|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Seg Ago 08, 2005 2:36 pm Assunto: Fazendo Jins?? |
|
|
Galera eu queria saber como vocês fazem para fazer jins...acho muito interessante, mas ao mesmo tempo tenho certas dificuldades em faze-los pois nao disponho das ferramentas adequadas...
Tenho cal de enxofre e tal, mas meu grande problema é como chegar no pontode aplica-lo.....
Outra coisa...li em algum lugar q a serissa nao é indicada para isso...é verdade??
Tenho uma serrisa linda q ia ganhar um toque totalmente especial com um belo jin em um dos seus galhos.....
É isso...
Ahhh jah aproveitando pra fazer uma correção num dos meus posts...fiz um yamadori à um tempo e voltei com mudas do q acreditava ser pircanta, depois me disseram q era pingo de ouro, mas agora sei com certeza q nao é nem uma nem outra..e sim ardisia....alguem sabe alguma coisa sobre essa planta q possa me ajudar a fazer um belo bonsai???
Falando em yamadori esse final de semana colhi um pingo de ouro lindo com cerca de 15 anos e o mais legal de todos, uma azalea com mais de 30 anos....lindissima...soh estou esperando começarem as brotações nesses dois pretendo fazer algumas àreas com jin, mas quero 1º ver com vocês como posso fazer da maneira mais correta.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 1:05 pm Assunto: Re: Fazendo Jins?? |
|
|
Oi FrK, tudo bem?
Vamos trocar umas idéias... por partes:
1- Jin's
Ferramentas adequadas ajudam, mas improvisá-las resolve muito bem!
Acho mesmo que a maioria de nós ainda faz jin's sem usar ferramentas próprias. Com um canivete afiado e um alicate pequeno de bico fino voce resolve quase tudo, apesar das diferentes características das plantas.
2- Voce cita "cal de enxofre", e não entendi se referindo-se ao produto já pronto para aplicar ou aos ingredientes para fazer o produto! Os nomes mais usuais para o produto pronto são:
-lime-sulphur,
-calda sulfocáustica, e
-polisufuro de cálcio,
...cuja formulação é à base de enxofre e cal.
Se voce tem o produto pronto, ótimo, caso contrário, te sugiro comprar ao invés de fazer em casa. Não vale a pena mesmo!!!!!
3- Aplicação do lime-sulphur
Há bonsaístas que aplicam o lime-sulphur assim que o jin está pronto. Eu prefiro fazer isso apenas em plantas em que não há perda alguma se seiva aparente ao se fazer o jin, ou seja, aquelas em que o tronco e casca se mantém totalmente secos após trabalhados. Quando há perda de seiva, eu aguardo o tempo (dias) necessário para estancar a seiva e secar o local. Estando molhado ou úmido, o lime-sulphur não se fixa na madeira.
4- Jin em serissa
Desconheço a contra-indicação de se fazer jin' em serissas!
Eu tenho algumas com jin's e até shari's. Aplico lime-sulphur regularmente e não notei nada de anormal. E de fato os jin's deram, nessas serissas, um toque muito legal!
5- Sobre seus yamadoris e os jin's que pensa em fazer neles, apenas reflita e analise antes se ficariam bem, pois não é toda planta que se harmoniza com jin's.
Por último, há plantas cuja madeira é totalmente contra-recomendada para fazer jin's, pela sua fragilidade e facilidade de apodrecimento, entre elas, bougainvillea, ficus, jacarandá-mimoso, entre outras...
Boa sorte.... e treine com calma os jin's...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 2:10 pm Assunto: |
|
|
Charles valeu pelas dicas...
Eu tenho o limesulphur comprado pronto já...cal de enxofre é a mesma coisa...só um nome genérico...é calda sulfurocaustica...
Para fazer os jins no pingo de ouro e na azalea (q por sinal ficaram bem interessantes...) eu usei uma faca afiada, alicate de bico fino e lixa de unha...
Já pelo toque das serissas....ÓTIMO saber disso...eu tava louco pra fazer um jin nessa serissa...pq vai ficar lindo...
Eu vou treinar mais com uns galhos velhos pra fazer uma coisa mais profi...
Se bem q eu fiquei bem orgulhoso dos resultados, jah q era minha primeira vez... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 11:20 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles !!!!!!
Oi FrK !!!!!!!!!
Grande aula do Mestre Charles !!!!!!!! Como aprendi ao ler suas explicações !!!!!!!!!!
Uso para JIN... estilete e bisturi (só não mudo a lâmina, meu filho faz isso para mim) e utilizo alicate usado para fazer bijuterias, este é super jeitosinho....
Calda sulfocáustica, uso também para pulverizar as plantas.........
Concorda Mestre ?????????????
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 11, 2005 8:57 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Aproveitando a oportunidade, já que o limesulphur foi muito bem explicado pelo nosso amigo Charles, gostaria de saber se alguém já ouviu falar na adição de tinta látex branca a esse produto.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Ago 11, 2005 9:25 am Assunto: |
|
|
Oi Angela....
Antes de mais nada mocinha, o aprendiz aqui tá ficando com alergias pelo título que voce tem usado! ... Please, não me tire o mérito e prazer de continuar um eterno aprendiz!
Isto posto.... vamos lá...
Já ouvi falar em pulverizar os bonsai com calda sulfocáustica diluída, mas eu nunca fiz isso. Uso raramente apenas o enxofre diluído (Dimmy ou Kumulus), para combater ácaros. A cal nas folhas não seria prejudicial? Além disso, dependendo da quantidade, há o risco de afetar a acidez do substrato.
Voce pode me explicar em que situações voce pulveriza com lime-sulphur?
Sergivaldo...
A Cissa me falou que no Japão há quem misture no lime-sulphur um pouco de tinta latex branca, para enfatizar a "brancura"! Eu nunca testei, mas imagino que, sem exagerar na dose, pode ser uma alternativa interessante. Talvez até ajude na preservação da madeira morta.
Por outro lado, estou usando o lime-sulphur do Tomio (Nipon Bonsai) e, entre os que usei, é aquele que tem me dado o melhor efeito. Acho que vale a pena voce testar!
Abraço,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Qui Ago 11, 2005 1:34 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 11, 2005 1:31 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles, galera muito obrigado pelas dicas, quanto ao limesulphur eu tb uso o do Tomio, e gosto bastante do resultado.
Aliás esse final de semana tenho q passar lá pq meu pai quer um "bonsai" de presente...
Vou tentar fazer alguma coisa pra ele...
Até mais gente... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2005 12:00 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles,
Muito obrigado pelas informações!!!!
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 12:09 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo escreveu: | Olá Pessoal,
Aproveitando a oportunidade, já que o limesulphur foi muito bem explicado pelo nosso amigo Charles, gostaria de saber se alguém já ouviu falar na adição de tinta látex branca a esse produto.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
Olá Sergivaldo !
Já semeou a Acácia Mimosa??
Olha, eu misturei latex branco no Lime, tempos atrás, e não gostei do resultado. Não dissolveu homogeneamente. Ficou muito artificial. Talvez eu tenha colocado muito. É questão , talvez, de ir tentando em pequenas quantidades.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 11:04 am Assunto: |
|
|
Já vi algumas receitas em que a cal vem em proporção maior que o enxofre, e em outras, justamente o contrário!!! Qual está certa
Atila |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|