|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lucianopp
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 7:59 pm Assunto: Ajuda: medo na poda |
|
|
Fala ae pessoal,
hoje eu fui podar minha Serissa mas quando comecei a podar e fazer a aramação mão me senti nada bem, não sei se é por não estar acostumado a fazer essa mudança brusca mas eu to achando que descaracterizei de mais a árvore e agora to com medo
Estou pedindo a ajuda do pessoal que tem uma visão mais avançada que a minha, peço humildemente uma dica pra conduzi-la e tentar fazer uma harmonia melhor.
Antes da poda:
http://img219.imageshack.us/img219/1920/p1010380s.jpg
Depois da poda:
http://img32.imageshack.us/img32/1543/p1010387g.jpg
VLW !!! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 8:25 pm Assunto: |
|
|
Luciano você não fez nada de errado, não se preocupe!
A sua árvore ainda não é um bonsai acabado, por tanto, você terá que trabalhá-lo para que ele fique melhor.
O tronco que ele tem está propício para a formação de um moyogi, porém, os galhos estão em posição errada, ou seja, estão voltados para cima. Pesquise fotos de bonsais moyogi, você verá que os galhos são curvados para baixo e não para cima. Os galhos mais fino são flexíveis, você deve movê-los para baixo formando uma curvatura. Outro fator importante a ser observado é a posição dos galhos em relação ao tronco. Os galhos devem estar "do lado de fora" das curvas do tronco e não do lado de dentro. Observe um bom moyogi como nesta gravura:
Depois você deve se preocupar com a ramificação, ou seja, os galhos devem ter várias ramificações como se fossem uma mão aberta e isso você consegue podando a ponta dos galhos, cada vez que você poda estimula o surgimento de novos galhos. Você também pode aramar o tronco para aumentar o movimento, mas cuidado a serissa é meio quebradiça. Outra coisa que você pode fazer é coloca-lo em um vaso maior para engrossar o tronco, deixando um galho de sacrifício, e também será necessário melhorar o nebari no futuro. Mas não se preocupe em fazer tudo ao mesmo tempo, vá estudando cada um desses "itens" aos poucos. Um último conselho é: cuidado com o adubo, a serissa é muito sensível e pode morrer se você colocar muito.
Boa sorte! |
|
|
 |
lucianopp
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 8:40 pm Assunto: |
|
|
Marco, muito obrigado mesmo pelas dicas, pode ter certeza que vou tentar entrar nesses parâmetros do moyogi, mas como eu faço a curva do tronco, só de tocá-lo e começar a entortar bem levemente já sinto como se fosse quebrar? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 9:03 pm Assunto: |
|
|
Luciano quebrar galhos e troncos de bonsais são efeitos colaterais do aprendizado. Eu duvido que exista um único bonsaista no mundo que não tenha quebrado um galho ou tronco na vida e que não tenha ficado uma semana se lamentando pelo que fez, mas isso é normal. É claro que eu não estou dizendo para você quebrar o seu bonsai de propósito, mas esse risco existe e a serrisa é uma forte candidata a quebrar. Se você quiser melhorar a curvatura do seu bonsai vá devagar, curve só um pouquinho por vez. Use um arame grosso, que é mais compatível com a grossura da planta. Algumas pessoas enrolam ráfia no tronco, que é um espécie de fibra, antes de colocar o arame, e também usam borracha de câmara de pneu com o mesmo objetivo. Vá treinando com os galhos mais finos primeiro, pela foto que você postou ainda é necessário aperfeiçoar a sua aramação. Você não precisa seguir exatamente o modelo que eu postei, procure outros moyogis e outras serissas pela internet e no sistema de busca do fórum para se inspirar, escolha a que mais lhe agrada e que seja mais compatível com a sua planta, a gravura que eu postei é um modelo praticamente perfeito e para se chegar a algo parecido serão necessários muitos anos de aprendizado e trabalho. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|