|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Windelevel
Registrado: 26/07/09 Idade: 41 Mensagens: 9 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 4:53 pm Assunto: Pitangueira de uns 4 anos no Vaso pequeno |
|
|
Ola pessoal.
Meu cunhado tem uma pitangueira de uns 4 anos, plantada em um vaso pequeno.
Ele pediu pra eu postar aqui algumas fotos da pitangueira, pra ver a opinião de vocês, o que vocês acham que poderia fazer com essa pitangueira para no futuro se tornar um bonsai ??
Devo podar ela e plantar em algum outro lugar ??? Plantar em um escorredor de arroz / mamadeira ??? e ai ?? o que vocês acham ???
Obrigado
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 7:16 pm Assunto: |
|
|
Bota num escorredor com substrato bem drenante, pode ser areia pura, deixa descansar por uns 3 meses, fotografa e coloca aqui denovo. |
|
|
 |
Windelevel
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 9:33 am Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Bota num escorredor com substrato bem drenante, pode ser areia pura, deixa descansar por uns 3 meses, fotografa e coloca aqui denovo. |
Ola... Obrigado por responder, mas estou com 2 duvidas:
1 - Posso fazer essa transferencia para o Escorredor agora mesmo ou tenho que esperar Primavera ???
2 - Apenas mudo para o Escorredor ou alem disso, seria bom dar uma podada em alguns galhos da pitangueira ??
Obrigado |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 9:44 am Assunto: |
|
|
Pode reenvasar agora mesmo, a maioria prefere podar um pouco os galhos pra planta não sofrer stress hídrico, mas não haveria necessidade, pode fazer como quiser para experimentar e tirar tuas próprias conclusões.. pode botar a mão na massa! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 10:54 am Assunto: bonsai |
|
|
Antes de replantar em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, corte o galho que aparece ao lado da caixa de fosforos na terceira foto. Corte rente ao tronco, aplicando um selante (pode usar cola de madeira, tipo Tenaz) para vedar e acelerar o processo de recuperação da planta.
Ao cortar esse galho, a planta ficará com o crescimento favorecido em relação ao galho principal, vez que este tem um movimento levemente sinuoso mais interessante, além de ter maior conicidade (a base é mais larga e vai afinando aos poucos). Esses elementos dão singularidade para a planta, transmitindo, no futuro, uma aparencia mais aproximada de árvore.
Ao replantar em uma bacia, e não num escorredor, a planta poderá emitir maior numero de raizes, o que irá proporcionar maior e melhor brotação de novos galhos, permitindo a escolha dos mais bem posicionados na futura condução do estilo a seguir para desenvolver um bonsai com ela.
Ao replantar, não retire a terra nem desfaça o torrão. Basta retirar do vaso plastico em que se encontra e, após preparar um substrato bem drenante, colocar a planta no novo recipiente e cobrir o torrão com o substrato. (substrato drenante: terra granulada, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal, casca de pinheiro, tudo do mesmo tamanho e em porções iguais, para facilitar).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antônio Novais Filho 1.o PASSO

Registrado: 11/01/09 Idade: 34 Mensagens: 169 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 11:06 am Assunto: |
|
|
Posso fazer uma pergunta BEMMMM primária ?
Sempre falam:
terra granulada, areia grossa, etc...
Mas...Areia granulada ?! Areia grossa? Onde conseguir e ou, como "fabricar" ?
Abraço |
|
|
 |
Windelevel
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 11:54 am Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Pode reenvasar agora mesmo, a maioria prefere podar um pouco os galhos pra planta não sofrer stress hídrico, mas não haveria necessidade, pode fazer como quiser para experimentar e tirar tuas próprias conclusões.. pode botar a mão na massa! |
Ola... Obrigado pela resposta.
Acho que entao eu faria uma poda de leve, mais pra tirar um pouco de folhas e galhos pequenos do topo da planta..... vou ver certinho o que fazer....
Obrigado
Abraco |
|
|
 |
Windelevel
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 11:57 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Antes de replantar em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, corte o galho que aparece ao lado da caixa de fosforos na terceira foto. Corte rente ao tronco, aplicando um selante (pode usar cola de madeira, tipo Tenaz) para vedar e acelerar o processo de recuperação da planta. |
Ola.... Na sua sugestao, o corte seria pra tirar o galho da direita e deixar o galho da esquerda ??
O Corte seria no risco vermelho da foto abaixo ??
Seria pra ficar assim ???
Obrigado |
|
|
 |
Windelevel
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 12:01 pm Assunto: |
|
|
Antônio Novais escreveu: | Posso fazer uma pergunta BEMMMM primária ?
Sempre falam:
terra granulada, areia grossa, etc...
Mas...Areia granulada ?! Areia grossa? Onde conseguir e ou, como "fabricar" ?
Abraço |
Ola,
Areia Grossa é a mesma usada em construção civil, geralmente usada para o preparo de Cimento ou Concreto... Você encontra facil em qualquer Loja de Materiais de Construção ou no chão de qualquer construção... ehhehe
Já a Terra Granulada eu tbm nunca encontrei aqui na minha cidade pra comprar... Quando pergunto em alguma loja, a pessoa diz q não faz nem idéia do que seja Terra Granulada... ehhehe
abracos |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 1:15 pm Assunto: |
|
|
Ola Windel.. Fazendo o corte onde vc marcou resultaria em um unico tronco , o que ajudaria na "alimentação" da copa que fica, e com menos galhos o tronco tb irá engrossar mais rapido . Junto a poda deste galho sugerido pelo Nick eu tb encurtaria todos os outros, deixando apenas um par de folhas em cada galho , forçando o surgimento de novos galhos . É preciso com o tempo encurtar os entre-nós , distancia entre um galho e outro , para que a futura copa fique compacta. Quando trocar o vaso pela bacia ou escorredor , mexa o minimo possivel nas raizes, eliminando apenas as raizes grossas{sustentação} sem mexer nas fininhas {alimentação} . Coloque a meia sombra , sem adubar e com muita agua .. Se fosse minha eu faria exatamente assim
Quanto a terra granulada , vc pode cavar uns 40 cm nos fundos do quintal e retirar a terra limpa do fundo , depois peneirar e colocar o resultado numa vasilha rasa para secar ao sol ... O resultado será terra em grãos ou granulada { como terra de formigueiro } que ajuda a formar o substrato drenante...
Eu , nos meus experimentos uso muito areia lavada de rio { areia lavada de construção } tem ph neutro , otima drenagem e boa areação ...
Tudo o que escrevi foi lido nos topicos dos amigos foristas... espero ter ajudado e lembre-se que aprendemos com os erros e acertos .
Vc só saberá quando experimentar .Boa sorte e sucesso ....  |
|
|
 |
Windelevel
|
Enviada: Qui Ago 13, 2009 3:38 pm Assunto: |
|
|
SERGIO BONSAI escreveu: | Ola Windel.. Fazendo o corte onde vc marcou resultaria em um unico tronco ,.... .... .... |
Ola Sergio,
Muito obrigado pela sua ajuda...
O pessoal aqui do forum ajuda mesmo.. heheh... obrigado a todos que aqui me ajudou de alguma forma.... Bom, agora que voces me passaram varias dicas, vou falar com o meu cunhado pra ver o que ele decide, ja que essa pitangueira é dele, entao ele que deve tomar as decisoes finais... vou passar todas as dicas do pessoal pra ele, e deixar ele escolher...
assis que fizermos o que ele decidiu, eu volto a postar fotos do resultado.
Obrigado a todos
abracos |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 11:12 am Assunto: bonsai |
|
|
A grandiosidade e diversidade do nosso imenso território é tamanha que, por vezes, a gente repassa informações sobre a maneira como procedemos determinado cultivo, ou sobre o tipo de substrato que usamos, e esquecemo-nos disso: há diferenças gritantes entre os estados da federação e mesmo entre cidades dentro do mesmo estado.
Aqui no DF, em GO, MG, SP há cupinzeiros. Ao quebrá-los, obtemos uma terra estéril e dura, que após certo tratamento (fragmentação, queima por 20 minutos em temperatura alta, resfriamento a sol pleno), permite obtermos, via peneiração, diversas granulometrias de terra.
Entretanto, sei que é dificil, hoje em dia, encontrar cupinzeiros em diversos outros estados brasileiros. Infelizmente, nesses casos, a unica outra opção para se obter terra granulada é usando o recurso descrito pelo Sergio: cavar um buraco, digamos de uns 1,50x1,50x40cm, e retirar a terra do fundo, peneirando-a e obtendo assim granulos, que serão postos ao sol para secar e enrijecer melhor.
A outra opção é usar granulos a partir de material argiloso, encontrável em estabelecimentos que vendam argila preparada para ceramistas, ou em locais em que existam mananciais de agua (minas e olhos d'agua). A argila crua pode ser rolada até formar granulos de diversos tamanhos a que se destina. Depois, coloca-se ao sol e deixa-se secar bem. Após estar bem seca e rija, fragmenta-se esses granulos, visando usar essa parte fragmentada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|