FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda ... vs ... Gerar novo crescimento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nuvem_Branca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 1:01 pm    Assunto: Poda ... vs ... Gerar novo crescimento Responder com citação

Tenho o Livro " Manual do Bonsai", e ao lê-lo surgiu-me a seguinte duvida:

A poda de manutenção deve ser feita no fim do inverno, nesta altura a arvore sofre menos.

A poda regenerativa faz-se a meio do verão para estimular o crescimento de novos ramos.

Duvidas:

- Ambas as podas eliminam quase por completo grande parte de folhas e ramos indesejados? Basicamente em ambas a árvore fica praticamente despida como se fosse inverno certo!?!?

- Ao fazer a poda regenerativa a árvore não sofre, sendo que estamos em pleno verão?

A minha duvida vem a proposito do meu ulmus ter ulguns ramos mal formados e outro indesejados (vem das lojas sem cuidados nenhuns) e eu pretender estimular o crescimento de bons ramos para fazer os estilo vassoura, e li no livro que isso deve ser feito a meio do verão...

http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sónia ( Nuvem_Branca )

Conforme tambem já respondi noutros foruns Smile...ufa, andas por bantantes lados Shocked hein Very Happy Very Happy

A poda é um processo que pode ser classificado em 3 tipos:

A poda de manutenção:
É feita geralmente sobre a produção do ano;
visa a manutenção do estilo e do tamanho da árvore;
Normalmente é feita durante a época de crescimento vegetativo ( Primavera/Verão) e depende da espécie que estamos a trabalhar.

A poda radicular:
Incide sobre as raizes e é feita na altura do transplante;

A poda de transformação/Estrutural:
Visa a modificar/acentuar o estilo ou transformar material bruto em bonsai;
Geralmente incide em pernadas lenhificadas;
Deve ser feita no periodo em que a arvore está em dormência, de preferencia final do inverno;
Exceptuam-se as resinosas e arvores que contenham latex, que poderão ser trabalhadas em meados de Outono ou meados de Inverno;
Nas coniferas com troncos grossos, será mais prudente podar por etapas, deixando um toco que será removido no próximo ano;
No final aplica-se sempre cicatrizante.

O manual do Bonsai, presumo que seja o de "David Prescott" foi o meu primeiro livro , e ainda hoje é o que mais gosto de ler.

Agora à que ter em atenção uma coisa, é uma publicação traduzida para a nossa lingua e não se deve levar tudo á letra, já que quando foi editado era para o pais dele e depois para o norte da Europa.
Podes facilmente constatar isso quando se refere a uma especie nossa a "Oliveira", consideram dentro e fora de casa (ainda para mais no verão ) no nosso país é ano todo na rua e ponto final , hé, hé experimenta colocar uma no interior e vais ver...seria o mesmo que colocar um "matsu".

No entanto acho que está muito bom e bem ilustrado...mas por segurança deve ser cruzado com outras informações.

Espero ter ajudado....senão logo, logo...aparece um amigo a dar uma mãozinha

Boa Sorte

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nuvem_Branca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Castro... Posso então concluir que não há problema se eu eliminar grande parte dos galhos, até porque a maior parte deles são fininho e cresceram um pouco desordenados....

http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: