não, o problema com as calliandras aconteceu antes do Bonsai 2009 e foi cum calliandras selloi e não com as spinosas!!!!....
Por sorte, todas as minhas spinosas são de porte maior e com vasos grandes, mais substrato.... e aguentam melhor uma eventual falta d'água... mas não quero mais este problema por aqui...
Estou tentando retomar um pouco minha participaçao no forum, mas preciso também me organizar um pouco melhor, fotos dos ultimos trabalhos... essas coisas que não curto e toma tempo!!!...
Mas estou me empenhando!...
Legal que voce tenha curtido meu pithequinho e as calliandras que levei!... é muito bom acompanhar e partilhar o desenvolvimento de nossas plantas... e também... receber as críticas e sugestòes dos colegas...
Grande abraço,
Charles
P.S.... aguardo ansioso a primavera...  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 11:48 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - que peninha !!!!!!!!!!!
Aquela nossa calliandrinha era a coisa mais linda que já vi.....
Que bom que não chegou a ter a marcha fúnebre !!!!
Agora é trabalhar a plantinha novamente, coisa que você faz com maestria...
Com certeza em breve você postará a NOVA calliandrinha.
Como anda nosso plantel ????
e............. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 10:50 am Assunto: |
|
|
Oi Ângela...
Quem sabe né???.... "the litlle calliandra rides again!!!!.... seria ótimo né???... Tadinha... foi triste mesmo! Mas afinal, assim como na vida.. é no bonsai... e o tempo resolve tudo!!!... Em algum momento, alguma "coisa" sairá dela !!!!...
Nosso plantel continua evoluindo e, devagar, vou tentar postar algumas coisas novas que tenho feito, mas ainda em estágios bem iniciais.. inclusive algumas calliandras spinosas e depauperatas !!!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 12:59 pm Assunto: |
|
|
Fala, amigo Charles!
Sempre nos brindando com preciosidades.
Tuas postagens são verdadeiras aulas para nós, pobres mortais!
Faço que vc visite o meu post sobre Pinheiro Negro, neste mesmo fórum e dê tuas opiniões.
Comecei a trabalhar nele e não gostei do que estava fazendo.
Assim, antes de decidir, estou "ouvindo" as opiniões dos colegas.........e a tua é imprescindível.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|