|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Domingues
|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 4:04 pm Assunto: Opinião sobre primavera |
|
|
Olá a todos. Gostaria de saber a opinião de voces sobre esta muda de primavera; quais seriam as opções para um bonsai?
Obrigado,
André |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Jul 25, 2009 6:50 pm Assunto: |
|
|
Oi André
A muda é boa e provavelmente teras muitas opções para estilizar... Porém, o que deves fazer agora é escavar um pouco desta terra para ver onde começam as raízes (nebari), o que pode mudar a aparência atual
Depois coloque novas fotos  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
André Domingues
|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 11:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Alexandre, quando fui tirar a terra para ver a base da planta, vi que estava muito compacta e era praticamente só argila; então resolvi mudar o substrato. Após a retirada da terra, apareceu uma base com um diametro um pouco maior, dando uma certa conicidade ao caule, mas não muito. Cortei boa parte da raiz pivotante e replantei a muda com uma mistura de 50% de areia + 25% de cacos de tijolo + 25% de substrato comercial para plantas.
Obrigado pela ajuda,
Seguem as fotos:
Raízes:
Após o replantio:
 |
|
|
 |
André Domingues
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 4:02 pm Assunto: |
|
|
Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre esta muda de primavera; qual seria a melhor opção em estilização para um bonsai?
Desde já agradeço a colaboração de todos,
Obrigado.
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 12:52 am Assunto: |
|
|
André
Dica: Quando cortar parte das raízes, pode também parte da copa e/ou desfolhe... Ajuda na recuperação da planta
Quanto ao estilo, ela ainda vai se desenvolver, mas você pode pensar em algo próximo deste bonsai da foto:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
André Domingues
|
Enviada: Dom Ago 02, 2009 11:50 pm Assunto: |
|
|
Valeu Alexandre, muito obrigado pelas dicas. |
|
|
 |
Gisjunior

Registrado: 11/06/09 Idade: 46 Mensagens: 44 Localização: São Gonçalo-RJ
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 12:56 am Assunto: |
|
|
André Domingues,
Quero pedir desculpas por invadir o seu espaço.
Mas estamos a compartilhar o mesmo projeto. Acabei de adquir um Bouganvilea e percebi q o seu substrato tbm está formado em sua maior parte por argila (substato está bastante compacto).
A Minha dúvida é: Que tipo de substrato deve ser utilizado para o bouganvilea ??
Agradeço se puder ajudar e peço desculpas novamente pela invasão ao tópico. _________________ "Nada é o bastante para quem considera pouco o que é suficiente"
"Eternamente em aprendizado" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 1:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
O substrato ideal para a Bougainvillea, ou primavera, como é mais conhecida, poderá ser composto de terra granulada, pedrisco, caco de telha/tijolo maciço, casca de pinheiro seca, carvão vegetal. Esse material deverá ser triturado, de forma a produzir granulos pequenos (do tamanho de uma semente de maçã, seria o ideal, mas pode ser maior um pouquinho), em partes iguais.
A terra granulada pode ser obtida de duas maneiras: cava-se um buraco de uns quarenta centimetros e retira-se a terra do fundo, peneirando até obter os granulos. Ponha no sol e deixe secar bem, antes de usar, para que a terra não esfarele facilmente. Ou, então, triture terra de cupinzeiro, escolhendo os cupinzeiros mais velhos, cuja estrutura é mais compacta e dura. Depois de triturada, esta terra de cupinzeiro deverá sofrer ação de queima/calor suficiente para eliminar sementes e impurezas. Depois de seca e esfriada, poderá ser usada. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
André Domingues
|
Enviada: Seg Ago 03, 2009 7:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Gisjunior,
Primeiro, não tem nada que se desculpar, pois o objetivo de um fórum é este mesmo, todos leem e opinam sobre o que podem, rsrs. E quanto mais o assunto é discutido, melhor.
Quanto ao substrato, ainda bem que alguém experiente já respondeu, pois na verdade tive a mesma dúvida que voce. Na minha planta usei uma mistura de 25% caco de tijolo, 50% areia, 25% de substrato comercial para plantas. Vamos ver no que vai dar.
Quando puder poste fotos da sua planta pra gente ver.
Um abraço,
André |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 2:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carvão, pedrisco, caco de telha/tijolinho maciço: esses ingredientes são complemento excelente para o cultivo da primavera, que não gosta de solos muito encharcados. Geralmente, pode-se adicionar areia grossa de rio, sem peneirar, a esse composto, o que facilita a emissão de raízes capilares por parte da planta.
O importante é que o substrato fique o mais drenante possível, retendo o minimo de umidade necessária para a manutenção das raízes. Se a planta estiver numa bacia, é de praxe que a maior quantidade de furos no fundo e na lateral facilitem a oxigenação das raízes, o que contribui em muito para o crescimento, fortalecimento da planta e de novas brotações.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gisjunior

|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 7:27 pm Assunto: |
|
|
André,
muito obrigado pela ajuda e pela compreensão.
Nickyfury,
Tenho algumas dúvidas, porém antes disso quero registrar o meu imenso OBRIGADO pelas dicas e ajudas, mas principalmente pela ATITUDE de mostrar-se disposto a ajudar.
..Então vamos as dúvidas :
1 - Utilizo partes iguais para cada composto do substrato ??
2 - No lugar de pedriscos posso utilizar Dolomita ??
3 - Não possuo Casca de Pinheiro, o que posso utilizar em seu lugar ? É de extrema importância o seu uso ?
4 - Devido ao seu substrato atual estar formado basicamente por barro, reenvazá-la neste momento seria o procedimento ideal ou estou sendo precipitado ?? Devo aguardar mais tempo para realizar a troca do substrato ?? _________________ "Nada é o bastante para quem considera pouco o que é suficiente"
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 3:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ok, vou responder de acordo com suas colocações:
1) Sim, vc utiliza partes iguais para cada composto. Desta forma, a mistura ficará bem homogenea e drenará bem.
2) Pedriscos é mais indicado que dolomita. Se não tiver, faça como eu: use brita zero, que é a mesma coisa. Ou então, peneire areia numa dessas construções pela cidade, até obter a quantidade de que precisa.
3) A casca do pinheiro seca é interessante, mas se não tiver nenhum pinheiro em sua cidade, de onde possa estar retirando um pouco da casca e deixando secar, então paciência. Não precisa substituir por nada não.
4) O melhor momento para proceder a qualquer reenvase é a partir de setembro, quando entrar a primavera. Estamos ainda no inverno, e geralmente as plantas respondem fracamente a mudanças em seu substrato nesta época. Então, é munir-se de paciência e aguardar o momento mais propício, ok?
Como as raízes estão envoltas em terra argilosa e barrenta, recomendo especial atenção quando for proceder ao reenvase, de forma a soltar as raizes com cuidado, para evitar danifica-las, pois são extremamente quebradiças. O ideal é que a terra esteja quase totalmente seca, pois com uma varetinha de bambu poderá ir soltando a terra mais facilmente. Com a terra encharcada ou molhada, os torrões não se desprendem tão bem, e fica fácil perder parte do material quando se tenta desprender as raízes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Gisjunior

|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 7:24 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury,
Como o reenvaze será somente em setembro, irei a caça dos compostos que preciso (Pedriscos e Casca de Pinheiro)
Em Breve postarei fotos !!
Valeu pela ajuda !! _________________ "Nada é o bastante para quem considera pouco o que é suficiente"
|
|
 |
Gisjunior

|
Enviada: Sex Ago 07, 2009 8:10 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury / André
Me ajudem por favor !!
A minha Primavera está apresentando em seu tronco MUITAS manchas esverdeadas (espécie de mofo) o que acaba enfraquecendo/apodrecendo os galhos que o possuem (Se partindo com facilidade). Seriam fungos, ou algum tipo de Pulgão ??
Tenho notado tbm uma forte queda da folhagem, algumas amarelas e/ou com pigmentação amareladas.Acredito que seja devido ao problema anterior.
Que tipo de combate (Natural e Químico) eu posso fazer para salvar minha Primavera ??
Estou sem máquina para colocar fotos (Droga !!)
Espero que a descrição tenha ajudado. _________________ "Nada é o bastante para quem considera pouco o que é suficiente"
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|