|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 2:44 pm Assunto: Pré-Jacaré |
|
|
E aí pessoal, blza? Comprei esse jacarezinho faz uns 3 a 4 dias, não retirei dessa "bacia de plástico" ainda pq tô esperando ele se acostumar um pouco com o local, mas estou pensando colocar em um vaso de ceramica que vi que tem uns 40 a 50cm de diametro com muitos furos, ao invés de colocar no escorredor, posso?dá certo também? Aí vão algumas fotinhas para sugestões.
Ah, se alguém puder me dizer se pelo imashack tem como a foto ficar maior...
Depois de uma podazinha...
Agradeço a todos pelo auxílio |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 3:33 pm Assunto: |
|
|
Olá.
Interessante sua planta, e essa poda ficou bem. Parabéns!
Manterá ele nesse estilo, ou pretende algumas modificações???? Ele vai pro escorredor? Se for, não pode as raízes, assim ele desenvolve mais rápido. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 4:39 pm Assunto: |
|
|
Aê Ramon, valeu cara..quanto ao estilo nem sei pois ainda é um jacarezinho (se tiver alguma dica...), mas tô pensando ao invés de colocar num escorredor, colocar (como eu havia dito) num jarro de ceramica (com furos embaixo e nas laterais) de uns 40 a 50cm de diametro por mais ou menos uns 20cm de altura, será que ele desenvolve legal como se estivesse num escorredor?
Abraço camarada
Alexandre |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 5:29 pm Assunto: |
|
|
Apossas, beleza?
Cara, é o seguinte: não sou nenhum expert, mas a intenção de um escorredor é que as raízes ao atingirem os furos laterais, ficando expostas ao tempo secam as pontas, ramificando muito em sua extensão, criando assim uma bela "cabeleira", enquanto que as raízes da parte de baixo devem transpassar os furos e com isso alcançarem o substrato rico em matéria orgânica que é posto da mamadeira. (Conjunto escorredor/mamadeira)
Ou seja, de nada adianta deixá-la no escorredor e somente nele. Seria a mesma coisa que plantar a ávore em uma bacia grande.
Já no teu caso como mencionou, em uma jarra alta, as raízes crescerão até o fundo, logo, tu terás um pequeno desenvolvimento da planta, mas será só esse. Além de dificultar um pouco para uma futura poda de raízes, pois próximo a base da planta existirão poucas raízes capilares.
Bom colega, falei demais, acho....hehehehe
Estamos aí. Aguardamos sugestões dos 'mestres'. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 11:59 am Assunto: |
|
|
ola, concordo com r.ozelame o ideal sera vc esperar a primavera e deichar a planta queta até lá, (inquanto isso nenhuma intervenção) num escorredor ou vaso grande não vai adiantar nada a melhor forma é botar a planta em um vaso de treinamento com pura akadama ou algo parecido apenas adubação, não coloque em um vaso fundo pode ser um da razura que a planta esta mais deve ser mais largo, antes de colocar no vaso pode as raizes.
boa sorte... |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 12:05 pm Assunto: |
|
|
Valeu mesmo pela dica R.Ozelame e Rodrigo, vou fazer isso mesmo, aguardar mais um pouco e logo logo estarei colocando-a no escorredor/mamadeira.
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 7:23 pm Assunto: |
|
|
Apossas, no escorredor e mamadeira não pois segundo um participante do fórum (não me lembro quem) comentou que com o jacaré não adianta esta tecnica o ideal é o vaso de treinamento que vc pode colocar nele agora sem podar as raizes.
boa sorte... |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 7:36 pm Assunto: |
|
|
Blza Rodrigo, vou pesquisar sobre o escorredor/mamadeira pra junípero. Melhor, vou abrir um tópico levantando essa questão.
MAis uma vez obrigado pelas dicas camarada.
Alexandre |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 12:05 pm Assunto: RAPAZ |
|
|
SE MINHA FOSSE,,,COLOCARIA NUM ESCORREDOR,,,OU LOGO NA MAMADEIRA,,,,SE FICAR NO ESCORREDOR,,,EU ADUBARIA COM FORÇA,,,NO SUL DO PAÍS O PESSOAL EVITA ADUBAR NO INVERNO,,,POIS A MAIORIA DAS PLANTAS SE ALIMENTA MENOS,TIPO UMA HIBERNAÇÃO.MAS AÍ EM FORTALEZA NÃO É O CASO NÉ?PODE ADUUBAR TRANQUILAMENTE. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 1:10 pm Assunto: |
|
|
Rogério, blza camarada, tô pensando se realmente coloco no escorredor realmente ou em um vaso de treinamento, pois segundo o colega Rodrigo deu a dica (em cima) seria melhor colocar em um vaso de treinamento porque as raízes do Junípero (jacaré) são um pouco mais grossas que as demais e não seria legal colocar num escorredor e depois conjunto (escorredor/mamadeira), confesso que causou uma grande dúvida pra mim agora, pois andei pesquisando na net e vi alguns jacarés em vaso de treinamentos e outros em escorredor...
Mas valeu irmão, obrigado pela dica...vou ver o que será melhor pra ela (plantinha).
Abraço camarada
Alexandre |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 3:40 pm Assunto: |
|
|
Conforme havia prometido aí está a foto, já no escorredor.Ultilizei terra vegetal (+ ou - 50%), cacos de cerâmicas e tijolos (+ ou - 30%), um pouquinho de areia grossa e uns 15% de humus de minhoca. O procedimento foi correto?
Obs: Rodrigo, não me leve a mal por ter ido contra a sua dica de não colocar num escorredor mas sim num vaso de treinamento, não é por desconfiança do seu conhecimento mas sim porque fui pela maioria, e muita gente me disse que não haveria problema. Também vi alguns Juníperos jacarés no escorredor em sites então resolvi arriscar, até por que verifiquei que as raízes estavam muito fininhas. Vou esperar pra ver no que vai dar.
Abraço
Alexandre |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 2:06 pm Assunto: |
|
|
Ola.. Vc fez o correto , só observo, se me permite , que poderia ter invertido a composição do substrato : 50% areia grossa , 30% cacos e 20% terra vegetal ou humus . : Porque?
- nesta etapa de adaptação , a planta tem que se adequar ao novo ambiente/condições de trato , haja visto que é uma planta de estufa , nascida e criada sob severo controle de umidade/temperatura/nutrição/rega entre outros , para isso é importante que as raizes respirem e num primeiro momento não estarão com "fome", precisando apenas de tempo e agua .
-Com esta composição o substrato poderá se compactar e reterá muita agua , o que pode apodrecer as raizes em alguns meses o que é pessimo para o desenvolvimento de qualquer planta e a sua terá que ficar nele por uns bons anos .
-Os juniperos, sipestres e coniferas , entre outras especies preferem os solos mais alcalinos {podres em nutrientes} Já as jabuticabas, azaleias, primaveras e muitas outras preferam os solos acidos { ricos em nutrientes/adubo.
Claro que ela ficará bem onde esta , melhor não pular de galho em galho , mas para os proximos meses leia os topicos e observe como agem os mais experientes , é isso que faço desde o começo ... Parabens e boa sorte .
Espero ter ajudado de alguma forma .
- |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 3:41 pm Assunto: |
|
|
Pô Sergio! e como ajudou cara! Eu havia percebido isso mesmo que falou (que o substrato não tinha ficado com uma drenagem boa, pois fiz a rega após o transplante ontem a tarde e percebi que a noite o substrato ainda estava muito úmido, resolvi então "mesclar" uma nova composição de substrato + ou menos como falou, coloquei 40% de areia grossa, uns 20% de terra vegetal, uns 10% de humus de minhoca e uns 30% de cacos de tijolos e cerâmicas) com isso percebi que a drenagem ficou muito boa...agora acho que meu filhotinho de jacaré vai se dar bem!!! hehe...
Valeuuuuu Sergio Brigadão pela dica camarada.
Abraço
Alexandre |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|