Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 3:38 pm Assunto: Daqui a alguns anos. |
|
|
Pessoal estou colocando algumas espécies que darei formas junto com o apoio de vocês, se possível já me deem uns conselhos de início para que desde já ir trabalhando-as.
1 - Pé de Jambo.
2 - Ficus
3 - Ameixa amarela (tem um monte de pézinhos em meu quintal)
4 - Pé de Cajá (muitos dizem cajá manga)
5 - Pé de habil (estava até com um pé de ulmus junto, vou esperar ele pegar mais para separá-lo)
6 - Romãzeira (ela estava bem sequinha, ganhei de uma amiga que cultivava em um AP com ar, ela achava que estava morta, então peguei para cuidar e olha o estado que está)
7 - Pitanga (tem muitas em meu quintal tbm e a produtora está cheia de florzinhas, parece que está com neve)
8 - Abacateiro
9 - Goiabeira (sou doido para conseguir um pézinho de goiaba vermelha vamos ver se essa é a vermelha daqui a alguns anos)
Aguardo comentários, sugestões e críticas.
Abraço. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 4:02 pm Assunto: |
|
|
Ola João ... Veja o topico do Edson { GABIJU COMEÇANDO} e verá que no momento não a muita coisa a ser feita com suas mudas... a não ser podas drasticas para engrossamento do tronco e posterior condução... Boa sorte...  |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 4:07 pm Assunto: |
|
|
ah.. como vc consegue manter o substrato nesses escorredores com vãos tão grandes...?????  |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 5:05 pm Assunto: |
|
|
Será que posso podá-las agora nesse período ?
O substrato apenas coloco terra do meu quintal, a princípio. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 6:24 pm Assunto: |
|
|
João Paulo,
tem uma pequena diferença entre estas mudinhas que você mostrou e o meu guabiju citado pelo Sergio. No meu caso como é uma muda já com 3 ou 4 anos não há mais como imprimir movimento ao tronco a menos de uma poda drástica como foi feito.
Esta Goiabeira que você postou está com um bom movimento de tronco, o que não quer dizer que ela vai manter esta forma e criar conicidade; certamente tem muito chão pela frente.
Mas imprimir ao tronco movimentos sinuosos é o primeiro passo para formar um bom tachiagari.
Veja o que foi feito com estas 3 mudas de ingá:
O tópico completo pode ser visto aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11196
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 6:42 pm Assunto: |
|
|
Show de bola Edson,
tem uma de goiabeira que está aí na foto que já está toda sinuosa, queria aramá-la só para mantê-la, mesmo deixando o arame folgado.
As outras como habil e jambo já tem alguns anos tbm, só não sei ao certo, mas acredito que uns 2 ou 3 anos, eu ganhei de um colega.
Mas irei deixar as plantas se acomodarem no escorredor para começar a moldá-las.
Queria saber se nessa época poderia efetuar a poda delas.
Abraço e agradeço pela atenção !!! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 9:40 pm Assunto: |
|
|
João Paulo,
as tuas mudinhas estão muito novas; não há porque podar agora, tem que deixar crescer... Quanto à goiabeira não tem porque aramar. Se no futuro ela começar a perder a forma, o que eu duvido, aí sim você deverá aramar de forma adequada para manter a sinuosidade...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 9:53 pm Assunto: |
|
|
Brigadão companheiro,
iniciante é assim né, quer ver logo o resultado.
Quero realizar uns yamadoris em meu quintal, já li, re li, e uns dizem que fizeram no inverno, outros dizemq ue não é bom, e quando fazer o yamadori, tem de desfolhar ? |
|
|
 |
|