|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jul 29, 2009 12:34 pm Assunto: Nebari em estaquias ou alporquias |
|
|
Olá pessoal!
Existe uma dica/macete para desenvolver um nebari legal em plantas provenientes de estaquia ou alporquia?
Sei que isso depende da planta, mas existe uma regra geral?
Será se colocar em um vaso "estilo bacia" (baixo e largo) ajuda?
Desde já agradeço as respostas _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Jul 29, 2009 1:05 pm Assunto: Re: Nebari em estaquias ou alporquias |
|
|
olá Cleriston
o segredo de uma boa nebari é a posiçao que é plantada, logo apos enraizar a estaca, ou na retirada do alporque, normalmente de forma radial, essa distribuição lhe renderá um bonito nebari.
rodrigo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 81 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Qua Jul 29, 2009 8:57 pm Assunto: |
|
|
Oi Cleriston,
Tenho alguns anos de bonsai, já não sei quantos. Mas nesses anos vi algo no que você está perguntando.
Vou avisando que eu nunca fiz. O bonsaista que eu vi pegou um pedaço de tábua com um prego espetado, com a estaca já toda brotada espalhou as raízes por sob a tábua, e a espetou no prego na posição que desejou, meio inclinada, enterrou tudo no vaso e colocou substrato por cima, iria deixar por um período grande. Uma outra que ele apresentou já tinha passado um bom período enterrada. As raízes ficam todas espalhadas por cima da tábua, ficou bonito. Pena que na época não tínhamos fotos eletrônicas. Mas alguém deve estar fazendo isso.
Vai aparecer no fórum. Vamos aguardar alguém falar.
Lúcio |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qui Jul 30, 2009 12:37 am Assunto: |
|
|
ola Lúcio Manoel Picanço
eu já li a respeito, essa tecnica se aplica mais para alporque, e se aplica aos aceres para engrossar a base, eu esperimentei num acer, não era materia de alporque nem era estaca, era uma muda com caule de 2cm, eu parafuzei uma tabua fina no tamanho de 10cm x 10cm logo abaixo do eixo principal do acer, cuidando pra não rachar a base, com isso em um ano adiquire um afunilamento e nebari radial,
mas para estacas o melhor ainda creio que seja a disposição no substrato. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|