FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vejam o meu novo filhote
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
roney

MensagemEnviada: Sex Ago 07, 2009 6:06 pm    Assunto: Vejam o meu novo filhote Responder com citação

Boa Noite ao forum
Quero partilhar com os meus amigos esta beleza que conserteza pouco saberão que planta é esta, mas eu vou dizer.
Já há muitos anos que o meu sonho era criar um Baobá (Embondeiro), mas como ele é uma arvore de climas tropicais, não seria fácil conseguir um filhote em Portugal devido ao clima, no entanto como presistente que sou, mandei vir cementes de Angola, plantei e as primeiras vezes, nada nasceu, voltei a tentar e por fim consegui, vejam que lindo ele está, só tem 24 horas de nascido, mas eu estou feliz por ter conseguido.
Como aqui é bastante frío, então eu pensei na maneira de conseguir uma germinação, e daí gostar de compartilhar com os meus amigos, fiz o seguite:
Arranjeí uma caixa de papelão, e meti-lhe uma lampada de 40W, e uma pequena vasilha com água para manter a humidade dentro da dita caixa, controlo a temperatura com termometros, mantenho cerca de 30º á noite e como agora estamos no verão, coloco ele ao sol durante o dia, quando fora de casa está encoberto e a temperatura não passa dos 20º ou até 27º. eu mantenho-o na caixa, e durante o dia deixo que a temperatura vá até aos 35º.
Ele nasceu ao fim de 8 dias, sei que não vai ser fácil mantê-lo, porque o inverno é bastante frío e longo, mas vou mantêlo dentro de casa e quando vir que está frío vai para a casinha dele.
Vamos a ver o que vou conseguir.
A concentração do esforço e o hábito de trabalhar com um propósito, eis os dois fatores essenciais para o triunfo, estes se encontram sempre juntos. Um faz nascer o outro.
Eu uso uma frase muito conhecida que é, "crer é poder quem porfia mata caça"
Consegui, postarei fotos conforme o desenvovimento, se ele falecer, então mandarei convites a todos para o feneral.

Abraço
Roney
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 07, 2009 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Boa sorte com esta planta...
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 07, 2009 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal [=
Meu sonho é ter um Baobá
Boa sorte
um dia eu consigo o meu hehe
Bruno NF

MensagemEnviada: Sex Ago 07, 2009 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba! Ele já nasce imenso, mas só reparei quando vi a cadeira a direita.
Boa sorte com ele.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 08, 2009 4:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá Roney,
boa sorte com este teu filhote Wink
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 08, 2009 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Parabens Roney... São pessoas como vc que fazem a diferença . Poderia contar mil vantagens para nós por morar na tão sonhada e idolatrada Europa .. Poderia falar dos carrões e mansões que possui , ou sonha possuir ... Poderia falar de suas conquistas materiais . Mas vc nos fala de um sonho ... de uma semente que germinou na sua casa... Do prazer das pequenas coisas , do orgulho de conseguir fazer desabroxar a vida com seus esforços ... Parabens , boa sorte e continue fazendo do mundo um lugar melhor ... Very Happy
roney

MensagemEnviada: Sáb Ago 08, 2009 9:38 am    Assunto: Roney Responder com citação

Boa Tarde amigos
Rodrigo, Matheus, Bruno, Edson, Sergio.
Obrigado pela vossa participação, só á quarta plantação eu tive sucesso, mas isso prova que o desejo e a vontade de conseguirmos o que queremos está na nossa persistência, Sérgio tal como diz amigo, poderia falar de muitas coisas materiais, mas essas só o dinheiro compra, pelo contrário o prazer de ver desabrochar uma coisa que é quase impossivel neste clima prova a força do desejo e da presistência.
Muito obrigado a todos vós
Tenham um optimo fim de semana.
Abração
Roney
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 09, 2009 1:31 am    Assunto: Responder com citação

boa sorte . . .

dp
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 09, 2009 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

Não quero ser desanimador mas:

por 2 vezes plantei e todas sementes germinaram. Eu lixei as sementes, fiz uns machucados nela (apenas na casca) e deixei em agua morna por 30 minutos. Botei no algodao, umidecia, em poucos dias germinaram aí transferi pra areia e foram todas crescendo bem.

Quando atingem uns 10 cm a base delas apodrece. Elas odeiam agua. A quantidade tem que ser minima. Nas 2 vezes o problema foi agua, nao por erro meu mas por alguem que passa perto e joga agua.

Então...boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
roney

MensagemEnviada: Dom Ago 09, 2009 3:25 pm    Assunto: Roney Responder com citação

Boa Tarde LG
Obrigado pela informação, é bom saber isso, mas de qualquer modo eu vou tentar, tenho tido muito trabalho com ele, meter na lampada, pô-lo ao sol quando está calôr, mas vale o esfroço ele está lindo, eu vou continuar a tentar se ele se fôr, eu plantarei outros, e dessa vez irei plantá los, em copinhos separados, não custa tentar a persistência é o caminho do êxito.
Obrigado amigo.
Roney
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 10, 2009 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

roney, admiro muito a espécie, mas aki no sul do Brasil devido ao clima não tem como nem mesmo tentar, leve em consideração a moderação com a água citada no Tópico, são relatos de bonsaístas de climas quentes do Brasil.Parabens pela iniciativa e sucesso amigo!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
roney

MensagemEnviada: Seg Ago 10, 2009 3:50 pm    Assunto: Roney Responder com citação

Ivanil Obrigado pelo conselho meu amigo, é o bom destes foruns, uma ideia aqui outra acolá, vamos aprefeiçoando e passando a informação aos colegas.
Em relação á água, eu acredito, sendo esta planta de um clima tão quente que eu conheço bem, pois estive lá 14 anos, a chuva lá não são muito frequentes, se bem que em 1961, ouve uma enchorrada tão grande que no centro de Luanda, ela subiu cerca de 4 metros de altura
mas é raro chover, quando chove bem uma carga de água forte e logo a seguir está tudo seco com o calôr, logo a água não deve ser a coisa favorita destas plantas.
Um Abraço
Roney
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 10, 2009 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

No fórum matérias, tem um post do Geraldo Inocêncio dando dicas de cuidado com baobás, valhe a pena dar uma vasculhada...

boa sorte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 10, 2009 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Tem bastante coisa perdida pelo forum.. sempre é bom fazer uma pesquisa no "busca".
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 10, 2009 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

roney;

que nada amigo, não tem nada que agradecer.Quando opino em matéria que desconheço, sempre tomo o cuidado de falar o mesmo linguajar de quem já testou ou experimentou.

Concordo plenamente contigo ao falar que precisamos nos ajudar mutuamente com respeito e colaboração.

Em Matérias como falolu o amigo Ezequiel, vc encontrará vários relatos que irão te ajudar.Continue a postar os resultados.

Abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: