|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Jul 26, 2009 5:25 pm Assunto: Como induzir a coloração vermelha nas folhas. |
|
|
não tenho grande conhecimento neste assunto, ate posto aqui para aprimorar conhecimentos, mas o que sei é que a fata de fosforo estimula as folhas mais velhas a ficarem vermelhas, com o friu, o fosforo que é de média mobilidade se restrige a raiz, neste periodo de friu as folhas ganham aquela coloração exuberante, a partir de temperatura inferior a 16ºC inicia progressivamente a diminuição da concentração de fosforo na planta dando inicio a vermelhidão nas folhas mais velhas podendo atigir as folhas mais novas..
eu gostaria de complemento neste assunto.. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 4:48 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, não tenho nenhuma informação técnica sobre esta questão do fósforo, ou não. Tenho em minhas chácara árvores grandes de várias espécies que avermelham as folhas no outono/inverno: acer palmatum, buergerianum, liquidambar, cerejeiras japonesa, caquizeiros, extremosa, outros. O que tenho observado pois tenho pantas da mesma espécie em locais diferentes é que a maior exposição ao sol e aos ventos frios favorecem as folhas a ficarem mais vermelhas. Em locais mais sombreados e/ou protegidos do vento o vermelho é menos intenso.
Espero ter ajudado.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 7:54 pm Assunto: |
|
|
O ideal também é que no final de janeiro seja feita uma desfolha total.Com isso, ao chegar o outono, as folhas ainda serão novas. Se deixar a folhagem de setembro, ao chegar o outono as folhas estarão velhas e começarão a ficar com aparência de queimadas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 8:27 pm Assunto: |
|
|
ola Elio Luis Secchi
eu aprecio muito as folhas vermelhas, tua observação concorda com a minha , o friu é um fator imprecindivel para a coloração vermelha,
Elio acontece muito com as pitangas e outras caducas tambem, essa desfolia deve ser feita de maneira muito equilibrada, eu consegui perder um acer desta forma,
abraço _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 28, 2009 1:48 pm Assunto: |
|
|
É verdade Rodrigo, na realidade a desfolha total só é garantida em 100% nas caducifolias, excetuando o Ácer atropurpureum e as que não estão em bom estado de fitosanidade.
Plantas que não são caducas, como o buxinho, também adquirem cores outonais mas, em hipótese alguma deve sofrer desfolha total.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 28, 2009 3:11 pm Assunto: |
|
|
olá Elio realmente era um Ácer atropurpureum de 9 anos, lindo!!!! foi a pior experiencia com bonsai que já tive... eu q pensei em conpactar a folhagem e diminui-las.. acabei perdendo a planta.
hoje eu sei que não devo fazer a desfolia nos atroporpureum, ate nos palmatum não vi problema algum. e nos caede tambem não.. correto? _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 28, 2009 6:05 pm Assunto: |
|
|
Corretíssimo! Eu também perdi um atropurpureum por querer fazer uma alporquia! Coisas que se aprende errando................rsrsrs!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|