|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FlaviaCasa

Registrado: 25/01/09 Idade: 53 Mensagens: 21 Localização: Guaxupé-MG
|
Enviada: Dom Fev 01, 2009 6:18 pm Assunto: ajuda com muda morrendo e "otras cositas más"... |
|
|
Pessoas!
Acho que matei a mudinha de "laranjinha" Olha como ela ficou depois do transplante para o escorredor:
não é falta nem excesso de água: juro!!!
ela perdeu algumas raízes no "arracadori" que fiz e tive que cortar duas que estavam bem grossas. será que assassinei a coitada?
no substrato coloquei + ou - 30% de areia, 30% de pó de xaxim e 40 de terra vegetal (aquelas das floriculturas...) e claro, pedriscos no fundo.
ele tem boa drenagem.
Ainda dá tempo de socorrê-la?
outra dúvida é com um pézinho de azaléia que "achei" no jardim de casa.
não precisei nem arrancá-lo: ele estava solto, solto, com um pouco de terra vegetal entre as raízes, mas não estava "plantado". estava por cima do solo mesmo. inacreditável, mas é a pura verdade. essa "bolinha" de raiz e terra era um pouco menor que uma bola de ping pong. transplantei-a para um vasinho, destes de plástico mesmo, mas acho que fiz "caca"...
devia ter colocado no escorredor???... minha intenção era fazer dessa muda um bonsai pequeno (não mame. esqueci o nome do outro "maiorzin"...eheheh... perdoem, essa nomenclatura é muito nova pra mim....)
quanto tempo tenho que esperar para fazer a poda e / ou mudar pro escorredor? essa muda tem "futuro" como bonsai? ou deixo ela no vaso por muiiiito tempo ainda, e bem depois faço algo nela? Fiquei com medo de cortar galhos e folhas na hora do transplante...
lá vai a foto
sei que é muito cedo pra tentar a técnica do tanuki, mas já arrumei um tronco legal... mais pra frente volto pra pedir ajuda...
olha ele:
heheh!
ansiosa, espero! _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
mas sempre desconfio de alguma coisa.
Flávia |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 12:44 pm Assunto: |
|
|
Flavia,
no transplante da laranjinha, você deixou muita massa verde (folhas). Pode ser que você ainda consiga salvá-la podando um pouco os galhos.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 5:29 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson
eu estava com receio de podar folhas e raizes...fiquei com dó...
mas se é pra salvá-la...
obrigada!
abç _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 6:44 am Assunto: |
|
|
Flavia, além de retirar as folhas, é bom não deixar muito exposta ao sol.
Muito bacana sua peça para um tanuki. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 9:01 am Assunto: |
|
|
Flavia,
quando iniciei perdi algumas plantas por fazer o transplante dessa forma ;
mas não se preocupe, dar cabo de algumas mudas é inerente ao aprendizado
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Daniel Camargos

Registrado: 22/01/09 Idade: 43 Mensagens: 36 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 9:49 am Assunto: |
|
|
Flavia...
Esse tronco que você arrumou, após tratamento, ficaria lindo num aquário plantado... hehehehe
Mas sobre a Azaleia, achei sua muda muito bacana... eu deixaria no vaso que ela está por mais um tempo...
Abraço
Daniel |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 7:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Junior,
tem aí uma coisa que talvez possa ter ajudado a murchar o pé de laranjinha: ele está no orquidário de minha mãe e lá é meio "quente"!!! Não há sol direto nela, pois há sombrite e telhas, é tipo um viveiro, mas faz um certo calor durante o dia... Talvez isso tenha contribuído...
Olá Edson,
já podei mais ou menos como você sugeriu, e acredite, acho que ela vai vingar... as folhas que deixei já se "desenrolaram" (elas pareciam um canudinho!!!mas ainda estão "fraquinhas"...) agora é esperar! depois posto a foto dela.
Mas acho que vou tirar lá do orquidário. Que vcs acham?
Ah Daniel, depois que meu Faísca morreu, eu nunca mais quis saber de aquário, nem de peixes!!! (o Faísca era um oscar "enorme de grande", lindo, lindo! minha paixão! ele ficou comigo por mais de cinco anos! que saudades!)
eu devia ter colocado a azaléia no escorredor!!! mas agora vou ter que deixar ela quietinha no vasinho mesmo...
vou judiar dela mais, não!!
abçs a todos
e obrigada pela atenção!  _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 8:42 pm Assunto: |
|
|
Flávia,
para a laranjinha já deram o recado, era excesso de folhas e galhos mesmo.
se sua azaléia está aí nesse vasinho a até três semanas e o substrato é bem soltinho pode retirar o torrão todo, sem mexer nas raízes, e colocar no escorredor. Prepare o escorredor antes de mexer na planta. Se esperar até o ano que vem para fazer isto o atraso vai ser muito grande.
Esse tronco para tanuki é muito interessante. Espere mais um pouco para aprender e ter mais confiança no que faz para escolher uma planta que vai te dar um tanuki adequado para ele.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Sáb Fev 07, 2009 3:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Darkaso!
Não tem três semanas ainda, então vou passá-la pro escorredor sim. Obrigada pela dica!
abçs _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 4:49 pm Assunto: |
|
|
Olá moçada!
depois de algum tempo só curtindo minhas plantinhas,
volto com um milhão de dúvidas...
Minha laranjinha do mato resistiu bem ao "arrancadori" e
já está a mil por hora. já preciso coloca-la na mamadeira,
mas gostaria de saber se devo fazer poda nela ou se a deixo
desenvolver sossegada. Já está com flores de novo,
tou morrendo de dó de tirar!!! segue as fotos
Alguem pode me dizer que arvore é essa??
sei que a semente era parecida com a de fruta do conde...
já posso aramar essa? pensei em acentuar a queda dela (é caida pra um lado.... ehehe)
ou devo fazer poda radical ???
agora nem é época eu sei, mas só pra eu ir pensando no que fazer...
Bom, aguardo ansiosa!!!
valeu!
bjus e qjus _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
Raphael Costa

Registrado: 08/02/09 Idade: 41 Mensagens: 66 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 8:21 pm Assunto: |
|
|
Em relação às podas das laranjinha acho q deveria esperar pois as plantas estão entrando em fase de vegetação, faça somente as podas estruturais que julgar necesario, e em relação ás raizes, nao pode-as, se for podá-las deixe para o final do inverno. Se quizer coloque-as na mamadeira de uma vez, mal com certeza nao fará com a sua planta, e qndo chegar na epoca de podar as raizes repita todo o procedimento...
abraços!!!
raphael costa |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|