Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 1:20 pm Assunto: RETIRAR ARVORES DE 3 METROS E 4 METROS DO SOLO |
|
|
OLA.... ESTOU COM DUAS ARVORES RELATIVAMENTES JOVENS PARA RETIRAR DO SOLO...
1- FLAMBOYANT DE MAIS OU MENOS 3 METROS
2- PRIMAVERA ACREDITO SER MUITO ANTIGA COM UNS 4 METROS...
ISSO É POSSIVEM ?
QUAL A TECNICA QUE DEVO USAR... E COMO É?
DEVO RETIRALAS EM QUAL EPOCA DO ANO, E EM QUANTO TEMPO ?
FACO A PODA ANTES DE MECHER NO SOLO?
COMO DEVO FAZER COM ELAS APOS A RETIRADA DO SOLO??
OBRIGDO
DP |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 5:15 pm Assunto: ... |
|
|
Quanto a primavera, pode coletar tranquilamente, vai dar trabalho devido a pivotante que poderá ser removida, mantanha algumas raizes capilates e remova todas as folhas mantendo os galhos selecionados, plante inicialmente numa bacia mais larga do que profunda em substrato bem drenante mas que mantenha a umidade.
Aproveite os galhos com bom movimento para fazer estacas, mesmo se forem grossos. Já os fiz com galhos da grossura de um pulso com 100% de aproveitamento. Terá vários pré-bonsai em pouco tempo.
Já a respeito do flamboyant deixarei os amigos opinarem pois não tenho experiência com a espécie.
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 1:33 pm Assunto: |
|
|
Desculpe a intromição Daniel mas gostaria de perguntar ao Leonardo como fazer as mudas de estaca da primavera de galhos grossos, moro no interior de Minas Gerais, e aqui na cidade tem uma avenida com a referida planta de varias cores e vão ser podadas por esses dias gostaria de saber como fazer as estacas, um abraço e té mais... _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 3:52 pm Assunto: demoroo interacaooo |
|
|
que isso, estamos aqui pra aprender juntos.... eu vi uma vez o pessoal de holambra fazendo ...porem era feito uma mine estufa que envolvia o vaso onde a estaquia seria feita... gostaria de perguntar para completar se pode ser feita apenas colocando o galho na terra.... e qual terra seria mais apropriada e se é presisa por enraizador....
obrigado
dp |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Sex Jul 10, 2009 8:11 pm Assunto: estacas de flamboyant e primavera |
|
|
Caro Daniel,
Tanto o flamboyant quanto a primavera são melhor multiplicados por estacas lenhosas, grossas ou finas.
Mas o tamnho é importante, quanto maior é mais dificil, cerca de uns 20 cm é o ideal.
A forma também pode ser aproveitada, escola um ramos grosso, corte 10 cm do grosso junto com um ramo de 10 cm, vai dar uma forma bonita mais rápido.
No corte passe vaselina em pasta imediatamente após, na base e no ápice. E uso areia grossa em um vaso meio raso, enterrando 2/3 da estaca. Mantenha na sombra, mas em area externa.
Após 3 meses deve enraizar, mas elas brotam em uns 20 dias, e ficam muitos dias sem raízes.
Um abraço. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 10:36 am Assunto: |
|
|
Excelentes informações postadas pelos colegas eu desconhecia que galhos mais grossos poderão servir para estacas. Valeu!
Acescentaria também o uso de Biofert Raiz que irá ajudar muito na formação de raizes bem como nas brotações, nas estacas mais grossas um corte em bisel na parte que for enterrada.
Abraços |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 5:25 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Acabei de realizar 20 estacas de primavera com espessura de tronco variada (1 a 3 cm) a cerca de 30 dias atrás da forma mais simples de ser feita. Foram cortadas com cerca de 20 cm sendo fincada na terra a extremidade com um corte em forma de bisel, mantida umidade constante à sombra, recebendo luz natural o dia todo, sem o uso de hormônio
Conclusão: 19 estacas estão brotando intensamente, no entanto esperarei 5 meses para verificar as raizes.
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 2:04 pm Assunto: |
|
|
ola pessoal aqui estao as fotos da primavera...
http://www.meualbum.pt/Album=JGDW4KRG
o tronco dela é muito grosso e esta deitado... estou com medo
ela é muito antiga .... existe muitos outras raizes.... nao so essa grande..... a grande é muito grossa..... nao sei o que faço...
vou tentar fazer uma poda violenta nela e analizar..... nao tenho certesa se ela aguenta ser arrancada sem o torrao, pois deve ser muito grande.... aguardo ajuda....
ps.... posso fazer isso agora em julho..... |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 2:04 pm Assunto: |
|
|
como o amigo já disse a primevera é facil de pegar por estaca. Eu tenho uma estaca q ganhei de um amigo, a mesma eh bem grossa e já está cheia raiz e floração.
Eu participo do clube de bonsai de Bauru e nós fizemos no ultimo domingo um yamadori só de primaveras. Nas fotos dá pra você ter uma noção. Mais pra frente teremos o video deste yamadori.
http://www.bonsaihouse.com.br/album/yamadorifazendaloyola _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 24, 2009 2:31 pm Assunto: |
|
|
poxa pessoal muito obrigado pelas inf.... porem ninguem falou nada sobre o flamboyant ... nao tirei foto dele mais ta com 3 metros ....
a primavera ate da pra tirar ja tenho certesa disso .. mais o o flamboyant sera que rola..
valeuu
dp |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 8:34 pm Assunto: |
|
|
O Flamboyat também é muito resistente pode tirar sem medo na primavera será melhor. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 9:32 am Assunto: |
|
|
ola cleristo... muito legal as fortos da primavera ... vou retirar a daqui de assis esse mes... se eu nao ramcar o dono da propriedade vai derrubala...
gostaria que vc me enviace um passo a passo ..de como devo agir....
principalmente que tipo de solo devo colocar no muda principal
e quel tipo de solo que devo fazer as estaquias... se devo passar enrazador ou nao .... se devo fazer estufas ou nao...
ok
obrigado por hora..
dp |
|
|
 |
|