FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Romã
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gleison Xavier

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 11:10 am    Assunto: Bonsai de Romã Responder com citação

Amigos,

recebi hoje, pois é meu aniversário, kkk, um pré-bonsai de romã, com alguma flores, gostaria de informações de como devo proceder, qual a primeira coisa a ser feita?

Agradeço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

De iniciante para iniciante:

Calma aí amigo!

Geralmente, esses bonsai que você compra/ganha de mercados/lojas/estufas não resistem a não ser que tenham certos cuidados.

Eu digo isso porque comprei uma mini-romã pré-bonsai e ela quase morreu, por sorte e muito esforço consegui que ela brotasse novamente.

Algumas pessoas dizem que a primeira coisa que se faz ao ganhar uma planta dessas é trocar o substrato, a terra do vaso.

Não sei se é assim mesmo, mas eu não fiz isso com minha mini-romã, deixei no vaso que comprei, do jeito que comprei.

Quando ela começou a amarelar e perder as folhas, troquei o substratos por um mais adequado, mais "arejado", e pode ser por isso que ela se recuperou.

Mas por suas planta estar com flores, você pode ter medo de mexer nela, pois, com certeza, ela perderá as folhas se você trocar a terra dela, afinla de contas, você vai mexer com a limentação dela e ela vai precisar de recuperar antes de florir novamente.

Então, a minha opinião é a seguinte: Fique tranquilo, apenas regue ela regularmente, sem deixar o solo muito enxarcado e nem deixe secar muito. adube a cada duas semanas e preste atenção se a planta está bem. Já vá arrumando um pouco de areia grossa e terra com material orgânico, caso você precise trocar mesmo a terra dela.

E, o mais importante, respeite a planta. Se ela chegou recentemente em sua casa, ela deve se acostumar com o local, como qualquer ser vivo. Se você aprender a ouvi-la ela vai te dizer o que precisa.

Abraço amigo e boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gleison Xavier

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado mortykus.

Qual seria o melhor adubo?
Gleison Xavier

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

foto vista de cima

Gleison Xavier

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Alguem por favor pode me ajudar????!!!!

Ganhei este pré-bonsai e não sei o que fazer.
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

OLA Gleison

COLOQUE ELA EM UM ESCOREDOR DE MACARAO ...
FAÇA UMA MISTURA DE TERRA DE BOA PROCEDENCIA E PEDRISCOS DE AREIA!!!!40% PEDRISCOS E 60% TERRA PRA FICAR BEM DRENADO
ASSIM ELA VAI SE DESENVOLVER MUITO MAIS RAPIDO!!!OK Wink
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

OLA Gleison

o romã é muito facil de cuidar, pra iniciar trasplante ele como o BLACKNEEDLES falou, tenha em mente que para vc desenvolver um bonsai de 25cm são necessário um recipiente de 20 litros, assim vc terá um desenvolvimento bom e constante,
neste inverno eu vou trasplantar todos meus pre-bonsai, fiz uma mistura de 50% pó de brita peneirado, 50% ( cerragem podre, casca de uva podre, esterco de gado) composto orgânico, em galões de 20 litros, a drenagem é perfeita a humidade ok.
é uma dica, outra dica é paciencia.
Gleison Xavier

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrgado aos amigos BLACKNEEDLES e Rodrigo-RS, ja posso fazer transplante? Qual a melhor época? E quanto ao adubo?
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

ola, o transplante deve ser efetuado na primavera qundo seu româ começar a brotar. a adubação deve ocorrer da primavera até o oltono 1 vez por mes prefira adubos ricos em fosforo para almentar a frutificação se preferir faça uma adubação liquida a cada 2 semanas. torta de mamona e farinha de osso em quantidades iguais misturadas é uma boa opção fasa bolinhase coloque em roda do vaso.

boa sorte...
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Gleison,

Se me permite a opinião .....

Não faça absolutamente nada. De água para sua planta quando ela necessitar, ou seja, observe .... quando o solo começar a ficar seco, dê água à vontade para ela, arrume um local que pegue ao menos o sol da manhã, não deixe ela dentro de casa por muito tempo. No mais observe as flores e curta o seu presente, começe aprender a cultivar sua planta, fazer bonsai é um outro assunto.
Se de fato você começar a se interessar em aprender bonsai, compre uma muda mais apropriada, começe a estudar, ler, participar do forum, garimpar informação e principalmente filtrar as informações que for encontrando, se não você não chegará a lugar nehum.
Não é porque voce ganhou um "bonsai", de supermercado, ou de um viveiro comercial, e não de um produtor especializado que existe a iminente necessidade de sair correndo replantando, podando, aramando, colocando em escorredor (que acredito que você ainda não faz a minima idéia para que sirva isto) etc.., etc... ect..

Se ele esta aí até agora, e ainda esta florindo é porque o mínimo de condições foram dadas a ele. Minha opinião é esta, curta sua planta, aprenda a cultiva-la e principalmente a mantê-la viva. Depois, com tempo, amadureça as demais idéias.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gleison Xavier

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Obrigado Wilson pelas suas considerações, venho lendo a respeito e entendo que esta planta que ganhei, creio eu, que não seja nem um pré-bonsai, é uma simples muda, mas tem um valor sentimental muito grande, por isso que não que morra, gostaria de cuida-la bem para que um dia, se fosse possível, tranforma-la em um bonsai.
Gleison Xavier

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Se eu quiser tirar deste vaso de plastico que veio e coloca-la em outro local, escorredor de macarrão, por exemplo, ja posso faze-lo??
mxfranca

MensagemEnviada: Qua Ago 19, 2009 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Também tenho um pré-bonsai de romã, acho que já faz uns 8 meses. Começou a brotar diversos brotos de flores mas assim que elas se abrem depois de no máximo uma semana elas caem e não chegam a abrir por inteira.
Isso é comum? da flor não deveria vir o fruto? Confused
Obrigado!
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 19, 2009 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

ola,

gleison xavier: se pretendes colocar num escorredor de macarrão use solo bem drenante pode fazer isto logo que a planta comessar a brotação de primavera (não pode as raizes).

mxfranca: o romã comessa a floresser após 3 anos e enxertada no mesmo ano do enxerto (ou alporque). É normal as flores cairem sim as flores só ficam na planta depois de determinada idade só dai elas vão virar um fruto. Muitas vezes as flors caem por exesso de água na terra ou vc borrifou água nela demais.

muita insolação também favoresse a frutificação

boa sorte...
t+
mxfranca

MensagemEnviada: Qua Ago 19, 2009 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, obrigado pelos esclarecimentos. Foi +/- que eu pensei pois ela é um planta aparentemente super saudável.

até.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: