Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Ter Ago 09, 2005 12:17 am Assunto: Casca de árvore |
|
|
Andei lendo por ai, e vi que o pessoal coloca casca de pinus na mistura do substrato. Pelo que li, é benéfico a planta, pois faz bem para as micorrizas (acho que é isso) e que elas fazem bem para as plantas. Queria saber, se dá pra colocar casca de amendoeira na mistura do substrato e/ou na mamadeira. Se sim, qual a porcentagem? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Ago 09, 2005 10:14 am Assunto: Re: Casca de árvore |
|
|
Oi Willian, tudo bem?
Colocar casca de pinus não garante a presença de micorriza. Ela é encontrada, as vezes, no solo onde há coníferas plantadas, não nas cascas.
Eu uso casca de pinus granulada nos substratos, mas pode ser usada casca de qualquer árvore, desde que bem seca e granulada.
A principal função da casca é a retenção de umidade e manutenção da estrutura ao longo do tempo.
Eu uso casca como unica matéria orgânica no substrato e os demais componentes podem ser pedriscos e argila expandida granulada.
Como ponto de partida, eu coloco 1/3 de casca, 1/3 de pedrisco e 1/3 de argila expandida.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Ago 09, 2005 11:36 am Assunto: |
|
|
Amigo Charles !!!!
Uma aprendiz querendo saber mais !
Nunca utilizei e muito menos vi casca de pinus. Por acaso a vermiculita substitui a casca ????
Desculpe minha ignorância !!!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 09, 2005 1:16 pm Assunto: |
|
|
Oi Angela....
Outro aprendiz tentando responder!
Não! A vermiculita não substitui a casca de pinus.
Pessoalmente, não quero a vermiculita nem por perto dos meus substratos!
Ela tem, na minha opinião, 2 características que acho muito prejudiciais ao substrato de bonsai:
1- enorme capacidade de retenção de água, implicando no risco de apodrecimento das raízes,
2- perde a estrutura muito rapidamente, prejudicando a oxigenação das raízes. Isto, somado à retenção de água, acaba tornando o substrato quase pastoso, com péssima drenagem.
Sei que há pessoas que usam em torno de 5% de vermiculita no substrato, em casos muito particulares, do tipo plantas que são extremamente sensíveis à falta d'água, vasos muito pequenos com rápida evaporação, etc...
Mesmo nestes casos, optei por não usar vermiculita!
Finalmente, um dos motivos pelos quais uso casca de pinus é que ela é a única matéria orgânica nos meus substratos, colaborando um pouco na formação da micro-fauna de bactérias benéficas no substrato. A vermiculita, apesar de sua aparência é um mineral.
P.S. Acho a vermiculita fantástica para se usar como "banheiro de ramster"..
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Ago 09, 2005 6:49 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Aprendiz de aprendiz
De facto os pinheiros parecem gostar de cascas ( fragmentos/vestigios) no substrato, mas parece que é pela ligeira acidez que esta proporciona.
No Juniperos li recentemente penso que no mesmo artigo onde estava "Roberto Gerpe" que é bastante importante misturar no substrato as pontas secas, tipo as que sobram das podas.
A micorriza mesmo que na altura do transplante não exista, se estiverem reunidas todas as condições propicias ao seu desenvolvimento elas aparecem, senão é porque o substrato não está no ponto e mesmo que lá estivessem o mais provavel seria não terem sobrevivido.
e por ex: a alicação de fungicidas no solo (rega) deve-lhes ser fatal.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Durval C Gasparetti
Registrado: 28/01/05 Idade: 72 Mensagens: 72 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Ago 12, 2005 12:28 pm Assunto: |
|
|
Charles
Voce "prepara" a casca de pinus ou compra pronta?
Qual é a granulometria ?
[]s
Durval |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2005 1:12 pm Assunto: |
|
|
Oi Durval, tudo bem?
Eu compro casca de pinus já granulada e peneiro para separar em 3 granulações diferentes.
As que eu prefiro, têm entre 3 e 5mm. Menores que isso uso para vasos muito pequenos para reter mais umidade e as maiores uso para plantas grandes que ainda pretendo acelerar o desenvolvimento.
Há cascas de pinus que são utilizadas no cultivo de orquídeas que têm um pouco de carvão vegetal misturado, algo perto de 5%.
Abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2005 7:23 pm Assunto: |
|
|
Amigo Charles !!!!!!!!!!
Se soubesse quando criava hamster........... teria sido bom !!!!!!!
Mas onde conseguir casca de pinus ????????
Por aqui não existe e nunca ninguém ouviu falar !!!!!!!!
Abraços
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2005 5:49 pm Assunto: |
|
|
Angela, aqui no Rio eu consigo fácil, no Wal Mart da Linha Amarela tem, se vc quiser, fala comigo.
Um beijão. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2005 7:42 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Me interessei mto pela casca de pinus granulada tambem. Tem como me dizer o preço, para ver se voce pode me envia-la e depois negociamos o reembolso??? Obrigado amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 9:38 am Assunto: |
|
|
Ilex, a casca de Pinus que vende aqui, não é granulada, é em lascas de uns 6 a 8 cm. Nessa semana eu vejo e coloco aqui o preço, mas me lembro que não é muito caro, acho que vc vai pagar mais de frete, que da casca...
Um abraço.
Illex escreveu: | Marco,
Me interessei mto pela casca de pinus granulada tambem. Tem como me dizer o preço, para ver se voce pode me envia-la e depois negociamos o reembolso??? Obrigado amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 14, 2005 10:47 am Assunto: |
|
|
Oi Marco !!!!!!!
Quanto tempo heim !!!!!
Parabéns pelo Dia dos Pais !!!!!!!!!
Veja para mim a casca de pinus e se possível, quando vier até Niterói, traga, por favor.
Beijocas
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 8:45 am Assunto: |
|
|
Oi Angela.... Marco... tudo bem?
Aqui encontro casca de pinus em casas especializadas em orquídeas. O problema é que a granulação que nos interessa (3 a 5mm) é a menos utilizada por eles, portanto, com frequência está em falta. Estou tentando buscar um fornecedor mais seguro.
Para quem tem uma máquina agrícola chamada "picadeira", as cascas do tamanho que o Marco falou podem ser picadas e depois peneiradas. Picar "na mão" nunca tentei e acho que seria impraticável.
Não fui ainda ao CEAGESP e acho que há uma boa probabilidade de se encontrar por lá.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 9:13 am Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Tudo bem esperarei sua resposta.
Charles,
Se arrumar o numero do tal fornecedor, pode me passar seu numero para que eu possa ver se ele envia as cascas ate aqui? Obrigado amigos. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 19, 2005 9:14 pm Assunto: |
|
|
Ilex, hoje eu fui na Cadeg e encontrei a casca de Pínus em um tamanho menor, os pedaços são de aproximadamente 3cm, o saco de 7 litros custa 8 reais, ok?
Um abração. |
|
|
 |
|