Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 1:59 pm Assunto: Ulmus |
|
|
comprei este Ulmus a algum tempo atraz, neste inverno coloquei ele no vaso, mas uma coisa ainda não esta legal,... o primerio galho baixo, que ainda esta em formação recebi umas orientações de poda-lo, mas falta coragem.....
O que voces fariam?.. podariam o galho e torceriam pra um galho acima brotar ou deixariam este galho?
esta foto foi tirada já faz uns meses,.... agora esta sem folhas e iniciando a brotação.... ta lindo os pontinhos dourados dos brotos.
 _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Edson Junior

Registrado: 06/03/05 Mensagens: 43 Localização: Campinas - São Paulo
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 2:21 pm Assunto: Re: Ulmus |
|
|
Rodrigo-RS escreveu: | comprei este Ulmus a algum tempo atraz, neste inverno coloquei ele no vaso, mas uma coisa ainda não esta legal,... o primerio galho baixo, que ainda esta em formação recebi umas orientações de poda-lo, mas falta coragem.....
O que voces fariam?.. podariam o galho e torceriam pra um galho acima brotar ou deixariam este galho?
esta foto foi tirada já faz uns meses,.... agora esta sem folhas e iniciando a brotação.... ta lindo os pontinhos dourados dos brotos.
 |
Na minha umilde opnião, eu acho que você não deveria podar esse galho por dois motivos.
O primeira é que ele está em formação, e deve se dar um tempo para ver como ficará qndo estiver formando, vai que de possibilidades de trabalhar ele melhor.
E o segundo motivo é que sem ele a arvore ficaria muito "pecosuda" se é que vc me entende.
Se falei algo errado, fiquem avontade em me corrigir.
Abraços _________________ Edson Junior.
Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ  |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 2:22 pm Assunto: |
|
|
eu podaria esse galho, inclinaria um pouco o ulmus no vaso...
bela planta |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 2:29 pm Assunto: Re: Ulmus |
|
|
Edson Junior
foi por esse motivo que não podei, por ela ficar com o primeiro galho muito alto... e torcer pra brotar um logo abaixo...
E ai TC!!
Enclinaria o ulmus pro lado esquerdo?.... seria uma idéia!!!! abaixaria o segundo galho?
mas será que o visual não ficaria prejudicado?... _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Pedro Stumm Visitante
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 2:59 pm Assunto: |
|
|
Sendo inha a planta, eu iria retirar o primeiro da esquerda e o primeiro da direita. Inclinaria para a esquerda a planta uns 15 graus.
Não acho que ficaria com primeiro galho muito alto.
Lógico que iria colocar os galhos todos inclinados para baixo.
Pedro |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 7:33 pm Assunto: |
|
|
Pedro Stumm, bela idealizada, mas eu não gostaria de mudar muito o estilo dele, até faria uma experiencia numa planta nova, criaria pra ela um estilo e não desviaria a atenção ate atingir o objetivo,.... mas sinceramente não pretendo mudar radicalmente o estilo deste bonsai. Apenas prendo podar aquele galho baixo ou deixa-lo, gostaria da opinião de vcs.
o ulmus tem 23 cm de altura, 3,2cm de base, aprox 9 anos
muito obrigado pelas ideias!!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 8:22 pm Assunto: Re: Ulmus |
|
|
Rodrigo-RS escreveu: |
E ai TC!!
Enclinaria o ulmus pro lado esquerdo?.... seria uma idéia!!!! abaixaria o segundo galho?
mas será que o visual não ficaria prejudicado?... |
oi
eu inclinaria para o lado esquerdo, tiraria o galho depois se fosse preciso abaixaria um pouco os galhos, acho que ele não vai vai ficar com o primeiro galho muito alto . Acho que assim a planta ficaria mais agradavel. |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Ago 07, 2005 7:00 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, concordo com o Pedro, quando você baixar os galhos vai ver que sua planta vão vai ficar pescoçuda, mas eu não tiraria o primeiro galho da esquerda, tiraria o segundo, se vc observar, vai ver que êle está na mesma altura do galho da direita.
Outro detalhe é que esse primeiro galho é mais fino que o segundo...
Geralmente, quando é possível, procuramos não deixar os galhos na mesma direção, o ideal é termos uma copa com galhos vindos sempre de pontos diferentes do tronco.
Não fica com pena da planta não, poda logo... (risos)
Um abraço. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Ago 07, 2005 8:28 pm Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo !!!!!!!!!!
Pensei logo em tirar o galho a esquerda, mas... várias opiniõs vieram..... pensei em inclinar a esquerda, mas as opiniões vieram novamente....... me dá um tempo que vou pensar....
SOCORRO !!!!!!!!!!!! Me deixem pensar !!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 07, 2005 8:42 pm Assunto: |
|
|
Beleza pessoal!!!!
Gostei de ver as opiniões, sei que vou ter de podar, pelo menos é o que a maioria faria,... por isso vou pensar e ver se não distoa muito da minha vontade... daqui algum tempo retorno a postar a foto desse bonsai reestilizado....
muito obrigado pelo acompanhamento !!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Ago 08, 2005 8:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo !
Coragem !!!!..........rs!
Eu concordo plenamente com o Pedro Stumm. Poda o 1º pq está muito baixo; poda o 2º pq está na parte interna da curva. Inclina +- 15 graus e vai ficar beleza !! Eu garanto ( acho que o Pedro, tbém)....se ficar feia, manda pra mim!!!.....rs
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 4:10 pm Assunto: |
|
|
Elio
Cortei o galho Baixo, ... mantive o segundo galho,.... enclinei para baixo o terceiro galho, vai demorar para supria a falta de "massa" no lugar do primeiro, mas suprira. Não enclinei a arvore, pois envasei ela faz pouco e não quero mexer agora, vou mexer só no proximo inverno,.... Muito obrigado pelas dicas,... Ficou bom!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 4:13 pm Assunto: |
|
|
Elio
Cortei o galho Baixo, ... mantive o segundo galho,.... enclinei para baixo o terceiro galho, vai demorar para supria a falta de "massa" no lugar do primeiro, mas suprira. Não enclinei a arvore, pois envasei ela faz pouco e não quero mexer agora, vou mexer só no proximo inverno,.... Muito obrigado pelas dicas,... Ficou bom!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Ago 10, 2005 4:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo !!!!!!!!!!
Legal ter tomado coragem!!!!!!!!!!!!!!
Mande a foto para vermos como ficou sua planta .
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2005 1:43 pm Assunto: |
|
|
Angela
Vou postar fotos assim que ele recompor o espaço do galho retirado,....
muito obrigado!!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
|