FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cultivo a base do fracasso
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 11:29 am    Assunto: Cultivo a base do fracasso Responder com citação

Passando pelo Fórum do Bonsai Milenar um tópico em especial me chamou a atenção. O tema era exatamente este : “CULTIVO A BASE DO FRACASSO”. Acredito que o autor conseguiu tocar num ponto crucial, que na maioria das vezes nem o principiante nem pessoas com mais experiência na arte bonsai se atentam, ou seja, antes de fazer bonsai é preciso cultivar a planta. Antes de definir o estilo é preciso entender suas necessidades básicas, mais que mantê-la viva é preciso mantê-la saudável. Quase sempre é a mesma coisa – “... comprei uma planta que veio numa bandeja de plática, ouvi falar, ouvi dizer que tenho que trocar o substrato.... e por aí vai, ou então.... “ gostaria de saber qual etilo seguir com esta planta, (que na maioria das vezes não passa de dois galhinhos finos, uma pequena muda). Noutras vezes vemos projeções que contemplam vários jins e shiaris, muitas vezes sem propósito algum, e assim por diante.

O atropelo do tempo, das fases iniciais de cultivo, na maioria das vezes levam, ou ao fracasso absoluto e morte da planta, ou ao comprometimento de um material que poderia ser muito bom no futuro, transformando-o num bonsai medíocre e inexpressivo. Resolvi colocar este tópico, não para ser o arauto da verdade, pois confesso que também já fiz muito disso, hoje mudei minha visão. Acredito que a rapidez da internet, e a facilidade de acesso à informação hoje em dia tem ajudado muito o desenvolvimento de todas as áreas, inclusive desta nossa nobre arte, mas por outro lado esta carga de informações necessita ser digerida aos poucos por quem se inicia. É preciso entender que o tempo de nossas cabeças, o tempo da informação, a velocidade de tudo tem se encurtado, mas o tempo de nossas plantas continuam o mesmo de sempre.

Precisamos aprender a dar tempo para nossas plantas, precisamos selecionar os materiais com que vamos trabalhar. Os grandes mestres já perceberam que dentro de uma mesma espécies existem plantas que se prestam a bonsai e outras não. Querem um exemplo disto, conversando recentemente com mestre Hidaka, me chamou a atenção uma série de pinheiros negros jogados num canto, indaguei o motivo, e ele prontamente me disse, “ isto é refugo, enquanto os outros atingiram a grossura de um lápis após um ano de semeados, estes estão com a metade disso, isto significa que não servem, que nunca chegarão a ser um bonsai”. Por isto fico com um pé atrás quando vejo postagem do tipo .... “ achei esta planta jogada num canto, comprei super barato..” esta pode ser uma vitória em termos financeiros, mas será que esta planta tem condições de te oferecer algo no futuro ? Precisamos aprender a selecionar. Nós não “fazemos” a planta, nós apenas conduzimos e organizamos segundo nossos critérios e nossa visão de bonsai aquilo que a planta nos oferece. Nós podemos tirar, mais jamais acrescentar nada a uma planta.Logicamente tudo isto que estou colocando deve ser fruto de um processo, de um amadurecimento do bonsaista, mas não custa exercitar esta capacidade, não custa refletir um pouco sobre tudo isto. Outra coisa que me chama a atenção as vezes é que alguns bonsaistas se colocam num patamar muito acima dos produtores, a primeira recomendação que dão a uma planta apresentada é ... retire deste recipiente, jogue fora este solo, isto pode estar prejudicando a planta, e por aí vai...., mas esperem um pouco, aquela planta tem se mantido saudável até este momento, tanto é que foi vendida, se estivesse debilitada pelo solo absolutamente incompatível não teria sido comprada, ou alguém compra coisas estragada ? Caros colegas, estou abrindo esta discussão para ouvir a opinião dos colegas, o assunto merece uma discussão mais profunda, mas se for fazê-lo todo de uma só vez, acabarei me alongando ainda mais do que já fiz, então deixo aberto o caminho opiniões.

O artigo que me referi no Fórum do Bonsai Milenar pode ler lido (e vale a pena fazê-lo) no endereço abaixo :

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=3590

saudações

Wilson Fracassi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson,
Essencial o que voce está dizendo...
Conhecimento botanico e de fisiologia da planta é mais que essencial para o "bonsaísmo"; O que sempre é deixado para traz junto com um substrato com boa qualidade quimica (pois somente é visado o físico)
Porém acho que alguns aprendem isto com o tempo depois de tanta "porrada", outros nunca aprendem.
E tem outros que falam que nem adubam suas plantas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andrei
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

wilson,

Confesso que quando comecei a ler este tópico não gostei, mas após ler pela segunda vez comecei a lembrar de coisas como algumas matérias que li pela internet e tentei botar em prática sem sucesso, nestes casos a matéria era totalmente oposta ao conhecimento que eu adquiri com pessoas que cultivam certas especies de plantas aqui em minha região, não sei se me fiz entender, quero dizer que algumas regras que estamos acostumados a ver pela internet algumas vezes não servem para nossa região e nem são verdades absolutas frente ao conhecimento adquirido na sua prática, na sua realidade.

Wilson, hoje procuro filtrar muito o que vejo na internet.

Abraço, Andrei Brum
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Eu sou iniciante na arte do bonsai, tenho menos de um ano que cultivo minhas mudinhas.

O que mais me prende a esta arte é que o bonsai é um caminho de vida: Paciência e Perseverança nos levam a nossos objetivos, sem elas nada conseguimos.

Percebi que há dois tipos de bonsaístas: os produtores e os bonsaístas por hoby (é assim que escreve?).

Eu me encaixo no segundo caso. Eu cultivo minhas plantas como se fossem "minhas crias", quando algo ruim acontece com elas, eu fico realmente chateado, e olha que todas elas ainda são meras mudinhas. Eu nunca conseguiria jogar um pinheiro de lado como refugo só porque ele não alcançou a grossura ideal. Ele pode não alcançar um patamar de perfeição dentre os bonsai mais renomados do mundo, mas ainda assim merece a minha atenção.

Certa vez eu li um artigo sobre um carvalho, um bonsai muito velho, ele não tinha a beleza de uma árvore perfeita quando se olhava pra ele, o tronco dele era estranho, tinha um uro enorme, dentre outros "defeitos", mas ele parecia uma árvore, feia, mas uma árvore, velha, como muitas que se encontra na natureza, que não são dignas de fotografia, nunca se tornarão um papel de parede em um notebook, mas que servem de abrigo para animais, que alimentam a floresta.

Citei esse artigo do carvalho porque quando comecei a ler sobre bonsai vi em algum lugar que o mais importante dessa arte era que sua árvore fosse uma árvore, e não apenas uma planta numa bacia. O bonsai deve parecer um árvore, e nem todas as árvore seguem regras escritas pelo homem manipulador.

Para encerrar: Nessa arte, além de criar, cultivar, podar e aramar plantas, devemos senti-las.

O carvalho que citei lá encima:

Citação:
O carvalho acima foi exposto em GSBF a Convenção de 2003, em Fresno, na Califórnia.

e o link para o artigo original:
em português http://fabiano.projetobonsai.com/2008/11/20/pensamentos-sobre-bonsai/
em inglês http://artofbonsai.org/feature_articles/thoughts.php
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson, muito bem colocadas suas palavras. É isso mesmo, temos que entender a planta e depois fazer dela um bonsai.
Valeu por partilhar o link.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson primeiramente parabéns pelo tópico!

Fazia tempo q nao vinha no fórum e me deparei com seu tópico! Concordo plenamente com sua palavras. Ainda sou um iniciante e se sei q tenho q dedicar mais, mas isso que você disse eu também tenho percebido. Que temos que respeitar a parte "planta" do bonsai separadamente da parte arte e filtrar como vc disse os conteudos da internet.
Este tópico, a primeira vista parece um puxão de orelha, mas na realidade presta um grande serviço de orientação aos iniciantes.

Fungindo um pouco do assunto do tópico, queria dizer q sempre acompanho com admiração seus tópicos, e que sou um privilegiado por ter visto de perto seus trabalhos Very Happy . Quem te conhece pessoalmente percebe que você respira bonsai. Você é uma das poucas pessoas que vi que realmente ama bonsai 24 horas por dia e 7 dias por semana. Vc tem muito conhecimento da arte, sei que não é sua praia, mas sugeriria que um dia vc montasse um blog, site, com seu projetos, seria muito util a comunidade brasileira de bonsaistas.
Grande abraço Very Happy
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de agradecer a todos que postaram neste tópico,( Junior, Mortikus, Andrei e Ricardo) seja concordando ou discordando, o importante é que tanto para concordar quando para discordar é necessário refletir, e este era um dos principais objetivos deste tópico, a reflexão.

Cleriston, agradeço muito suas palavras. O mais importante para todos nós é sempre estarmos a busca de conhecimento, pois tudo aquilo que se edifica com a base sólida do conhecimento não perece.

um forte abraço a todos.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Wilson!

Uma das coisas que aprendi, logo de início, foi entender e aprender a fisiologia da planta (até consegui um livro de botânica). Isso aprendi com o Tomio Tomita (Nipon Bonsai).
Só depois trabalhar a parte estética, estilo, aramação, vaso, etc, etc.
Assim eu tenho procurado ensinar nos cursos para iniciantes.
Outro aspecto que vc citou, Wilson, é a questão do iniciante logo querer aplicar um estilo numa mudinha, saber qual vaso, etc.
Acho que nos cabe, sempre que nos depararmos uma uma situação assim, sutil e diplomaticamente, alertar o interessado.
Eu era exatamente assim, quando comecei.
Valeu o tópico, Wilson!
Espero que muitos dos estão começando, leiam e assimilem.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Sempre gostei de ler suas postagens pelo equilíbrio, seriedade e propriedade com que trata os assuntos. A coisa é bem por aí mesmo, o dia de amanhã nos mostrará coisas que hoje somos incapazes de ver, embora sempre etivessem à nossa frente.
Meu pensamento quando abordei este assunto foi justamente o de lembrar uma coisa simples, que antes de fazermos bonsai precisamos fazer jardinagem, ou seja, precisamos ter noções básicas de certos assuntos, para depois darmos o passo seguinte. Minha intenção foi justamente fomentar esta reflexção, onde começa o bonsai? Na definição do estilo ? Na definição do vaso ? Não, no cultivo . No alicerce, na obtenção do material. Se as pessoas entendem isto a visão se abrirá e o progresso será muito maior.

Neste ponto os Orientais estão muito à nossa frente, tenho um amigo, que tem lá seus oitenta e poucos anos, que me disse que quando era adolescente e começou a despertar para o bonsai, seu pai durante muitos anos só permitia que ele limpasse os vasos e arrancasse os matos, pegar na tesoura, só depois de muito tempo.
Lógicamente hoje isto é impensável para nós, mas pense na profundidade disto....

Mas vamos em frente, as reflexões vão surgindo, assim como as opiniões e desta maneira todos podemos crescer um pouco.

valeu
juberson

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson gostei muito desse tópico e me identifiquei muito pois na minha formação profissional aprendi as tecnicas de cultivo de plantas mas antes de aprender essas técnicas primeiramente aprendi sobre botanica, depois sobre a fisiologia da planta, depois sobre os processos quimicos que ocorrem com a planta ao longo da sua vida e somente depois de dominar isso nos ensinaram as técnicas de cultivo.

Bom tento olhar minhas mudas (pois ainda não tenho nenhum bonsai) dessa maneira entendendo onde ela quer ir para somente depois disso pensar em algo que eu posso interferir na sua estética.

Tem muitos tópicos que eu vejo e como profissional da agronomia quase me retorço na cadeira (os sobre adubação principalmente), pois vejo muitas fómulas mágicas e ninguem "perguntando" o que a planta realmente quer para se desenvolver.

Mas achismos a parte parabéns pelo tópico

Albert Einsten
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Wilson

Bom tópico, já o conhecia daquelas paragens, mas é sempre bom reler e saber que estas reflexões ainda vão aparecendo (publicadas sem receios) e de igual forma são partilhadas,...o que nos dia de hoje nem sempre é fácil Wink...(até o próprio autor do mesmo sentiu essa dificuldade no inicio do post Rolling Eyes Rolling Eyes)

Na mesma linha de pensamento e também do mesmo local, existe uma excelente analogia ao Bonsai, (com um "Jogo de Ténis") que reflecte a realidade de grande parte dos praticantes nos dias de hoje, que a todo o custo tentam fintar/iludir "O TEMPO", outro dos aspectos mais importantes da arte...e aonde quanto a mim, reside a maior dádiva desta arte.

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=3210

Tudo de bom

Castro

Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 7:37 am    Assunto: Responder com citação

Grande Castro,

Muitíssimo interessante este link também. Acho que o autor completa uma lacuna dá reflexão que iniciamos aqui.

Sabe, quando iniciei bonsai, não dispunhamos ainda das facilidades da internet, nem tampouco desta carga de informações que temos nos foruns e sites afins, assim fui obrigado a caminhar devagar, e até mesmo por medo, e na maioria das vezes por não saber o que fazer, para onde dar o passo seguinte, tive que aprender esperar, aprender a garimpar informações. Aprendi muito com isso, aprendi principalmente que não existem fórmulas mágicas nem soluções imediatas.

um forte abraço e vamos em frente.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 1:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fórmulas mágicas e soluções imediatas é justamente o que a grande maioria busca, quando está iniciando, dando os primeiros passos nessa nossa nobre arte bonsai. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Infelizmente, o que o nobre "incauto" recebe em troca é justamente informações desencontradas e que, na maioria das vezes, o conduzirá, inevitavelmente, até a perda de sua "plantinha". Sad Sad

Isso é um percalço no caminho que todos nós trilhamos. Poucos foram os que conseguiram, com relativo sucesso, transpor esse rito de passagem sem perderem alguma coisa a principio tão preciosa quanto. Shocked

Mas é como escreveram os demais: é de del em del que se enche o pote de mel. Aprendemos a duras penas, é verdade. Perdemos muito, matamos outro tanto, e continuamos a perder e a matar, as vezes por desconhecimento, noutras por pressa e impaciência, mas as vezes, tambem, por informações erradas. Shocked

Duro caminho esse do aprendizado. Mas a vida é assim mesmo. Ainda leremos nesse forum muitos depoimentos a respeito desses percalços. Ainda teremos muitos participantes iniciantes expondo suas frageis plantinhas adquiridas a preços baratinhos, e que, apesar de serem apenas um galhinho, iram requerer nossa opinião sobre o que fazer, como estilizar, se convem replantar em bacia ou escorredor, ou direto na mamadeira, seja lá o que for isso. Shocked

Eu ainda estou aprendendo. Ainda tenho muito o que aprender. Cada dia descubro que sei menos do que imaginava e que ainda desconheço muito. Aliás, descubro pasmado que muito do que eu aprendi ao longo desses anos todos ou está errado ou poderia ter sido feito de outra maneira, ou não era para ter sido feito da maneira que eu fiz. Posso jogar a culpa sobre outra pessoa, que, por desconhecimento, me ensinou errado? que, por se considerar um "mestre", detentor de um conhecimento anos-luz superior a qualquer outro, prestou um desserviço ao invés de simplesmente admitir que, como eu, é um completo ignorante? Rolling Eyes Rolling Eyes

Não sei. Acho que há muito ainda a aprender, a conhecer, a descobrir. Tento, com o pouco que sei, lidar com isso e repassar, a outros que dão seus primeiros passos nessa arte, de forma a que não quebrem a cabeça, ou, como eu fiz, não matem suas plantas e consigam, ao menos, salvar um pouco delas. Mesmo que elas não rendam um super bonsai, mas que, pelo menos, possam um dia serem identificadas como tal. Very Happy

Fracassi, teu assunto é pertinente por demais. Perdoe se me alonguei em demasia, mas é importante tratarmos de um tópico como esse, ressaltando a imporancia dele junto ao pessoal com mais kilometragem, pois só assim poderemos, todos, iniciantes e não iniciantes, estarmos melhorando, aprimorando a qualidade do nosso bonsai nacional. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Como seria bem se todos iniciantes lessem esse tópico..!!!!!

Abraços e boa semana

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: