Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antônio Novais Filho 1.o PASSO

Registrado: 11/01/09 Idade: 34 Mensagens: 169 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 8:43 pm Assunto: Calda sulfocáustica e pasta selante caseiras - alguém vende? |
|
|
Boa noite colegas foristas!
Bem...Sou de Aracaju SE como meu perfil já diz e nem rola de encontrar esse tipo de coisa por aqui (Pasta selante e calda pra jin), daí gostaria de saber se alguém tem estes de maneira caseira que possam vender.
tem...?
Abraço!
PS: Nem sei se pode este tipo de tópico, se não puder...desculpa ai. |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 9:06 pm Assunto: Re: Calda sulfocáustica e pasta selante caseiras - alguém ve |
|
|
OLA Antônio
A CALDA VOCE MESMO PODE FAZER CARA!!!!
TA AI A RECEITA...
Calda Sulfocálcida (Lime sulfur)
A calda sulfocálcica é um excelente remédio para as áreas afetadas por cortes profundos ou troncos descascados. Ela evita a podridão e conserva a madeira dando uma tonalidade branca muito atraente. Veja como faze-la:
1. Pegue uma caçarola velha que já não está mais sendo usada na cozinha e coloque 1,5 litros de água e ferva em fogo baixo.
2. Acrescente 100 gramas de cal (de pintura ou cal virgem) e ferva por 10 minutos.
3. Após esse tempo, acrescente 80 gramas de enxofre (pó amarelo encontrado nas lojas de produtos agropecuários).
4. Ao acrescentar o enxofre, evite aspirar os vapores pois são tóxicos.
5. Deixe ferver por mais 10 minutos em fogo baixo até a mistura adquirir a consistência de um xarope de cor amarela.
6. Mexa de vez em quando para não derramar. Lembre-se de não aspirar os vapores. (de preferência use um fogão ou fogareiro fora da casa).
7. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar e decantar.
8. Retire apenas o líquido amarelo que está por cima, com cuidado para não mexer com a borra do fundo que depois deve ser jogada fora.
9. Guarde o produto em uma garrafa escura com rolha.
10. Utilize puro nos cortes passando com um pequeno pincel.
11. Para pulverizações dilua 1 cc em um litro de água. O cheiro é desagradável (por causa do enxofre) mas o remédio é excelente.
AGORA A PASTA E MELHOR UMA PROPRIA MESMO!!!
VC PODE COMPRAR EM VARIOS SITES PELA NET!!!
ABRAÇO CARA  _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 9:43 pm Assunto: |
|
|
Compra a Calda pronta em qq agropecuaria!
Calda sulfocálcica
a pasta eu Tmb não tenho..... mas tem uma receita bacana em outro forum..... Feita com cera de abelha, betume e sebo!
Procura lá nas materia q vc axa!
abs |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 10:02 pm Assunto: |
|
|
Loja de agropecuária vende calda sulfocáustica ?! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 10:41 pm Assunto: |
|
|
Isso mesmo Antônio. Loja de agropecuária vende calda sulfocálcica. E se quiser fazer uma pasta selante caseira bem fácil, misture 50% de graxa de sapato e 50% de vaselina sólida. Este ingredientes são fáceis de encontrar em qualquer loja de ferragens e por aqui tem nas mesmas casas agropecuárias. Custam muito barato. Esta receita não é o que se indica para bonsaístas de primeira linha, mas eu uso há 3 anos e os resultados em termos de isolamento e cicatrização de cortes para mim sempre foram satisfatórios e nunca tive nenhum efeito colateral. Então continuo usando direto.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 10:48 pm Assunto: |
|
|
Hum...preciosas informações, amigos!
Muito obrigado, vou dar meu "pulos" por aqui agora e agilizar tudo isso.
Forte abraço e sucesso à todos nós! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 11:19 am Assunto: |
|
|
Realmente, a calda sulfocálcica eu comprei em uma agropecuária por 9 reais uma garrafa com dois litros, não vale a pena o trabalho de fazer em casa... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 10:49 pm Assunto: |
|
|
Assim como o meu xará, uso vaselina sólida, um pouco de graxa de sapato e coloco sulfato de cobre. Uso há mais de 2 anos e acho que funciona bem. Já usei tinta a base de PVC, também é bom. Usei cola de madeira, também mas tem um problema: Como selante é boa mas inibe a cicatrização.
A calda sulfocálcica (por favor gente não é sulfocáustica..........não leva soda cáustica na composição) vende em agropecuárias como calda fertilizante foliar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 8:35 am Assunto: |
|
|
Exatamente Élio, facilmente o pessoal confunde o nome, em outro tópico fui criticado por tentar corrigir...
Sulfo (enxofre) cálcica (cálcio)... A composição é inerte, e não "cáustica", nome que pode levar a falsa impressão de ser um produto corrosivo, o que não é. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 5:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzivenko,
escreveu: | Sulfo (enxofre) cálcica (cálcio)...A composição é inerte, e não "cáustica",nome que pode levar a falsa impressão de ser um produto corrosivo, o que não é. |
E tem a certeza que não é???
Eu estou longe de ser quimico, mas em todo o lado que leio acerca da sua composição e manuseamento, referem que deve ser aplicada nos periodos mais frescos do dia (mas não frio ou chuvoso) e que é altamente alcalina e corrosiva, danificando recipientes de metal, roupas e a pele.
Recomendando-se inclusive no seu manuseio/aplicação utilizar o equipamento de proteção Individual....o que no nosso caso quer dizer luvas; mascara e sobretudo óculos, porque termos o péssimo hábito (falo por mim) de nos debruçarmos sobre o exemplar para dar retoques de pintura e pode salpicar para a vista....até com o minidrill tenho esse ( péssimo) hábito.
Algumas revistas da especialidade (bonsai) também já têm mostrado essa preocupação e por vezes lançam alguns avisos, sobretudo com um ou outro "expert´s" de óculos escuros por ter sido afectado.
Também não se recomenda a preparação caseira, principalmente por parte de pessoas inexperientes dado que existir uma grande possibilidade de inalação de vapores tóxicos...
Pessoalmente acho que não vale a pena e prefiro comprar, até porque o preço não é tão alto assim....mas se fazem mesmo caso disso, façam-no, mas façam na rua e de preferência na companhia de alguém experiente...
Boa sorte.
Cptos. _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 7:31 pm Assunto: |
|
|
perdão, não me entendam mal, não estou mandando ninguém beber ou ser descuidado com a calda! eu mesmo sempre uso óculos pra proteção, minha colocação foi puramente etimológica. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 8:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Arzivenko,
Eu é que peço desculpas se não me fiz entender...eu percebi a tentativa de nos ilucidar acerca da origem e formação da palavra "sulfocálcica", apenas fiquei na dúvida quanto á afirmação de "não corrosivo", dado que isso contradiz de alguma forma com informação exposta um pouco por todo o lado, acerca de tal produto...
Também não pretendi de modo algum dizer ou insinuar que o caro induziu alguém a fazer fosse o que fosse, gostaria que isso ficasse claro ... a minha msg foi mais no sentido de que como referiu acima (e bem, a meu ver) é daqueles produtos que não vale a pena fazer em casa, pelos mais diversos motivos, desde o mau cheiro aos riscos inerentes que dai podem advir, se efectuado por mãos inexperientes e em condições "menos boas"/inadequadas para tal prática...
Cptos.
Castro  _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 8:31 pm Assunto: |
|
|
Claro, claro, tudo esclarecido..
Quanto a composição química, Enxofre é ácido, Cálcio é básico, junto os dois temos um sal, inerte, ou estou errado?
Pra não correr o risco, vou conversar com um químico pra tirar a dúvida, por vezes me sujei com a calda, e fora o cheiro que não tem jeito de sair, nada me aconteceu.... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 4:36 pm Assunto: |
|
|
Também já tive vários contatos com a calda... estou aguardando a resposta da sua conversa. Valeu João. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|