FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tronco Piracanta
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
neyleite

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 4:11 pm    Assunto: Tronco Piracanta Responder com citação

Olá pessoal, comprei recentemente uma muda de Piracanta, estou com um uma caracteristica que gostaria modificar, a frente da planta acabou ficando com uma curva acentuada de frente para o observador (vermelho). Tentei escolher novas frentes mas as curvaturas menores acabam ficando escondidas. Umas das idéias seria cortar abaixo (rosa ou verde) e modelar o tronco novamente. Alguma sugestão?

Detalhe da curva.

Obrigado Ney
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 4:33 pm    Assunto: Sugestão Responder com citação

Caro amigo, faria uma planta baixa, talvez na altura do segundo galho, buscando uma árvore que trouxesse uma imagem frondosa.
A parte superior faria alporquia, esta espécie aceita muito bem esta técnica.
Vamos aguardar mais sugestões.

Abraço fraterno
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ney...
Concordo com o amigo Edmilson...

A planta mãe ficaria um inclinado com o tronco mais reto (caso contrário teria q eliminar o primeiro galho)
A do meio ficaria com uma curva bem legal (mas q não combina com a planta toda). Aproveitando o nó pra fazer o alporque dá uma boa conicidade.
Vc ficaria com três planta robustas.

Abraço.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Alporquia muito útil essa com certeza. Aproveita e faz agora pois a primavera apenas terminou. Ainda dá tempo para o alporque enraizar.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 7:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Outra boa opção, seria replantar em uma bacia ou mesmo no solo, de forma a favorecer o engrossamento do tronco desde a base. Isso iria agregar maior conicidade alem de permitir a correção do movimento. Voce restringe o problema a esse ponto, mas ressalto que ele não é tão acentuado quanto, por exemplo, os galhos superiores terem uma grossura maior que os inferiores. Rolling Eyes

Além disso, sua planta tem galho em demasia, excessivos, que poderiam ser eliminados, de forma a que sua planta apresentasse o movimento do tronco, possibilitando com isso, inclusive, a mudança da frente (creio que girando um pouco para a esquerda, ficaria melhor). Very Happy

Acho desperdicio cortar a planta, ainda que para obter duas ou tres outras, shohin, em detrimento da altura ótima em que está. O engrossamento do tronco é o recurso mais adequado para a correção pretendida, a meu ver. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Ney,

também acredito que a apção de engrossar o tornco possa resolver melhor o problema. Mesmo que demore um pouco mais para finalizar a planta vale a pena tentar uma opção que vai dar a conicidade necessária para ter uma planta mais harmônica.

T+
neyleite

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 12:06 pm    Assunto: Piracanta Responder com citação

Ola Paulo e Edmilson, gostei das sugestões de alporquia. Na verdade a idéia do Nickyfury pareçe mais promissora a longo prazo, principalmente pelo fato de que gosto da altura da planta (45cm). Com relação ao galhos também acho que estão em demasia, mas comprei a planta há 1 semana (no paraná) e trouxe ela de carro pra SP, então estou deixando ela se acostumar com a "casa" nova. Tirei uma nova foto girando um pouco para esquerda, talvez para frente, ficou um pouco difícil de visualizar pelos galhos. Outro fato a ser mencionado é que foi replantada recentemente (15 dias) creio que não deveria novamente mudá-la para outro vaso. Como moro e apartamento pensei em engrossar o tronco e outro vaso, tipo 2X maior que esse, seria essa uma alternativa?

Grande abraço Ney
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nei, várias sugestões todas aplicáveis em tua árvore.Parabém pela compra.
Vc poderia me enviar o endereço da aquisição da Piracanta por mp?

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 14, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Oi Ney, tudo bem?

