Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 48 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 3:57 pm Assunto: |
|
|
bad_clusters escreveu: | desculpa amigo demorar a responder é que houve um problema de saude na familia..
mas vc tem alguma duvida? acho que os amigos já responderam!!1
Abraço |
O que é isso! Não há porque se desculpar! Espero que esteja tudo resolvido por aí.
Na verdade tenho algumas dúvidas, mas vou posta-las quando tirar outras fotos.
Forte abraço. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 5:45 pm Assunto: |
|
|
Agora tá tudo certim.
Ok, depois coloca ai... não sei quase nada... mas o que eu souber pode ter certeza que ajudo.
abraço _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 14, 2009 4:43 pm Assunto: |
|
|
Bom. Como sugerido por alguns, apenas fiz uma aramação e já retirei. Fiz só para aprender um pouco. Cheguei a conclusão que o arame (com capa preta) que usei é muito mole. Embora eu tenha enfrentado uma certa difuculdade de coloca-lo, acho que tinha feito até direitinho (não é o que está lá agora, o arame que está em algum galho é só para segurar um galho que quebrou e outro que estava muito comprido para o local onde a planta está). O arame não conseguia segurar a planta na forma que eu deixava, foi preciso usar alguns arames presos na planta e no vaso.
Em fim, abaixo segue algumas fotos da situação atual. Qual o próximo passo (para ser dado no fim do mês): coloca-lo no escorredor de macarrão? Coloca-lo num vaso maior? Devo fazer alguma poda na copa?
Considerando que não é aconselhável podar copa e raiz ao mesmo tempo, e se a dica for passa-lo para um escorredor, quanto tempo aguardo para fazer alguma poda? Onde sugerem a poda, agora (no mesmo lugar que antes, acima do segundo galho nas fotos do 1º post)?
Abaixo seguem as fotos. A aroeira teve brotação intensa e não fiz qualquer poda.
Agradeço toda a ajuda e atenção.
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 5:44 pm Assunto: |
|
|
Alguém??? _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 3:56 pm Assunto: RSRSRSR |
|
|
MAMADEIRA...... _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 9:19 am Assunto: |
|
|
Bom.. o que eu fiz foi uma poda e nada mais. Como as raizes ainda não apontaram no fundo, não coloquei em uma mamadeira. Mas farei isso assim que necessário.
Logo postarei fotos aqui. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Out 13, 2009 1:51 pm Assunto: |
|
|
Ola JC, eu denovo ... rsrsrs Tente imaginar como ficará sua arueira daqui a 5 anos ... Se manter os galhos deste tamanho , apenas aramando e fazendo curvas com eles .. vc terá um arbusto , um emaranhado de longos galhos retorcidos .. e talvez muita pratica em enrrolar arames em galhos, pratique em outras plantas , nas quais não tenha a intenção de formar bonsai , se perder algum galho não terá problema ..
Essa nativa é de grande porte e rapido crescimento ... portanto não se acanhe e corte ... corte tudo ... o tronco esta muito fino e com o mesmo diametro dos galhos , que estão muuuuuiiito longos .. se minha fosse eu cortaria logo depois do segundo galho , eliminando o primeiro que esta enterrado.. 1 ou 2 cm depois do segundo que não teria mais que um 1 ou 2 cm tb.. Disso tudo sobraria apenas uns 10cm acredito .. mais a parte do nebari que esta enterrada .. Logo logo viria uma brotação forte ,de onde vc escolheria os galhos certos .. como na roda de carroça ... lembra .. ?? Note que troncos ou galhos muito longos ao serem cortados dão a impressão de serem mais grossos do que eram .. ilusão de ótica .. penso que sim ...
Afinal buscamos arvores baixas e robustas , com copas frondosas e arcadas com o peso dos anos .. ou .. troncos carcomidos{shari} e galhos mortos .{ jin} em arvores dramaticas e castigadas pelas intemperies da natureza.... .
Aí sim , depois dessa primeira poda drastica .. se esqueça dela ... apenas regando e adubando ...  |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 2:02 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio... olá, outra vez!
Agradeço muito a atenção!
Vou fazer uma foto do que restou da aroeira e posto aqui para te ouvir outra vez... concordo com tudo que você me passou... pode ser que siga teus conselhos à risca nesta aroeira.
A poda que fiz deu uma boa "limpada" mas não foi tão radical assim... fiz a poucos dias (uma ou duas semanas) e já está brotando... inclusive com um broto bem junto da base que não se desenvolvia, mas que agora parece ter dado um "start". Este pequeno broto eu tinha deixado para o caso de optar por uma poda mais radical... só para não ficar totalmente sem folhas.
Mas assim que eu postar as fotos, pode opinar outra vez? Ainda que seja mantendo tudo o que você já disse?
Obrigado mais uma vez. Abraço.
Ps1.: fiz uma busca por alguns bonsais de aroeira e encontrei bons exemplos! Só me confirmaram o que eu já sabia e que você reiterou: o tronco é bem fino... mas a paciência está presente!
Ps2: Gosto de começar do zero. Inclusive tem um pau-brasil que brotou em uma samambaia minha que pretendo cuidar. Sei que é de crescimento lento... mas é nativa e nasceu sozinha sem a intervenção direta de ninhguém (não sei como a semente foi parar lá!). Vamos ver como fica em 30 anos ou mais. Não tenho chão para planta-la, por isso, vai para um vaso grande! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 4:56 pm Assunto: |
|
|
É isso aí .. amigão .. E quando esse menino da foto estiver brincando com o menino dele vc terá uma coleção maravilhosa ... E como pessoas assim como vc são sempre iluminadas .. terá muita paz .. saude e felicidade... inté..  |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 8:39 am Assunto: |
|
|
Bonsérgio escreveu: | É isso aí .. amigão .. E quando esse menino da foto estiver brincando com o menino dele vc terá uma coleção maravilhosa ... E como pessoas assim como vc são sempre iluminadas .. terá muita paz .. saude e felicidade... inté..  |
Ôpa!
Brigadão Bonsérgio!! Desejo o mesmo para você (certo de que tens tudo isso!).
Bom, como disse, segue algumas fotos atuais:
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 2:24 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, meu caro conselheiro! (E todos os demais opinantes, por favor!)
A idéia da pode seria mais ou menos estas opções? 1 (vermelho) ou 2 (branco)?
Fazendo isso, passo-a para um escorredor de macarrão? Ou deixo-a no vaso que está por mais tempo?
Não deixem de ver as fotos que postei ontem, por favor!
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Out 15, 2009 2:36 pm Assunto: |
|
|
Eu faria no número 2, em pouco tempo ela se recupera e você terá melhor conicidade, menor tamanho e brotação mais compacta. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 3:06 pm Assunto: |
|
|
Eu também cortaria no ponto 2.
Existem algumas vantagem de de usar o escorredor, a melhor delas, ao meu ver, é pelo desenvolvimento de muitas raízes finas, o que ajuda muito na hora de transferir para o vaso de bonsai...
É uma espécie muito resistente, brota com intensidade e tem boa redução de folhas. Tenho dois exemplares desta espécie, não tenho o que queixar dessa planta...
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 3:29 pm Assunto: |
|
|
Eu tb ficaria com a opção 2 ...sem medo de errar...Em poucos meses vc terá uma arvorezinha ... Em alguns anos um pré-bonsai e depois é correr pro abraço ....  |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 16, 2009 12:41 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente não consigo fazer o login em outro computador. Sempre afirma que há incorreções nos dados. Não entendo porque.
Fiz o corte conforme a dica unânime!
Gostaria de opiniões acerca do reenvazamento. Devo intevir nas raizes agora? Passo-a para um escorredor de macarrão? Deixo como está.
Assim que possível posto foto de como está.
Abração a todos e obrigado mais uma vez! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
|