Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Evandro Cristiano Silveri
Registrado: 20/11/08 Idade: 43 Mensagens: 2 Localização: Mogi Guaçu-SP
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 9:41 pm Assunto: Adubaçao Torta de Mamona e Farinha de Osso |
|
|
Boa Noite
Participei de um curso para iniciantes com Mestre Mario em novembro na cidade de Mogi Mirim . e na ocasião falamos um pouco no uso de torta de mamona farinha de osso e farinha de trigo para que fosse feito umas bolinhas assadas no forno. tentei fazer mas não deu certo. não secou apodreceu . alguem poderia me passar a proporçao da receita .
Att
Evandro |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 12:45 am Assunto: Adubação Organica |
|
|
Caro amigo Evandro!!
Faço estas bolinhas para utilizar como adubção organida.
Uso dua partes de torta de mamona para uma parte de farinha de osso, a farinha de trigo é para dar liga.
Depois de misturado os ingredientes, deixo por uns tres dias,na sombra (aconselho utilizar na mistura acido folico, para avastar as moscas).
Passado este periodo, faço as bolinhas deixo secar no sol, por uma semana e depois lego as forno, baixo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 12:12 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Uso dua partes de torta de mamona para uma parte de farinha de osso, a farinha de trigo é para dar liga.
Depois de misturado os ingredientes, deixo por uns tres dias,na sombra (aconselho utilizar na mistura acido folico, para avastar as moscas). |
Você mistura tudo com água e deixa dois dias na sombra, nesse tempo ele não vai ficar seco? Como você faz as bolinhas depois?
Eu faço esse tipo de adubo e ele fica com um cheiro muito forte, acho que minha mãe me bate se eu colocar no forno dela. _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 6:21 pm Assunto: Adubo organico |
|
|
Caro amigo DuSantos, neste periodo de dois dias, caso observe que a mistura esta secando, adicione mais agua sempre mexendo para não cometer nenhum excesso.
Realmente, deve planejar bem quando fazer esta mistura, o tempo deve estar firme, sem chuva, principalmente chuvas prolongas, períodos chuvosos longos eu não faço, tive uma infeliz experiência por conta deste fato.
Nestes dois dias, a mistura apenas fermenta e não exala cheiro.
A marca de torta de mamona que uso vem com uma colher medidora que utilizo para fazer as bolinhas. Caso vc tenha vasos maiores faça bolachinhas, mas nunca faça porções muito grande, o que dificulta a secagem interna.
Feita as bolinhas, deixo secando em sol forte por dois ou tres dias, observe se estão bem secas, somente apos isto elas irão para o forno a gás, que deve ser ligado em fogo baixo e o adubo colocado quando o forno ainda esta frio. Nosso objetivo é secar ao máximo esta massa porem sem torrar. Esta secagem no forno por ser repetida outra vez.
Não se preocupe não deixa nenhum cheiro no forno, quando perceber que algo começou a cheirar, esta na hora de desligar o forno e deixa as bolinhas ate que o forno esfrie completamente.
Se sua região for muito úmida, a mistura pode puxar umidade do ar, porém não irá se desfazer, caso sobre, guarde em um pote com tampo, as minhas ficam num pode de suplemento alimentar.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 9:09 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelos esclarecimentos Edmilson, só mais uma coisa.
Qual a quantidade de água devo colocar para deixar os dois dias de fermentação?
Abração _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 12:31 am Assunto: |
|
|
Edimilson, excelente explicação, valeu pela dica. Só não sei que quantidade e onde compro acido folico?
Outra coisa, num evento ouvi o Rock Jr falar que coloca a mistura de TM+FO em garrafas PET, adiciona água e depois de uma semana rega as plantas com a água.
Vocês ou alguém tem conhecimento disto? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 05, 2009 12:27 pm Assunto: Adubação |
|
|
Caro amigo, desculpa mesmo pela demora em responder, o tempo esta muito curto para tantos afazeres, mas o prazer em compartilhar o pouco que sei é imenso.
Quanto a quantidade de água não tenho um valor certo para lhe informar. Misturo os ingredientes sólidos e vou ou poucos adicinando água, ate um ponto de liga. Deixe descansar e de tempo em tempo (duas vezes ao dia) verifique se a mistura esta seca. Cuidado com o excesso de agua pois dificulta a modelação do adubo.
Qualquer duvidas que possa auxiliar, fico a disposição.
Abraço fraterno a todos _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 05, 2009 12:31 pm Assunto: Adubação |
|
|
Caro amigo Ricardo.
Caso tenho dificultades para encontrar, substitua por acido bórico, que é encontrado mais facilmente, pois é utilizado como veneno para baratas e formigas.
Em dois quilos de TM utilizo uma colher de sopa cheia.
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Abr 05, 2009 9:02 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos,
Tenho feito estes pelets também....estava tendo problemas com a liga. então, peneirei a Torta de Mamona, de modo que todos os ingredintes ficassem em forma de pó. Triturei carvão vegetal tb. Hoje em dia não tenho mais problemas.
obs: nunca usei farinha de trigo, e na verdade nem precisa. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 9:51 am Assunto: TM + FO |
|
|
Alguêm sabe me dizer porque não pode ser usada a mistura diretamente no solo ??? eu geralmente coloco diretamente no solo, cavo o substrato e coloco um pouco afastado do tronco, depois cubro novamante com o substrato ! _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Em meus pré e em praticamente todas as plantas em formação eu também coloco a mistura diretamente no solo. Há algum problema nisso ? Sds Alex. |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 1:41 pm Assunto: TM |
|
|
o único incovenient que acho é que quando começa a decomposição exala um certo "mal cheiro", mais procuro sempre colocar uma boa camada de substrato por cima... _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 6:08 pm Assunto: |
|
|
Olá
Não é conveniente cobrir com terra a mistura de farinha de osso com a torta de mamona, pois ela começa a fermentar e não é saudável para a planta. Tem uma receita no livro do Rock Júnior que dá certo já fiz e aprovei.
Um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 9:23 am Assunto: |
|
|
Amigos, o que o Afonso falou é correto. Coloquem em potinhos e para o pessoal que reclamou do mau cheiro, basta deixar a mistura curtir.
Eu pessoalmente coloco crú e não tenho tido este problema.
Afonso, passa a dica do Rock pra nós! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Luis A. de Macedo Rodrigu 1.o PASSO

Registrado: 27/09/05 Idade: 74 Mensagens: 100 Localização: Porto Alegre/RS
|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 4:10 pm Assunto: |
|
|
Ricardo e demais amigos interessados no assunto, como disponho da receita que consta no livro do Rock Jr. aí vai:
- 750 gramas de torta de mamona
- 250 gramas de farinha de osso
- 100 gramas de esterco de galinha puro bem curtido
- 100 ml de óleo de peixe ou óleo de figado de bacalhau
- 100 ml de algum adubo foliar liquido ( ou 100gramas de adubo quimico em pó)
- 200 gramas de farinha de trigo ou amido de milho (para dar liga)
Misturar os componentes e adicionar agua até atingir uma consistencia pastosa. Você pode fazer bolas (tipo pão de queijo) ou colocar em bandeja e cortar em quadrados, deixando secar à sombra. Esta formulação fica pronta para uso depois de uma a duas semanas após manipulada e tem duração media de 30 dias, após aplicada.
Pessoal o livro do Rock é excelente principalmente para quem está iniciando no cultivo do bonsai. Tem informações e dicas valiosissimas. Abraço a todos.
Luis
|
 |
|