Li as sugestões dos colegas e acho que todas são aplicáveis, mas acima de tudo, me chamou a atenção seu comentário "gosto da altura da planta (45cm)" ..... Rolling Eyes
Na minha opinião, a forma como o bonsísta se sente em relação à própria planta é fundamental e, neste caso, a proposta do Nick é a mais adequada para o seu caso!.... Wink

Além das propostas já feitas pelo Nick, inclusive sobre o excesso de galhos e galhos altos mais grossos que os baixos... eu enxerguei o seguinte...
1) me parece possivel voce eliminar vários galhinhos finos que nascem na parte mais baixa da planta, algumas vezes saindo do mesmo ponto do tronco onde saem galhos mais grossos... Assim, voce já faz uma "despoluição visual", ao mesmo tempo em que enfatiza a importancia dos galhos mais grossos nas partes mais baixas... Rolling Eyes
2) pelo mesmo raciocínio, penso que voce poderia eliminar os galhos mais grossos nas partes mais altas da planta, deixando os mais finos, favorecendo também, além da despoluição visual, a dar uma sensação de conicidade mais harmonioza...
A piracanta brota com vigor e muitos locais, assim, mesmo que voce pode alguns galhos altos (grossos) que te pareçam fazer falta nesto momento, é quase certo que nascerão novos que poderão ocupar os espaços vazios, com vantagens... Rolling Eyes

Com a altura de sua planta, movimento de tronco e posicionamento de galhos, seu bonsai deverá tender ao estilo "moyogi feminino"... onde as plantas são mais altas e esguias.... Rolling Eyes

Um ponto de atenção nas podas e reposicionamento de galhos é garantir que os galhos se posicionem sempre ao lado externo das curvas do tronco...

Por ultimo... caso coloque mesmo a planta num vaso grande ou escorredor e mamaderia, para reforçar o engrossamento do tronco e aprimorar a conicidade, eu faria uam sugestão...
- Como o tronco já está todo formado e a tendência natural é sempre de brotação bem mais intensa no topo na planta, existe o risco de haver também um engrossamento indesejável na parte alta do tronco...
Para reduzir este risco, penso que seria interessante o seguinte...
- reforçar a recomedação de podar os galhos altos e grossos, onde o fluxo de seiva e brotações na primavera seriam ainda mais intensos, engrossando as partes altas da planta....
- fazer desfolhas mais frequentes nas partes mais altas da planta, mantendo as folhas dos galhos mais baixos... favorecendo também o princípio da conicidade, não apenas do tronco, como também dos galhos...
Ou seja... nas partes baixas, mais folhas, mais fluxo, mais brotações, mais engrossamento... Nas partes altas.. o inverso... Rolling Eyes Wink

Parabéns por sua piracanta.. e boa sorte... Wink
Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2009 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma grande aula dos foristas.... obrigado a todos.... Very Happy Estou aprendendo muito em cada topico que leio .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2009 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

ai agora e soo fazer o que o nick disse e charles acresentou e logo sua planta estará muito melhor.
neyleite

MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2009 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Vou colocar em ação as idéias sugeridas pelo Nick e Charles. Também estou aprendendo muito com os posts, acho que essa é a grande idéia do forum, compartilhar experiencias e aumentar conhecimentos. Tão logo faça as modificações sugeridas vou postar as fotos.
Um grande abraço a todos
neyleite

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Conforme sugestões nesse sábado cortei um boa parte dos galhos da planta. Também tracionei o tronco para reduzir a inclinação frontal do mesmo. Na próxima semana vou mudar a planta para uma bacia maior afim de melhorar a conicidade da mesma. Vamos ver como ela se comporta.
Seguem as fotos para sugestões.

Planta bruta

Antes da intervenção

Após poda >> Visão Frente

Vou cortar os 3 galhos centrais, eles estão mais grossos que os galhos da parte inferior.
Como apice ainda não decidi, vou esperar as novas brotações, talvez fique mais fácil depois.
A planta ficou bem esguia, estranho... parece estilo literati... estava acostumado com ela da outra maneira.

Após poda >> Visão Lateral

Não gosto dessa inclinação pra frente (esquerdxa da foto), vou continuar tracionando par deixar mais reto.

Um grande abraço a todos
Ney
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: