FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho (Pós poda e tracionado)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 4:58 pm    Assunto: Buxinho (Pós poda e tracionado) Responder com citação

E aí pessoal!!! Gostaria de dicas e sugestões com esse buxinho, tô pensando em coloca-lo já num vaso definitivo, devo? Alguém tem alguma opnião de estilo (sei que é um pouco difícil pois sua copa é muito densa e mal dá pra ver os galhos mas...)? Estou afim de dá uma podada nesses galhos de baixo e dar uma afinada nessa copa mas o meu medo é justamente esse (porque o buxinho não resiste a podas drásticas) não é?Qualquer sugestão será SUPER bem vinda!!!

Abraço Bonsaístas

Alexandre

Editado pela última vez por apossas em Seg Jul 27, 2009 3:52 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Apossas , se tu quiseres coloca-lo em um vaso ja definitivo , com certeza seria o estilo hokidachi , mas eu acho que tu deverias tentar trabalha-lo pois um buxos oferece muitas possibilidades , para todos os estilos , comece a podar os galhos que tu achas anti esteticos que tu teras novas ideias.
O buxinho aceita muito bem podas drasticas , so nao pode deixar galho sem folhas , senao ele seca , se daixar folhas tu podes fazer o que tu quiser , pois e uma arvore muito resistente.

Joel
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa, valeu pela dica Joellaguna, muito legal seus esclarecimentos em relação a poda, mas quanto ao escorredor eu não queria coloca-lo para ele não desenvolver tanto, pois o crescimento dele é ligeiro e não queria que ele passasse dos 40cm + ou - entende?o que devo fazer então? Fazer a poda de algunss galhos indesejáveis onde ele está mesmo ou coloca-lo num escorredor para podas postareiores, e agora? Sera que ele não vai crescer demais?

Abraços

Alexandre
matheus012

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 10:57 pm    Assunto: opa ! Responder com citação

ele está bonito assim, apenas botaria em um vaso !
buxus até onde sei é muito lerdo no desenvolvimento " se nao me engano "

parabens, dará um belo bonsai ! Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruno NF

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 9:59 am    Assunto: Responder com citação

O crescimento dele é realmente muito lerdão. Eu ganhei no ano passado e desde então o plantei num balde grande, mas ele mesmo assim cresceu pouco, quase nada.
Fiz uma coisa no meu, logo no início, que ajudou muito na estética. Como esses buxinhos normalmente são crescidos para virar uma bolinhas pra jardim, o pessoal passa a tesoura sem dó, cortando um monte de folhas pela metade. Depois a região do corte das folhas seca e fica feio. Dai eu cortei todas as folhas que haviam sido cortadas. Melhorou muito. Além de levar mais claridade pro meio dele. Se você abrir esse seu, provavelmente vai encontrar alguns galhos secos lá dentro. Se a folha ficar um pouquinho escondida ela fica amarela e seca. Pelo menos é o que acontece com o meu.
Até mais
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Matheus e Bruno? "Caras" quanto ao crescimento do Buxinho da uma olhadinha nesse site:
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Buxinho.htm

Talvez os de vocês não estejam desenvolvendo rápido pelo local, substrato ou falta de adubagem, ou será que estou enganado? Vamos aguardar opniões dos mais experientes, mas toda troca de informação é válida...A respeito da poda, vou fazer nesse final de semana, retirar alguns galhos indesejáveis e posto as fotos de como ele ficou.valeuuu...

Abraço

Alexandre
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 25, 2009 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, por favor me deem alguma sugestão pois fiz a poda mas não fiquei muito satisfeito (será que fiz alguma besteira!), o que eu poderia fazer para melhorar sua aparência? Devo aramar ou podar mais algum galhinho? Adoraria críticas e principalmente opniões!

Abraço

Alexandre
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 25, 2009 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Xará

Basicamente no bonsai compactamos uma muda para dar a aparência de uma grande árvore... Desta forma, quanto mais baixo os primeiros galhos, em relação a grossura do tronco, melhor Wink Vejo que o amigo pode ter cortado alguns galhinhos preciosos para estilização... mas tudo bem, agora é rever as possibilidades e prosseguir!

Como sempre digo, antes de tudo, para melhorar a visualização, retire um pouco da terra pra ver onde começa o nebari e corte um pouco da borda deste vaso Shocked Shocked Shocked

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 25, 2009 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa que pena Sad confesso que fiquei triste e arrependido da poda, agora não sei o que fazer para melhor a aparência dele, principalmente porque achei muito estranha esse galho "sozinho" embaixo, mas também pior será se eu tirá-lo!!! Acho que estraguei meu buxinho Sad mas aprendemos com os erros.

Obrigado pelas dicas chará

Alexandre
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 25, 2009 7:32 pm    Assunto: Se essa planta fosse minha... Responder com citação

apossas, se essa planta fosse minha, eu retiraria o galho debaixo da direita, da última foto, com isso sua planta cresceria com o estilo hokidachi, "vassoura".
Depois você tenta tracionar os dois galhos que ficaram sendo os mais baixo para deixar a copa parendo um leque aberto.
Em setembro, você retire ela desse vaso e coloque na mamadeira para dar uma encorpada.
Veja essas fotos como exemplo.

Abraço!!!
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 25, 2009 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Legal Paulo, acho que é o que resta mesmo é seguir o hokidachi. Amanhã farei e postarei.

Abraço e obrigado pela ajuda

Alexandre
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Depois de retirar o galho "solitário" (partir para o hokidachi) e tracionar os dois galhos inferiores...acho que vou esperar umas duas semanas até colocá-lo num escorredor para dar uma encorpada legal.

Abraço

Alexandre
Bruno NF

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá apossas. Queria fazer um comentário a respeito dos galhos que vc podou. Acho que poderia ter podado um pouco mais junto ao tronco, pois ai não ficaria com aqueles calombos. Você pode usar uma segueta pra fazer isso, cerrando devagar bem tangente ao tronco, eu já fiz num buxinho e ficou bom. Depois vc pode ainda usar uma furadeira com broca fina e fazer uma ranhuras na região do corte, afundando de leve no tronco, disfarça bem.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olha aí xará...

Sempre haverá possibilidades!!!

Para primeira educação dos galhos, sugiro usar aramagem ao invés de tração, pois assim podemos efetuar movimentos mais naturais Wink A tração é mais recomendada depois que os galhos já estão "educados".

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, ótima dica cara pois eu fiz a poda com alicate concavo e depois com uma facazinha serrilhada fui dando uns retoques e fiquei com a mesma visão que você, achando que ficaram uns "calombos" no tronco meio indesejáveis. Vou tentar utilizar a sua estratégia pra vê se diminui um pouco, pois a foto que o nosso amigo Paulo Ramos mandou acima de um hokidachi é uma maravilha e seu tronco bem lisinhoooo, se eu conseguisse deixar pelo menos parecido já ficaria muito satisfeito.

Chará, primeiro eu aramei os dois galhos inferiores mas não sei se porque o arame é um pouco fino (não acredito que seja por isso) os galhos não obedeceram tanto aí acabei retirando e partindo para o tracionamento conforme a sugestão de um colega do forum...mas tem algum problema? Ah, quanto ao assusto do Bruno, tem outras formas de disfarçar esses "nódulos" que ficaram no tronco devido a retirada dos galhos? Tá muito feio!

Abraço a todos e obrigado sempre pelas dicas que me ajudam muito.

Alexandre
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: