Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Ago 09, 2009 5:41 pm Assunto: Evoluçao de Ficus |
|
|
Este ficus eu tenho a 18 meses , quando eu coletei ele tinha uns 2 metros de altura , entao eu deixei ele com o tronco de uns 30cm de altura e inclinei ele
Logo apos a coleta
15 dias depois
1 mes depois da coleta
Mais 1 mes
Ela com 4 meses de trabalho
Primeira desfolha em julho de 2008
Foto tirada hoje 10 de agosto 2009
Passeando pela net encontrei esta bem parecida com o meu ficus so pretendo que fique um pouco melhor que este.
Criticas e sugestoes sao bem vindas
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Ago 09, 2009 6:48 pm Assunto: |
|
|
Joel, muito bom trabalho de formatação.
Acredito que o galho de sacrifício deve ser cortado para redistribuir a energia de crescimento para outras partes da planta como o 1º galho.
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Ago 09, 2009 6:50 pm Assunto: |
|
|
`Ricardo eu to deizando para engrossar um pouco mais , pois ele ainda esta bem fino , é que nao da para ve-lo pro causa da folhagem.
Joe _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Ago 09, 2009 6:53 pm Assunto: |
|
|
Realmente nõa dá pra perceber direito. Só chamei a atenção para depois os calibres dos galhos não ficarem invertidos: mais grossos em cma. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 09, 2009 6:56 pm Assunto: |
|
|
No final do inverno pretendo desfolha-lo para faze e fazer nova aramaçao e modelaçao
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Ago 09, 2009 10:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, ao invés de desfolhar e trabalhar na parte aerea, eu sugiro que voce mantenha a planta como está, e cuide do nebari. Sua planta está saudável e com crescimento vigoroso. Isso posto, voce pode então retirar ela do vaso em que está, replantando em uma bacia maior e bem furada no fundo e na lateral, distribuindo então as raízes o mais radialmente possível, agregando uma beleza maior ao seu futuro bonsai.
Após cuidar dessa parte, melhorando o nebari, vc terá tempo de sobra para complementar a parte aerea como pretende.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 10, 2009 10:16 pm Assunto: |
|
|
Bem pensado Nick , a minha ideia é fazer semelhante a uma alporquia bem na base , explicando: Removo o anel da casca bem embaixo e cubro tudo com substrato para que as raizes comecem a se formar.
Que tu achas?Ou existe alguma tecnica mais eficas?
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 9:58 am Assunto: |
|
|
Oi Joel
Tens aí um belo material!!!
Em ficus, certamente irá dar resultado esta técnica mencionada... Utilize também um hormônio enraizante e condições de estufa (quente e úmido) para favorecer  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 12:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
A opção descrita pelo Alexandre bem como a sua são excelentes para a finalidade que eu sugeri. É seguir em frente, que o resultado certamente será promissor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 1:21 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito da sequencia de fotos ... me ajudaram a tirar uma duvida num ficus que tenho aqui ... obrigado, parabens e boa sorte...  |
|
|
 |
|