FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Araçá
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 3:40 pm    Assunto: Araçá Responder com citação

Olá a todos.
Este araçá foi coletado em 17/02/2008, e como estava no início dessa caminhada, ficou nesse vaso aí mesmo, até hoje.
Pretendo transpantá-lo para um vaso maior e mais raso, ou mesmo pro escorredor no início dessa primavera.
Minha dúvida é se aceita desfolha. Já vi que aramação não é muito fácil...
Como sempre, dicas, sujestões e dúvidas serão muito bem aceitas.

Logo após a coleta.

Após poda drástica, já com brotos.

Atualmente...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 10:31 am    Assunto: Responder com citação

*** UP ****

Desculpe pessoal, mas nenhuma crítica, idéia, opinião, sugestão.....nada????
Gostaria de trabalhar nela essa primavera e aguardo dicas.

Sigo no aguardo, ok?
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Ainda não sabe o que fazer? poda todos galhos deixando toquinhos de alguns centímetros, e deixa rebrotar denovo, assim vai reduzir os entre-nós e ter mais ramificações.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Ramon,

As vezes fica complicado dar opinião pois agente não sabe onde a pessoa quer chegar. Vou dar um exemplo :

Se você pretende engrossar o tronco, agora não seria hora de podar nada. Deixa crescer livremente por mais um ano ou mais, depois poderia ser feita uma outra poda semi-radical, vamos dizer assim, aproveitando apenas o primeiro galho da penultima foto, e com ele você faria o novo ápice e a partir daí com as novas brotações que viriam poderia começar a formar a copa.

Se voce achar que esta espessura de tronco já esta legal, e decidir por começar a formar a copa, deve fazer a escolha de galhos, ou seja, procure não deixar galhos que saem da mesma altura do tronco para evitar que o mesmo engrosse mais nestes locais, pode os galhos junto ao tronco de forma a mantê-los alternados. Feito isto é deixar crescer até que o galho tenha de 8 a 10 pares de folha e depois podar no primeiro ou segundo par, e assim sucessivamente para que adense a copa.

Tudo é muito relativo nesta fase, depende do que você espera da planta entendeu. Agora, como dica, vale pensar que o Araça é uma planta de folhas não muito pequenas, e assim ficará mais proporcional se formar um bonsai mediano, então talvez, na minha opinião seria melhor optar pela segunda opção. Mas fora isto que eu coloquei existem muitas outras possíbilidades para sua planta.

Boa sorte

Wilson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

ola, concordo com wilson fracassi. Porém o hokidashi seria uma boa opção.

boa sorte...
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Arzivenko e Wilson suas idéias são boas. Rodrigo S. é de se pensar em um hokidachi...
Realmente estava em dúvida do que fazer nesta planta, por isso pedi a opinião, que por sinal, já me deram uma luz.
Estudarei as possibilidades, só ainda me resta uma dúvida quanto a desfolha nessa espécie. É meu único exemplar de araçá, portanto não tenho experiência com a espécie.
Agradeço a todos novamente.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Ramon

Quanto à desfolha é absolutamente possível, aliás praticamente todas as espécies respondem muito bem à desfolha.

Agora não sei qual o motivo de você querer desfolhar sua planta. Desfolha é utilizada para refinamento, você esta no começo do trabalho, desfolhar agora só vai atrasar, não vai trazer benefício nehum, pensa nisto.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 3:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Além das excelentes colocações do Fracassi, eu ouso sugerir que vc estude melhor a formação estrutural de sua planta, visando aprimorar a técnica de condução do tronco. Ao se optar por um corte radical, como o que vc fez, temos que primeiro visualizar qual a construção pretendida com isso. Shocked

Jonh Naka, um grande bonsaista americano, nos seus livros sobre técnicas de bonsai, ensina diversas formas de se inicializar uma determinada planta a partir de soluções bem simples. O principal, no caso dessa sua planta, é observar que ela não possui ainda conicidade nem movimento de tronco. Shocked

Para buscar ambas, vc deverá então optar por primeiro replantar inclinando o tronco ou para a direita ou para a esquerda, a seu critério. Em seguida, observando a brotação mostrada na segunda foto, escolha apenas um galho, cortando todos os demais, de forma a construir, com esse unico galho, uma nova estrutura aerea para sua planta. Shocked

Naka usava muito uma técnica explicada por ele como "deixar crescer e cortar". Isso significa que voce deixa um determinado galho como segmento apical, que irá direcionar toda a estrutura aerea da planta, buscando sempre a conicidade (a base mais larga, que vai afinando aos poucos e de maneira harmonica, até o topo). Observe:

Essa técnica busca atingir não somente uma boa altura final, mas principalmente conseguir a conicidade adequada, proporcionando tambem um bom movimento. Dado o tamanho das folhas dessa espécie, é adequado supor que o tamanho ideal para ela seria em torno de 80cm a 110 cm. Replantar usando como vaso uma bacia grande, perfurada na lateral e no fundo, irá ajudá-lo a obter um material melhor com que realizar algo apresentável. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: