Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 04, 2009 7:19 pm Assunto: buxinho yamadori |
|
|
ola, gostaria de sugestoes de estilo deste buxinho fruto de um yamadori no meu quintal. Esta comigo já faz três meses e já se recuperou bem, o grande problema é estas raizes, como podem ver elas estão mal destribuidas e não sei como arrumar isto. O segundo problema é que os galhos estão altos e saindo do mesmo ponto.
alguém tem alguma opinião???
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 9:49 am Assunto: |
|
|
Rodrigo,
o mais importante você já conseguiu: Fazê-la sobreviver ao yamadori, mas eu a teria plantado em um escorredor ou feito vários furos na lateral deste vaso de plástico.
Como você mesmo já identificou a planta está muito alta. A minha sugestão é esperar pela estação quente e por brotações mais baixas.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 12:01 pm Assunto: |
|
|
ola, e o que posso fazer para melhorar o nebari ??? pois tem uma parte que não tem nada de raiz. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jul 05, 2009 4:25 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
acho que a primeira coisa é cobrir todas essas raízes com substrato e talvez ajudaria depois uma rega quinzenal com enraizante; como é uma muda jovem deve dar resultado, mas vamos esperar pra ver se os mais experientes já passaram por essa situação...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 2:18 pm Assunto: |
|
|
Sem querer ser desmancha prazeres , tinha varios buxos destes e te adianto que dificilmente ele brotará no tronco ou nesta enorme forquilha . Depois de esperar anos por brotos novos desisti e fiz podas drasticas , deixando apenas os tocos em varios deles, bem todos os que podei foram a óbito. Aprendi que nos buxinhos onde existe massa verde{folhas} surgem os brotos , onde não existem folhas , não existirão brotos , como nos juniperos... Isso é apenas uma observação de um iniciante , no mais cubra as raizes e fure mais a vasilha , sombra e agua fresca e boa sorte, amigo .  |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 2:42 pm Assunto: |
|
|
ola, agradesso pela ajuda de todos. Andei dando uma pesquisada e acho que esta planta vai se dar bem no estilo fukinagashi (varrido pelo vento) pois o nebari cai para o ladfo alcontrario caracteristica do estilo. Vou colocala na mamadeira. O que acham da idéia ??? vou ter que deichar somente um destes galhos??? qual???
obrigado a todos. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 2:43 pm Assunto: |
|
|
a ecrita que esta na foto é: /// aqui formar a nova copa/// |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 3:26 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Algumas dicas já foram dadas pelos colegas para sua planta, o que eu gostaria de colocar para você através desta planta é um outro tipo de aprendizado. Esqueçamos a estética neste momento e vamos refletir sobre o seu yamadori. Voce aponta alguns "defeitos", vamos dizer assim da planta que coletou. Parabéns, isto prova que já assimilou certos conhecimentos estéticos, e estes lhe permitiram enchergar isto. Mas vamos reconhecer o seguinte, estes "defeitos" que você aponta já existiam na planta antes de voce coletar , correto ? Então, isto mostra que talvez devesse ter escolhido outra planta para iniciar seu trabalho. Os yamadoris devem ser pautados por aquilo que a planta tem a nos oferecer, ela deve ter algo a mais que as demais plantas a ponto de querermos coletá-la.
Como disse em outro tópico, nós podemos tirar, mas acrescentar algo a planta jamais. No máximo podemos torcer para que ela brote onde desejamos.
Então Rodrigo, use esta planta para aprender. Nos próximos yamadoris, tente identificar os possíveis desafios que terá após arrancar a planta, e se chegar à conclusão que o material que pretendia usar inviabiliza o trabalho tente escolher outro material. Mas não desanime, o caminho é exatamente este, isto que eu estou colocando para você é apenas uma dica que pode passar desbercebida no início.
boa sorte |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 3:50 pm Assunto: |
|
|
wilson, agradesso pelas palavras vou prestar mais atenção na hora de excolher as plantas. mais o que acham deste estilo que indiquei, será que vai dar certo ??? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 4:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo!
Primeiro deixa eu te dar os parabéns por ve se interessar por bonsai, tão cedo. Pelo interesse e aprendizado que vc tem demonstrado aqui no fórum, tenho certeza de que vc se tornará um grande bonsaísta. É só não desistir!
Rodrigo, eu assino embaixo de tudo o que o Wilson disse, sem tirar nem por.
Quanto à tua planta, veja, mesmo para Fukinagashi, olhando a 1ª foto dá pra ver que além do tronco pescoçudo, os galhos também são longos e com folhagem só nas pontas. Nem mesmo para um literati a planta é boa pois os 2 galhos nascem abruptamente do tronco, havendo uma diminuição de diâmetro significativamente brusca e não suavemente.
Rodrigo, conselho de quem já perdeu muito tempo com plantas que nunca se tornaram um bonsai, nem mesmo regular.
Como já foi dito, o buxus tem a peculiaridade de não brotar folhas onde não tem; nem desfolha total ele aceita.
No mais, um grande abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 5:17 pm Assunto: |
|
|
ola, primeiramente agradesso pelos elogios. Sabe aquele pequeno broto que aparece na foto 5??? eu estava pensando em eliminar os outros galhos e ficar só com ele na primavera quando ele já estiver crescidinho como vou botar ele no escorredor talves este tronco engrosse mais e da quele galinho fazer a copa da árvore é uma epotese ou acha que o lugar dele é no chão mesmo??? |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 9:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo!
Concordo inteiramente com os colégas do fórum, e tamém dou os parabéns pelo seu interesse pela árte do bonsai sendo tão jovem e vou te dar outra dica sobre os buxos: elas crescem beeeeeeeeem leeeentameeeeente. Então creio que vai demorar muuuito para engrossar o tronco da sua planta, mesmo se for plantada no chão!
Um grande abraço, bos sorte e
Té mais.... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 07, 2009 11:22 pm Assunto: |
|
|
ola, agradesso pelas opiniões dos amigos eu vou replantalo no jardim sem duvidas talves daqui uns 10 anos ele já esteja bem desenvolvido e dai poderei retiralo vou deichar ele crescer e se formar normalmente como qualquer outra árvore como li em um texto no forum central existe ceras plantas que não nasceram para ser bonsai e acho que é o caso desta agradesso pela ajuda e compreenção.
abraços... |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 1:18 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Digão ... E muitos virão e derrepente vc se verá cercado de belos exemplares... Parabens e boa sorte..  |
|
|
 |
|